Como configurar connection na maquina do cliente.
Ola!
Estou desenvolvendo um sistema e pra isso configurei o caminho do banco pra uma pasta de desenvolvimento. Tenho 2 perguntas, se ao dar duplo clique no connection eu por o caminho do banco na rede tipo servidor:d:\folger\banco.fdb ele vai acessar o meu banco q ta na rede? e se eu quiser levar uma aplicacao pra outro computador como configurar o connection pra q ele tenha um caminho do banco q vai estar na maquina do cliente q eu nao sei qual o caminho ele vai escolher pra instalar!
obrigado
Estou desenvolvendo um sistema e pra isso configurei o caminho do banco pra uma pasta de desenvolvimento. Tenho 2 perguntas, se ao dar duplo clique no connection eu por o caminho do banco na rede tipo servidor:d:\folger\banco.fdb ele vai acessar o meu banco q ta na rede? e se eu quiser levar uma aplicacao pra outro computador como configurar o connection pra q ele tenha um caminho do banco q vai estar na maquina do cliente q eu nao sei qual o caminho ele vai escolher pra instalar!
obrigado
Eduardo Jr
Curtidas 0
Respostas
Wilson Junior
06/05/2010
1° pergunta: SIM, ele vai acessar, desde que o usuário logado no pc_Cliente tenha permissões para esta pasta no servidor.
2° pergunta: você terá que colocar o caminho manualmetne no seu arquivo "connections.ini".
Espero ter colaborado.
2° pergunta: você terá que colocar o caminho manualmetne no seu arquivo "connections.ini".
Espero ter colaborado.
GOSTEI 0
Eduardo Jr
06/05/2010
Mas como eu faço isso? Quais propriedades tenho q setar?
obrigado
obrigado
GOSTEI 0
Eduardo Jr
06/05/2010
me refiro a pergunta 2 quais propriedades eu seto pra ele ler o ini como eu faço isso?
obrigado
obrigado
GOSTEI 0
Wilson Junior
06/05/2010
Olhe o link http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?p=200254&sid=099ea8f19bd056409ea5a4b64e08d7a7
Espero ter colaborado.
Espero ter colaborado.
GOSTEI 0
Ricardo Araujo
06/05/2010
Bom dia,
Colegar na instalação do FireBird, colocar com cliente.
se vc já configurou o caminho padrão não precisa se preoculpar que o seu sistema irá funcionar.
Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI, assim pode configurar toda vez que for colocar em outra maquina.
Colegar na instalação do FireBird, colocar com cliente.
se vc já configurou o caminho padrão não precisa se preoculpar que o seu sistema irá funcionar.
Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI, assim pode configurar toda vez que for colocar em outra maquina.
GOSTEI 0
Ricardo Araujo
06/05/2010
Bom dia,
Na instalação do FireBird, seta com client.
Se vc já configurou o caminho padrão na hora do desenvolvimento, só pegar o executado do sistema e colocar na maquina do cliente e executar o sistema. O Sistema esta em rede ?
Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI passando parametrôs, para o componente de conexão.
Na instalação do FireBird, seta com client.
Se vc já configurou o caminho padrão na hora do desenvolvimento, só pegar o executado do sistema e colocar na maquina do cliente e executar o sistema. O Sistema esta em rede ?
Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI passando parametrôs, para o componente de conexão.
GOSTEI 0
Carlos Mazzi
06/05/2010
Tem esse artigo na própria DevMedia, na verdade tem vários...
https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp_forprint.asp?comp=16210
tenta dar uma olhadinha e depois dá um tok de novo senão conseguir.
Abraços++
GOSTEI 0
Eduardo Jr
06/05/2010
Ola!
Eu estou usando dbxpress e o dbconnection nao tem a propriedade database entao nao ta dando certo..
Eu estou usando dbxpress e o dbconnection nao tem a propriedade database entao nao ta dando certo..
GOSTEI 0
Carlos Mazzi
06/05/2010
Bom entao, como a mensagem acima, vc consegue configurar, localmente , independente do caminho do banco de seu cliente, mudando o caminho que estiver no seu .ini
dentro do seu C:\Program Files (x86)\Common Files\Borland Shared\DBExpress\dbxconnections.ini
Copie junto do seu executável e boa!
Não tem erro.
Tenta ai, qq coisa post de novo, senao deu certo...
Abraços++
GOSTEI 0
Eduardo Jr
06/05/2010
Ola!
Fiz o instalador com innosetup e levei todos os arquivos necessarios:
banco de dados.fdb
midas.dll
fbclient.dll
dbexpUIBfire15.dll
arquivo exe
o dbiniconnections.ini
e ao rodar o programa em outro computador me deu esta msg:
DATABASE SERVER ERROR UNAVALIABLE DATABASE
CANT FORMAT MESSAGE 13:96 - MESSAGE FILE C:\ARQUIVO DE PROGRAMA\FIREBIRD.MSG NOT FOUND
ERROR CODE : 55
O que devo fazer?
Fiz o instalador com innosetup e levei todos os arquivos necessarios:
banco de dados.fdb
midas.dll
fbclient.dll
dbexpUIBfire15.dll
arquivo exe
o dbiniconnections.ini
e ao rodar o programa em outro computador me deu esta msg:
DATABASE SERVER ERROR UNAVALIABLE DATABASE
CANT FORMAT MESSAGE 13:96 - MESSAGE FILE C:\ARQUIVO DE PROGRAMA\FIREBIRD.MSG NOT FOUND
ERROR CODE : 55
O que devo fazer?
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
06/05/2010
configure seu SQLConnection normalmente.
então crie um arquivo ini onde será informado o caminho do banco de dados.
imagine o arquivo sistema.ini, gravado na raiz do C:, com o conteúdo:
bd=192.168.0.56:d:\folger\banco.fdb
lembre-se que o caminho indicado ali é o caminho físico do arquivo, a partir da máquina onde ele está gravado.
uma detalhe: A PASTA NÃO DEVE SER COMPARTILHADA!!!!! isso vai comprometer a segurança dos dados. NÃO COMPARTILHE A PASTA!!!!
depois, no seu programa, basta substituir a informação do banco de dados por aquele contida no ini. algo assim:
var
arqini: TStringlist;
pastabd: string;
begin
arqini := TStringlist.Create;
arqini.LoadFromFile('c:\sistema.ini'); // abre o ini
pastabd := arqini.Values['bd']; // pega o conteúdo da chave bd
arqini.Free;
SQLConnection1.Close; // fecha a conexão
SQLConnection1.Params.Values['database'] := pastabd; // informa o caminho que esta contido no arquivo ini
SQLConnection1.Open; // abre a conexão
end;
então crie um arquivo ini onde será informado o caminho do banco de dados.
imagine o arquivo sistema.ini, gravado na raiz do C:, com o conteúdo:
bd=192.168.0.56:d:\folger\banco.fdb
lembre-se que o caminho indicado ali é o caminho físico do arquivo, a partir da máquina onde ele está gravado.
uma detalhe: A PASTA NÃO DEVE SER COMPARTILHADA!!!!! isso vai comprometer a segurança dos dados. NÃO COMPARTILHE A PASTA!!!!
depois, no seu programa, basta substituir a informação do banco de dados por aquele contida no ini. algo assim:
var
arqini: TStringlist;
pastabd: string;
begin
arqini := TStringlist.Create;
arqini.LoadFromFile('c:\sistema.ini'); // abre o ini
pastabd := arqini.Values['bd']; // pega o conteúdo da chave bd
arqini.Free;
SQLConnection1.Close; // fecha a conexão
SQLConnection1.Params.Values['database'] := pastabd; // informa o caminho que esta contido no arquivo ini
SQLConnection1.Open; // abre a conexão
end;
GOSTEI 0
Eduardo Jr
06/05/2010
Obrigado Emerson , funcionou perfeitamente.Era isso que eu tava precisando.
Obrigado aos outros colegas tambem...
abraços
Obrigado aos outros colegas tambem...
abraços
GOSTEI 0
Eduardo Jr
06/05/2010
Ola !
So mais uma coisa.Meu codigo tava funcionando legal so que demorando muito, dai resolvi o problema da demora pra abrir o programa por causa de muitos registros mudando o select * para select e o nome dos campos que eu queria.
Instalei o programa no cliente deu um erro.Com a ajuda do forum vi q tava sem o firebird dai instalei o firebird agora ta dando erro do caminho nao encontrado.Engraçado q quando o programa tava lento ele tava funcionando foi so mudar o select q avacalhou tudo.
Engraçado q no meu windows 7 tenho o firebird instalado e mesmo assim deu pau.
O que posso fazer?
obrigado
So mais uma coisa.Meu codigo tava funcionando legal so que demorando muito, dai resolvi o problema da demora pra abrir o programa por causa de muitos registros mudando o select * para select e o nome dos campos que eu queria.
Instalei o programa no cliente deu um erro.Com a ajuda do forum vi q tava sem o firebird dai instalei o firebird agora ta dando erro do caminho nao encontrado.Engraçado q quando o programa tava lento ele tava funcionando foi so mudar o select q avacalhou tudo.
Engraçado q no meu windows 7 tenho o firebird instalado e mesmo assim deu pau.
O que posso fazer?
obrigado
GOSTEI 0