como agrupar o mês e o ano no INTERBASE?
Ola amigos,
estou tentando montar um relatorio de vendas de produtos por mês.
quando eu uso o extract no group by no IbConsole do InterBase não reconhece este comando, o que está errado?
se não for agrupado pelo o mes e ano mas pela a data o resultado sai desta maneira, mas não é isso que eu queria
Mes | Ano | Total_Mes
2 | 2007 | 60,20
2 | 2007 | 1,50
o resultado teria que ser agrupado pelo mes e o ano e somando o total de vendas no mês, como no neste ex.:
Mes | Ano | Total_Mes
2 | 2007 | 61,70
a query detalhe já está pronta, ela informa a descrição do produto a quantidade de produtos vendidos naquele mes e o total faturado.
como posso resolver isso? ou tem uma outra ideia de montar o relatorio de vendas de produtos por mês.
agradeço pela ajuda,
Pestana.
flw.
estou tentando montar um relatorio de vendas de produtos por mês.
quando eu uso o extract no group by no IbConsole do InterBase não reconhece este comando, o que está errado?
se não for agrupado pelo o mes e ano mas pela a data o resultado sai desta maneira, mas não é isso que eu queria
Mes | Ano | Total_Mes
2 | 2007 | 60,20
2 | 2007 | 1,50
o resultado teria que ser agrupado pelo mes e o ano e somando o total de vendas no mês, como no neste ex.:
Mes | Ano | Total_Mes
2 | 2007 | 61,70
ERRO: Dynamic SQL Error SQL error code = -104 Token unknown - line 7, char 8 extract Statement: SELECT extract(month from V.dt_inc) as Mes, extract(year from V.dt_inc) as Ano, SUM(I.totItem) as Total_Mes FROM venda V, item_venda I WHERE extract(year from V.dt_inc) = 2007 AND V.id_venda = I.id_venda GROUP BY extract(month from V.dt_inc), extract(year from V.dt_inc)
a query detalhe já está pronta, ela informa a descrição do produto a quantidade de produtos vendidos naquele mes e o total faturado.
como posso resolver isso? ou tem uma outra ideia de montar o relatorio de vendas de produtos por mês.
agradeço pela ajuda,
Pestana.
flw.
Pestana_
Curtidas 0
Respostas
Sremulador
11/02/2007
Veja se e assim, não me lembro ao certo
ou assim
SELECT extract(month from V.dt_inc) as Mes, extract(year from V.dt_inc) as Ano, SUM(I.totItem) as Total_Mes FROM venda V, item_venda I WHERE extract(year from V.dt_inc) = 2007 AND V.id_venda = I.id_venda GROUP BY 1, 2
ou assim
SELECT extract(month from V.dt_inc) as Mes, extract(year from V.dt_inc) as Ano, SUM(I.totItem) as Total_Mes FROM venda V, item_venda I WHERE extract(year from V.dt_inc) = 2007 AND V.id_venda = I.id_venda GROUP BY 0, 1
GOSTEI 0
Pestana_
11/02/2007
Ola sremulador, já tentei usar desta maneira mas não da certo, acho que isso só da certo no firebird. Tem alguma outra maneira de fazer?
valeu
Pestana.
valeu
Pestana.
GOSTEI 0
Sremulador
11/02/2007
bem amigo, você poderia construir uma view em seguida fazer o agrupamento, isso funciona, aqui no firebird já fiz várias pesquisa com o extract desta maneira e funciona: Fb 2.0.3
GOSTEI 0
Pestana_
11/02/2007
beleza eu usei a view e funcionou
valeu,
Pestana.
valeu,
Pestana.
GOSTEI 0