Campo requerido
Bom dia a todos.
Aguém saberia se tem como eu colocar uma mensagem para o usuario em um campo requerido.
Ex.
Tenho um programa de cadastro onde o campo datadeaniversario e requerido e eu queria que o usuario que o deixasse sem preencher na hara de salvar o sistema retornasse uma mensagem de erro ao usuario.
Tem Como???
Agradeço a todos.
Aguém saberia se tem como eu colocar uma mensagem para o usuario em um campo requerido.
Ex.
Tenho um programa de cadastro onde o campo datadeaniversario e requerido e eu queria que o usuario que o deixasse sem preencher na hara de salvar o sistema retornasse uma mensagem de erro ao usuario.
Tem Como???
Agradeço a todos.
Anonymous
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
24/02/2003
Bom dia a todos.
Ex.
Tem Como???
Agradeço a todos.
Cara Iniciante,
Existem inúmeras maneiras de se implementar essa rotina. A mais simples (em banco de dados desktop - dBase ou Paradox) na minha opnião e a seguinte:
- Clique duas vezes sobre o objeto [b:83ae695fee]table ou query[/b:83ae695fee] e com o botão direito do mouse, utilize [b:83ae695fee]Add All Fields[/b:83ae695fee];
- Sobre o objeto TableXdatadeaniversario vá para o Object Inspector (F11) e mude as seguintes propriedades:
[b:83ae695fee]ConstraintErrorMessage[/b:83ae695fee] para : DATA DE ANIVERSÁRIO: Preenchimento obrigatório.
[b:83ae695fee]CustomConstraint[/b:83ae695fee]: datadeaniversario<>nil
Isto é válido para qualquer tipo de dados de sua tabela.
GOSTEI 0