bloquear vendas para clientes com debito

Delphi

04/04/2013

ola pessoal...gente preciso fazer um bloqueio de devedores...ou seja, todos os clientes que estajam devendo a loja, nao poderao mas comprar, assim que o vendedor buscar o nome do cliente(dbcombobox) e ele estiver bloqueado.. o sistema ira emitir uma mensagem dizendo q o cliente esta bloqueado e pedira uma senha(do gerente), assim so o gerente que ira autorizar a venda...ok...ou seja este bloqueio de clientes que estao em debito devera ocorrer automaticamente a partir do momento que alguma conta dele vencer..(tipo contasreceber ou cheque devolvido)..se alguem poder me ajudar...uso delphi 7 com mysql/zeos..
desde ja agradeço...
Jose Maria

Jose Maria

Curtidas 0

Respostas

Flávio Barbosa

Flávio Barbosa

04/04/2013

Não entendi sua duvida. Poderia ser muito mais claro?
Vc não sabe como fazer ou o q?
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

04/04/2013

deixa eu explicar....tenho a tela de venda, o vendedor vai selecionar o cliente no dblookcombobox(onde escolhe o cliente)para fazer a venda.....ai se o cliente estiver bloqueado, vai aparecer a mensagem cliente bloqueado e pedira senha do gerente(so podera vender com autorizaçao do gerente)..certo.....este bloqueio tem que ser automatico...pois se as contas a receber do cliente estiver vencida, o cliente ficara bloqueado para vendas..
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

04/04/2013

Qual é exatamente a dificuldade?
Você pode fazer o seguinte: quando selecionar o cliente, fazer uma consulta para verificar se ele está em débito. Se estiver, mostra a mensagem e pergunta se ele quer liberar com senha. Em caso positivo, abre um campo pro gerente digitar a senha, você verifica e pronto.
Seria algo nesse sentido?
GOSTEI 0
William

William

04/04/2013

O colega Joel explicou muito bem o funcionamento, basicamente é tudo lógica de programação não existe mágica !!

Ao finalizar a venda vc verifica se as contas daquele cliente estão com status (PAGO OU ABERTO) e a data de vencimento, pode usar uma instrução SQL também.

Abaixo uma ideia básica da lógica:
SE (STATUS = 'ABERTO') E (DATA_VENCIMENTO < DATA_ATUAL) ENTAO
INICIO
    // MENSAGEM('CLIENTE BLOQUEADO')  
    // CHAMA FORMULÁRIO PARA LIBERAÇÃO DO GERENTE COM A SENHA
FIM
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

04/04/2013

joel e wllfl....é isto mesmo que estou precisando fazer...porem eu nao sei como fazer....sou iniciante..se vc poderem me ajudar..ficarei grato....
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

04/04/2013

Rapaz...
Como você verifica se o cliente tem debito (a consulta no bd)?
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

04/04/2013

joel... eu busco os devedores por form de consulta, por relatorios(contas receber por cliente/por periodo)..

na minha tabela contasreceber tem o campos situacao(aberto e quitado) e campo dataquitacao...faço consultas buscando este campos...(o campos status da tabela cliente tem q receber bloqueado automaticamente qdo datavencto(tabela contasreceber)for menor que data atual....

na minha tabela cliente tenho o campo status(ativo,inativo e bloqueado)...
na tabela vendas coloquei o campo status, pois assim que o usuario escolhe o cliente no dblookclientes, o campo status(vendas) recebe o status do cliente...se estiver bloqueado ai tera que pedir senha do gerente..ok...

aguardo retorno....
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

04/04/2013

Rapaz, vai ser mais ou menos assim:
1) faz a consulta no banco verificando o cliente selecionado

2) se estiver em débito:

...2.1) exibe alerta de cliente com débito

...2.2) pergunta se quer usar senha para liberar

...2.3) se quiser usar a senha:

......2.3.1) abre um campo (inputquery, por exemplo) para receber a senha
......2.3.2) se a senha estiver correta, continua a venda, senão, não permite prosseguir

Aí é basicamente usar uma query para fazer a consulta no banco, verificando a situação do cliente e exibir mensagens, nada demais.
GOSTEI 0
Jose Maria

Jose Maria

04/04/2013

o joel...eu sei que é assim que tenho q fazer, a logica é esta mesmo...eu coloquei no post....preciso é de ajuda como vou fazer o bloqueio automatico, como montar esta tela para pedir a senha etc...aguardo ajuda...
GOSTEI 0
POSTAR