Classes candidatas
Mandei um post anterior sobre classes candidatas que já foi fechado, mas eu ainda tenho dúvidas.
Eu fiz a seguinte pergunda:
Na modelagem de dados exitem duas perguntas para identificar entidades candidatas.
Existe uma coletânea deste elemento?
Estes elementos possuem mais de um atributo?
Se não possuir mais de um atributo é um indicio que eu estou abristraindo uma relacionamento.
Alguem poderia me responder se na OO existe algo do tipo:
1. Este elemento realmente possui responsabilidades?
2. XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXx ?
3. YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYy ?
4. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ?
5. WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW ?
Gostaria de saber se estou partindo pelo raciocinio certo e se estiver se esta lista de perguntas pode
ser completada de alguma forma por alguem desta sala.
Ou seja quais seriam as perguntas de verificação para poder definir se um elemento que estou percebendo
é um objeto, ou definir qual tipo de objeto ele seria.
Ademilso Peres
Curtidas 0
Respostas
Luiz Maia
13/12/2008
Olá Ademilso,
Preciso de mais detalhes do que você realmente precisa, como seu chamado anterior foi fechado e agora é um novo consultor, precisamos começar novamente para que eu possa entender sua dúvida.
Estou aguardando mais detalhes.
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Ademilso Peres
13/12/2008
Eu vejo uma realidade, por exemplo o funcionamento de um escritório de vendas, nesta realidade existem o cliente,vendedor,pedido,itens de pedido, o atendimento que o vendedor faz ao cliente etc. Pelas verificações
descritas na mensagem anterior eu consigo dizer que o atendimento não é uma entidade é um relacionamento por que possui apenas um atributo: a data do mesmo.
Ou sejá isto é analise orientada a dados, existe algo equivalente na OO?
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Olá Ademilso,
Classes normalmente são substantivos, desta forma devemos identificar nos documentos que temos em mãos todos os substantivos e eles irão se tornar classes candidatas, já os verbos serão operações candidatas.
Dizemos que são candidatos, pois depois teremos que analisar os mesmos e estudar para ver se todos realmente irão se tornar classes.
Uma classe ideal deve esta claramente associada a uma abstração relevante para o sistema;
Ter o nome da classe como um substantivo, que caracteriza adequadamente a abstração;
representar um conjunto possível de objetos de tempo de execução;
Possuir diversas operações disponíveis para ler as propriedades de uma instância;
Possuir diversas operações disponíveis para mudar o estado de uma instância;
Atributos descrevem as propriedades de uma classe, o que a classe em questão possui. Imaginamos uma classe pessoa onde podemos levantar os seguintes atributos:
-nome, apelido, idade, peso, altura;
Os métodos (operações) definem as funcionalidades da classe, ou seja, o que será possível fazer com objetos dessa classe. cada método é especificado por uma assinatura, composta por um identificador para o método (o nome do método), o tipo para o valor de retorno e sua lista de argumentos, sendo cada argumento identificado por seu tipo e nome.
exemplo:
public class pessoa {
public string nome, apelido;
public float idade, peso, altura;
}
Espero ter ajudado.
Aguardo seu retorno.
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Ademilso Peres
13/12/2008
Eu tenho um objeto pedido eu posso ter uma propriedade contendo o código do vendedor ou devo ter uma propriedade do datatype vendedor, o que é mais correto? Ou depende de cada caso?
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Ademilso,
Para que você crie um relacionamento de duas entidades N para N, a sua terceira entidade criada deverá ser uma classe nova, isto é OO, mesmo contendo um so atributo.
ps: Dê uma olhada nos videos abaixo sobre UML, caso não tenha permissão me avise que providencio para você.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=9609
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=10949 Me retorne um feedback por favor. Abraços. Att, Luiz Maia
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=10949 Me retorne um feedback por favor. Abraços. Att, Luiz Maia
GOSTEI 0
Ademilso Peres
13/12/2008
Por coincidencia quando voce postou eu tambem postei uma pergunta. Por favor leia o Id 1401.
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Ademilso,
Não tenho acesso ao chamado 1401, esta sob gerenciamento de outro consultor.
Caso sua dúvida persista quanto a este chamado, por favor continue postando aqui, assim tenho como acompanhar e solucionar. De qualquer forma, continuo a sua disposição.
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Devmedia
13/12/2008
ola Luiz
O post 1401 faz parte deste chamado; Veja abaixo:
Eu tenho um objeto pedido eu posso ter uma propriedade contendo o código do vendedor ou devo ter uma propriedade do datatype vendedor, o que é mais correto? Ou depende de cada caso?
abracos
Equipe de moderação
O post 1401 faz parte deste chamado; Veja abaixo:
abracos
Equipe de moderação
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Ademilson,
Você tem duas opções para esta implementação, ambas dentro do escopo de orientação a objetos.
A mais fácil de manipular é você criar o atributo cod_vendedor dentro do seu objeto/classe pedido, outra forma é criar a instancia da Classe vendedor dentro do seu objeto pedido.
Seguem exemplos abaixo:
1 - Primeiro caso:
2 - Segundo caso:
Neste
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Ademilson, desconsidere o post anterior, segue post completo:
Você tem duas opções para esta implementação, ambas dentro do escopo de orientação a objetos.
A mais fácil de manipular é você criar o atributo cod_vendedor dentro do seu objeto/classe pedido, outra forma é criar a instancia da Classe vendedor dentro do seu objeto pedido.
Seguem exemplos abaixo:
1 - Primeiro caso:
2 - Segundo caso:
Neste caso você acessa as propriedade da classe vendedor tipo:
Ex: vendedor.nome, vendedor.cod_vendedor;
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Bom dia Ademilso,
Estou aguardado seu retorno ok?
Abraços
Att
Luiz Maia
GOSTEI 0
Luiz Maia
13/12/2008
Ademilso,
Estou fechando seu chamado por que não obtivemos resposta.
Continuamos a sua disposição para qualquer eventual dúvida.
Abraços
Att,
Luiz Maia
GOSTEI 0