Combobox com Lista grande
Bom dia,
no meu projeto eu estou colocando um combobox no form que traz o seguinte:
SP - São Paulo
RJ - Rio de Janeiro
etc....
e na tela eu queria q ficasse aparecendo só as duas primeiras letras ou seja, a combo fica pequena na tela... mas quando abro ela a lista dela abre do tamanho dos textos contidos nela....
não sei se me expliquei bem, mas qualquer coisa eu explico de novo
grato
Fernando
no meu projeto eu estou colocando um combobox no form que traz o seguinte:
SP - São Paulo
RJ - Rio de Janeiro
etc....
e na tela eu queria q ficasse aparecendo só as duas primeiras letras ou seja, a combo fica pequena na tela... mas quando abro ela a lista dela abre do tamanho dos textos contidos nela....
não sei se me expliquei bem, mas qualquer coisa eu explico de novo
grato
Fernando
Fernando_cunha
Curtidas 0
Respostas
Delphi32
18/05/2005
Bem, eu não sei um jeito de fazer isso não, mas talvez se você não encontrar uma maneira, você pudesse usaro ColumnComboBox. Ele mostra itens da combobox em colunas. Tem várias outras funcionalidades inclusive a de não mostrar uma coluna na hora de abrir a listagem de itens... Não sei se vai te ajudar, mas se você se interessar o componente pode ser baixado em:
[url]http://www.tmssoftware.com/colcombo.htm[/url]
Ah, vale lembrar que ele é gratuito para uso não comercial!
Até!
[url]http://www.tmssoftware.com/colcombo.htm[/url]
Ah, vale lembrar que ele é gratuito para uso não comercial!
Até!
GOSTEI 0
Fernando_cunha
18/05/2005
é o problema é o uso nao comercial... isso me ferra :(
bom valeu pela ajuda... mas vo ver se acho outra maneira sei lá.
abraços
Fernando
bom valeu pela ajuda... mas vo ver se acho outra maneira sei lá.
abraços
Fernando
GOSTEI 0
Marco Salles
18/05/2005
:arrow: Porque que voce , não utiliza um outro Combobox e carrega os items dele para o Novo , com o tamanho que voce quer :?: :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Eixox
18/05/2005
o que na verdade você está querendo fazer. Num primeiro momento eu pergunto se você está capturando esses valores de algum lugar ou se são valores fixos?
Se eles vem de uma base de dados, você pode usar o DBlookupComboBox que tem uma propriedade que possibilita que o usuário faça justamente o que você está desejando.
Senão eu faria o seguinte: Colocaria um comp. Edit e em baixo do edit colocaria um listBox com a propriedae Visible para False. Quando o usuário digita a sigla e sai da caixa de edição ele usa a função IndexOf para pesquisar a string no listbox e se não acha transforma o listbox em visible para true e foca para ele. Obrigando que o usuário selecione um dos elementos da lista. ao sair ele parte para outro componente e esconde o listbox novamente.
Acho que seria isso
Se eles vem de uma base de dados, você pode usar o DBlookupComboBox que tem uma propriedade que possibilita que o usuário faça justamente o que você está desejando.
Senão eu faria o seguinte: Colocaria um comp. Edit e em baixo do edit colocaria um listBox com a propriedae Visible para False. Quando o usuário digita a sigla e sai da caixa de edição ele usa a função IndexOf para pesquisar a string no listbox e se não acha transforma o listbox em visible para true e foca para ele. Obrigando que o usuário selecione um dos elementos da lista. ao sair ele parte para outro componente e esconde o listbox novamente.
Acho que seria isso
GOSTEI 0
Cabreu.jr
18/05/2005
No infopower infopower tem o dblookupCombo q faz isso q vc ta querendo. Vc pode colocar quantas colunas quiser dentro dele
GOSTEI 0
Marco Salles
18/05/2005
Eu nun to entendendo :cry: :cry: :cry:
o ffernando_cunha Fala em:
Voces tão falando de coluna
Sera que eu nun entendi nadica :oops: :oops: :oops: :oops:
Porque que voce , não utiliza um outro Combobox e carrega os items dele para o Novo , com o tamanho que voce quer
o ffernando_cunha Fala em:
e na tela eu queria q ficasse aparecendo só as duas primeiras letras
Voces tão falando de coluna
Vc pode colocar quantas colunas quiser dentro dele
Sera que eu nun entendi nadica :oops: :oops: :oops: :oops:
GOSTEI 0
Fernando_cunha
18/05/2005
oi gente obrigado pela resposta, intao eu faço o seguinte varro toda a tabela e vo adicionando no combo isso quando o form é aberto.
e pro usuario aparece só a Sigla SP, RJ etc.... mas quando ele clica aparece SP - São Paulo... ou seja no primeiro momento o combo fica do tamanho da sigla.. se for clicado ele fica do tamanho do nome por extenso.
e pro usuario aparece só a Sigla SP, RJ etc.... mas quando ele clica aparece SP - São Paulo... ou seja no primeiro momento o combo fica do tamanho da sigla.. se for clicado ele fica do tamanho do nome por extenso.
GOSTEI 0
Fernando_cunha
18/05/2005
obrigado Gente, eu usei um outro combo aqui e funcionou... usei o loockup pra ser mais especifico.... obrigado
GOSTEI 0