Fórum Como configurar connection na maquina do cliente. #377038
06/05/2010
0
Estou desenvolvendo um sistema e pra isso configurei o caminho do banco pra uma pasta de desenvolvimento. Tenho 2 perguntas, se ao dar duplo clique no connection eu por o caminho do banco na rede tipo servidor:d:\folger\banco.fdb ele vai acessar o meu banco q ta na rede? e se eu quiser levar uma aplicacao pra outro computador como configurar o connection pra q ele tenha um caminho do banco q vai estar na maquina do cliente q eu nao sei qual o caminho ele vai escolher pra instalar!
obrigado
Eduardo Jr
Curtir tópico
+ 0Posts
06/05/2010
Wilson Junior
2° pergunta: você terá que colocar o caminho manualmetne no seu arquivo "connections.ini".
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
06/05/2010
Eduardo Jr
obrigado
Gostei + 0
06/05/2010
Eduardo Jr
obrigado
Gostei + 0
06/05/2010
Wilson Junior
Espero ter colaborado.
Gostei + 0
06/05/2010
Ricardo Araujo
Colegar na instalação do FireBird, colocar com cliente.
se vc já configurou o caminho padrão não precisa se preoculpar que o seu sistema irá funcionar.
Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI, assim pode configurar toda vez que for colocar em outra maquina.
Gostei + 0
06/05/2010
Ricardo Araujo
Na instalação do FireBird, seta com client.
Se vc já configurou o caminho padrão na hora do desenvolvimento, só pegar o executado do sistema e colocar na maquina do cliente e executar o sistema. O Sistema esta em rede ?
Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI passando parametrôs, para o componente de conexão.
Gostei + 0
06/05/2010
Carlos Mazzi
Gostei + 0
06/05/2010
Eduardo Jr
Eu estou usando dbxpress e o dbconnection nao tem a propriedade database entao nao ta dando certo..
Gostei + 0
06/05/2010
Carlos Mazzi
Gostei + 0
07/05/2010
Eduardo Jr
Fiz o instalador com innosetup e levei todos os arquivos necessarios:
banco de dados.fdb
midas.dll
fbclient.dll
dbexpUIBfire15.dll
arquivo exe
o dbiniconnections.ini
e ao rodar o programa em outro computador me deu esta msg:
DATABASE SERVER ERROR UNAVALIABLE DATABASE
CANT FORMAT MESSAGE 13:96 - MESSAGE FILE C:\ARQUIVO DE PROGRAMA\FIREBIRD.MSG NOT FOUND
ERROR CODE : 55
O que devo fazer?
Gostei + 0
07/05/2010
Emerson Nascimento
então crie um arquivo ini onde será informado o caminho do banco de dados.
imagine o arquivo sistema.ini, gravado na raiz do C:, com o conteúdo:
bd=192.168.0.56:d:\folger\banco.fdb
lembre-se que o caminho indicado ali é o caminho físico do arquivo, a partir da máquina onde ele está gravado.
uma detalhe: A PASTA NÃO DEVE SER COMPARTILHADA!!!!! isso vai comprometer a segurança dos dados. NÃO COMPARTILHE A PASTA!!!!
depois, no seu programa, basta substituir a informação do banco de dados por aquele contida no ini. algo assim:
var
arqini: TStringlist;
pastabd: string;
begin
arqini := TStringlist.Create;
arqini.LoadFromFile('c:\sistema.ini'); // abre o ini
pastabd := arqini.Values['bd']; // pega o conteúdo da chave bd
arqini.Free;
SQLConnection1.Close; // fecha a conexão
SQLConnection1.Params.Values['database'] := pastabd; // informa o caminho que esta contido no arquivo ini
SQLConnection1.Open; // abre a conexão
end;
Gostei + 0
10/05/2010
Eduardo Jr
Obrigado aos outros colegas tambem...
abraços
Gostei + 0
12/05/2010
Eduardo Jr
So mais uma coisa.Meu codigo tava funcionando legal so que demorando muito, dai resolvi o problema da demora pra abrir o programa por causa de muitos registros mudando o select * para select e o nome dos campos que eu queria.
Instalei o programa no cliente deu um erro.Com a ajuda do forum vi q tava sem o firebird dai instalei o firebird agora ta dando erro do caminho nao encontrado.Engraçado q quando o programa tava lento ele tava funcionando foi so mudar o select q avacalhou tudo.
Engraçado q no meu windows 7 tenho o firebird instalado e mesmo assim deu pau.
O que posso fazer?
obrigado
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)