Checando Valores em Células do DBGrid

26/11/2005

0

Olá a todos!

Gero as chaves primárias através de função que é chamada no momento do Post e antes do ApplyUpdates(0), mas estou sem saber como gerar estas chave para os registro que são editados através de um dbgrid.

Ex:
Tenho os campo -> codigo, nome, endereço
O campo código não fica visível no DBGrid.
O usuário digitou 3 registros (3 linhas contem os dados)

Tenho as seguinte dúvidas:

- Como varrer o DBGrid gerando os códigos para as primeiras celulas (aproveitando: A primeira célula é a célula 0 ou 1?) que está invisível e contém o (campo código (chave primária)) para todas as linhas que estão com todos os campos corretamente preenchidos?

- Em qual evento eu devo validar a entrada dos valores nas células do DBGrid?

- Quando o usuário dá um (Tab) na última célula da última linha de um DBGrind, a próxima célula (0/1) onde fica o cursor, já entra automaticamente em edição ou só se ele digitar valores?

- Tem como varrer todas as células de uma linha para saber se algum valor não está preenchido ou está preenchido corretamente?

- Será que seria melhor/mais fácil, colocar componentes (edits) não DBWares abaixo do DBGrid para que o usuário fosse entrando os dados e validando no momento do POST e transferindo para o DBGrid, que seria utilizando apenas para visualização e seleção, somente como leitura?


Userba

Userba

Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar