Checando Valores em Células do DBGrid

Delphi

26/11/2005

Olá a todos!

Gero as chaves primárias através de função que é chamada no momento do Post e antes do ApplyUpdates(0), mas estou sem saber como gerar estas chave para os registro que são editados através de um dbgrid.

Ex:
Tenho os campo -> codigo, nome, endereço
O campo código não fica visível no DBGrid.
O usuário digitou 3 registros (3 linhas contem os dados)

Tenho as seguinte dúvidas:

- Como varrer o DBGrid gerando os códigos para as primeiras celulas (aproveitando: A primeira célula é a célula 0 ou 1?) que está invisível e contém o (campo código (chave primária)) para todas as linhas que estão com todos os campos corretamente preenchidos?

- Em qual evento eu devo validar a entrada dos valores nas células do DBGrid?

- Quando o usuário dá um (Tab) na última célula da última linha de um DBGrind, a próxima célula (0/1) onde fica o cursor, já entra automaticamente em edição ou só se ele digitar valores?

- Tem como varrer todas as células de uma linha para saber se algum valor não está preenchido ou está preenchido corretamente?

- Será que seria melhor/mais fácil, colocar componentes (edits) não DBWares abaixo do DBGrid para que o usuário fosse entrando os dados e validando no momento do POST e transferindo para o DBGrid, que seria utilizando apenas para visualização e seleção, somente como leitura?


Userba

Userba

Curtidas 0
POSTAR