Com firebird embedded consigo rodar um catalogo em CD

Firebird

28/09/2005

Ola Pessoal, estou tentando projetar um catalogo onde possa constar os produtos de um determinado cliente, usando Banco de dados firebird embedded, onde possa rodar os dados no cd sem ter que instalar nenhum Bde ou algo parecido, Me disseram que necessito apenas desenvolver o catalogo e no momento de gravar o cd apenas devo inserir no cd os arquivos fdclient.dll, firibird,conf, firebird.msg, gostaria de saber se apenas estes arquivos serao necessarios para estar acessando os dados no cd, no aguardo por maiores informacoes, agradeço desde já a todos que postarem, obrg

Amarildo

Amarildo

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

28/09/2005

além disso sua base de dados tem q estar configurada como READ-ONLY:

gfix banco.gdb -mode read_only -user sysdba -pass senha

T+

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

Ola, afaria, nao tenho conhecimentos profundos estou iniciando no firebird e delphi5, pois trabalhava com paradox por ter ocorrido varios problemas estou tentando conhecer o firebird, Para estar executando estes comando acima onde devo inseri-los? Tenho montando a tabela pelo dbexpress, agora necessito que rode no cd sem intervenção do bde ou algo parecido, obrigado pela atenção, no aguardo por maiores informacoes

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

28/09/2005

vc executa esta linha no prompt de comando.

o gfix é um utilitário do ib/fb e encontra-se na pasta bin da instalação do ib/fb (ex: c:\arquivos de programas\firebird\bin)

1- execute o prompt de comando
2- mude para a pasta bin da sua instalação do fb (ou coloque no path)
3- execute a linha de comando, onde:

banco.gdb = caminho completo da sua base de dados
senha = senha do sysdba

T+

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

obrg, vou estar executando tais comandos, valeu pela ajuda, ate breve

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

além disso sua base de dados tem q estar configurada como READ-ONLY:

Ola afarias, esta ocorrendo um erro de permissão, (no permission for read-write access to database prods.fdb), apenas executando o comando do gfix vai possibilitar as permissoes ou tenho que direcionar estar permissoes via attrib do dos? No aguardo, obrg

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

28/09/2005

Este erro geralmente ocorre quando vc tenta acessar uma base marcada pelo SO como read-only (em CD por exemplo) sem antes essa base ter sido marcada pelo IB como read-only (usando o GFIX como falei)

T+

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

Ola afarias, creio que o erro ocasionou pois direcionei o gfix.exe para a pasta onde encontrava-se o BD e executei ocorrendo um erro codigo 247, agora executei o gfix na pasta correta /arquivos programas/borland/ib6/bin, vou estar testando, obrg novamente pela atenção

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

Ola Afarias, por gentileza faz-se necessario o banco de dados estar em outro diretorio ou tem que obrigatoriamente estar junto com o executavel.

Gostaria de estar posicionando da seguinte forma, verifique se estou correto:

executavel na raiz do cd com os demais arquivos necessarios para rodar e no diretorio /show/banco de dados/prods.fdb (o banco de dados).

Existe a possibilidade de estar ocultando o banco de dados no cd?

Obrg

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

28/09/2005

|faz-se necessario o banco de dados estar em outro diretorio ou tem
|que obrigatoriamente estar junto com o executavel.

tanto faz, fica a seu critério

|executavel na raiz do cd com os demais arquivos necessarios para
|rodar e no diretorio /show/banco de dados/prods.fdb

é possível

|Existe a possibilidade de estar ocultando o banco de dados no cd?

Acho q vc pode marcar o arquivo como oculto, mas vc sabe q isso de nada adianta. Então, creio q a resposta para sua questão é *não*

T+

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

Obrg, Afarias pela dica, agradeço. Poderia por gentileza, descrever como que oculto um arquivo no cd? Tenho usado attrib prods.fdb -h isso funciona perfeitamente no HD e no CD, depois que faço a copia para o CD ele passa a ser visivel.

E como que altero a senha do banco de dados, mesmo alterando a senha do banco de dados, passando de sysdba/masterkey para sysdba/2020 é possivel ainda o usuario acessar o banco de dados retirando informações do banco de dados?

Obrg, pela atenção a minha pessoa, no aguardo

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

28/09/2005

Colega,

O FB Embeded não implementa segurança de servidor. A senha é ignorada. Ao contrário da versão ´server´, nas aplicações com Embeded vc deve usar sempre o SYSDBA, para não ter problemas de permissão.

T+

GOSTEI 0
Amarildo

Amarildo

28/09/2005

Obrg, garoto Vinicius, felicidades

GOSTEI 0
POSTAR