Preciso de mais detalhes do que você realmente precisa, como seu chamado anterior foi fechado e agora é um novo consultor, precisamos começar novamente para que eu possa entender sua dúvida.
Estou aguardando mais detalhes.
Abraços
Att,
Luiz Maia
14/12/2008
Ademilso Peres
Eu vejo uma realidade, por exemplo o funcionamento de um escritório de vendas, nesta realidade existem o cliente,vendedor,pedido,itens de pedido, o atendimento que o vendedor faz ao cliente etc. Pelas verificações
descritas na mensagem anterior eu consigo dizer que o atendimento não é uma entidade é um relacionamento por que possui apenas um atributo: a data do mesmo.
Ou sejá isto é analise orientada a dados, existe algo equivalente na OO?
Olá Ademilso,
Classes normalmente são substantivos, desta forma devemos identificar nos documentos que temos em mãos todos os substantivos e eles irão se tornar classes candidatas, já os verbos serão operações candidatas.
Dizemos que são candidatos, pois depois teremos que analisar os mesmos e estudar para ver se todos realmente irão se tornar classes.
Uma classe ideal deve esta claramente associada a uma abstração relevante para o sistema;
Ter o nome da classe como um substantivo, que caracteriza adequadamente a abstração;
representar um conjunto possível de objetos de tempo de execução;
Possuir diversas operações disponíveis para ler as propriedades de uma instância;
Possuir diversas operações disponíveis para mudar o estado de uma instância;
Atributos descrevem as propriedades de uma classe, o que a classe em questão possui. Imaginamos uma classe pessoa onde podemos levantar os seguintes atributos:
-nome, apelido, idade, peso, altura;
Os métodos (operações) definem as funcionalidades da classe, ou seja, o que será possível fazer com objetos dessa classe. cada método é especificado por uma assinatura, composta por um identificador para o método (o nome do método), o tipo para o valor de retorno e sua lista de argumentos, sendo cada argumento identificado por seu tipo e nome.
exemplo:
public class pessoa {
public string nome, apelido;
public float idade, peso, altura;
}
Espero ter ajudado.
Aguardo seu retorno.
Abraços
Att,
Luiz Maia
15/12/2008
Ademilso Peres
Eu tenho um objeto pedido eu posso ter uma propriedade contendo o código do vendedor ou devo ter uma propriedade do datatype vendedor, o que é mais correto? Ou depende de cada caso?
Ademilso,
Para que você crie um relacionamento de duas entidades N para N, a sua terceira entidade criada deverá ser uma classe nova, isto é OO, mesmo contendo um so atributo.
ps: Dê uma olhada nos videos abaixo sobre UML, caso não tenha permissão me avise que providencio para você.
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=9609 https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=10949
Me retorne um feedback por favor.
Abraços.
Att,
Luiz Maia
15/12/2008
Ademilso Peres
Por coincidencia quando voce postou eu tambem postei uma pergunta. Por favor leia o Id 1401.
Ademilso,
Não tenho acesso ao chamado 1401, esta sob gerenciamento de outro consultor.
Caso sua dúvida persista quanto a este chamado, por favor continue postando aqui, assim tenho como acompanhar e solucionar. De qualquer forma, continuo a sua disposição.
Att,
Luiz Maia
ola Luiz
O post 1401 faz parte deste chamado; Veja abaixo:
Eu
tenho um objeto pedido eu posso ter uma propriedade contendo o código
do vendedor ou devo ter uma propriedade do datatype vendedor, o que é
mais correto? Ou depende de cada caso?
abracos
Equipe de moderação
Ademilson,
Você tem duas opções para esta implementação, ambas dentro do escopo de orientação a objetos.
A mais fácil de manipular é você criar o atributo cod_vendedor dentro do seu objeto/classe pedido, outra forma é criar a instancia da Classe vendedor dentro do seu objeto pedido.
Seguem exemplos abaixo:
1 - Primeiro caso:
2 - Segundo caso:
Neste
Ademilson, desconsidere o post anterior, segue post completo:
Você tem duas opções para esta implementação, ambas dentro do escopo de orientação a objetos.
A mais fácil de manipular é você criar o atributo cod_vendedor dentro do seu objeto/classe pedido, outra forma é criar a instancia da Classe vendedor dentro do seu objeto pedido.
Seguem exemplos abaixo:
1 - Primeiro caso:
2 - Segundo caso:
Neste caso você acessa as propriedade da classe vendedor tipo:
Ex: vendedor.nome, vendedor.cod_vendedor;
Abraços
Att,
Luiz Maia
Bom dia Ademilso,
Estou aguardado seu retorno ok?
Abraços
Att
Luiz Maia
Ademilso,
Estou fechando seu chamado por que não obtivemos resposta.
Continuamos a sua disposição para qualquer eventual dúvida.
Abraços
Att,
Luiz Maia