bloquear vendas para clientes com debito

04/04/2013

0

ola pessoal...gente preciso fazer um bloqueio de devedores...ou seja, todos os clientes que estajam devendo a loja, nao poderao mas comprar, assim que o vendedor buscar o nome do cliente(dbcombobox) e ele estiver bloqueado.. o sistema ira emitir uma mensagem dizendo q o cliente esta bloqueado e pedira uma senha(do gerente), assim so o gerente que ira autorizar a venda...ok...ou seja este bloqueio de clientes que estao em debito devera ocorrer automaticamente a partir do momento que alguma conta dele vencer..(tipo contasreceber ou cheque devolvido)..se alguem poder me ajudar...uso delphi 7 com mysql/zeos..
desde ja agradeço...
Jose Maria

Jose Maria

Responder

Posts

05/04/2013

Flávio Barbosa

Não entendi sua duvida. Poderia ser muito mais claro?
Vc não sabe como fazer ou o q?
Responder

05/04/2013

Jose Maria

deixa eu explicar....tenho a tela de venda, o vendedor vai selecionar o cliente no dblookcombobox(onde escolhe o cliente)para fazer a venda.....ai se o cliente estiver bloqueado, vai aparecer a mensagem cliente bloqueado e pedira senha do gerente(so podera vender com autorizaçao do gerente)..certo.....este bloqueio tem que ser automatico...pois se as contas a receber do cliente estiver vencida, o cliente ficara bloqueado para vendas..
Responder

05/04/2013

Joel Rodrigues

Qual é exatamente a dificuldade?
Você pode fazer o seguinte: quando selecionar o cliente, fazer uma consulta para verificar se ele está em débito. Se estiver, mostra a mensagem e pergunta se ele quer liberar com senha. Em caso positivo, abre um campo pro gerente digitar a senha, você verifica e pronto.
Seria algo nesse sentido?
Responder

05/04/2013

William

O colega Joel explicou muito bem o funcionamento, basicamente é tudo lógica de programação não existe mágica !!

Ao finalizar a venda vc verifica se as contas daquele cliente estão com status (PAGO OU ABERTO) e a data de vencimento, pode usar uma instrução SQL também.

Abaixo uma ideia básica da lógica:
SE (STATUS = 'ABERTO') E (DATA_VENCIMENTO < DATA_ATUAL) ENTAO
INICIO
    // MENSAGEM('CLIENTE BLOQUEADO')  
    // CHAMA FORMULÁRIO PARA LIBERAÇÃO DO GERENTE COM A SENHA
FIM
Responder

05/04/2013

Jose Maria

joel e wllfl....é isto mesmo que estou precisando fazer...porem eu nao sei como fazer....sou iniciante..se vc poderem me ajudar..ficarei grato....
Responder

05/04/2013

Joel Rodrigues

Rapaz...
Como você verifica se o cliente tem debito (a consulta no bd)?
Responder

07/04/2013

Jose Maria

joel... eu busco os devedores por form de consulta, por relatorios(contas receber por cliente/por periodo)..

na minha tabela contasreceber tem o campos situacao(aberto e quitado) e campo dataquitacao...faço consultas buscando este campos...(o campos status da tabela cliente tem q receber bloqueado automaticamente qdo datavencto(tabela contasreceber)for menor que data atual....

na minha tabela cliente tenho o campo status(ativo,inativo e bloqueado)...
na tabela vendas coloquei o campo status, pois assim que o usuario escolhe o cliente no dblookclientes, o campo status(vendas) recebe o status do cliente...se estiver bloqueado ai tera que pedir senha do gerente..ok...

aguardo retorno....
Responder

07/04/2013

Joel Rodrigues

Rapaz, vai ser mais ou menos assim:
1) faz a consulta no banco verificando o cliente selecionado

2) se estiver em débito:

...2.1) exibe alerta de cliente com débito

...2.2) pergunta se quer usar senha para liberar

...2.3) se quiser usar a senha:

......2.3.1) abre um campo (inputquery, por exemplo) para receber a senha
......2.3.2) se a senha estiver correta, continua a venda, senão, não permite prosseguir

Aí é basicamente usar uma query para fazer a consulta no banco, verificando a situação do cliente e exibir mensagens, nada demais.
Responder

07/04/2013

Jose Maria

o joel...eu sei que é assim que tenho q fazer, a logica é esta mesmo...eu coloquei no post....preciso é de ajuda como vou fazer o bloqueio automatico, como montar esta tela para pedir a senha etc...aguardo ajuda...
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar