GARANTIR DESCONTO

Fórum Como configurar connection na maquina do cliente. #377038

06/05/2010

0

Ola!

Estou desenvolvendo  um sistema e pra isso configurei o caminho do banco pra uma pasta de desenvolvimento. Tenho 2 perguntas, se ao dar duplo clique no connection eu por o caminho do banco na rede tipo servidor:d:\folger\banco.fdb ele vai acessar o meu banco q ta na rede? e se eu quiser levar uma aplicacao pra outro computador como configurar o connection pra q ele tenha um caminho do banco q  vai estar na maquina do cliente q eu nao sei qual o caminho ele vai escolher pra instalar!

obrigado
Eduardo Jr

Eduardo Jr

Responder

06/05/2010

Wilson Junior

1° pergunta: SIM, ele vai acessar, desde que o usuário logado no pc_Cliente tenha permissões para esta pasta no servidor.

2° pergunta: você terá que colocar o caminho manualmetne no seu arquivo "connections.ini".

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Eduardo Jr

Mas como eu faço isso? Quais propriedades tenho q setar?

obrigado
Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Eduardo Jr

me refiro a pergunta 2 quais propriedades eu seto pra ele ler o ini como eu faço isso?

obrigado
Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Wilson Junior

Olhe o link http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?p=200254&sid=099ea8f19bd056409ea5a4b64e08d7a7

Espero ter colaborado.
Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Ricardo Araujo

Bom dia,

Colegar na instalação do FireBird, colocar com cliente.
   se vc já configurou o caminho padrão não precisa se preoculpar que o seu sistema irá funcionar.
   Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI, assim pode configurar toda vez que for colocar em outra maquina.

Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Ricardo Araujo

Bom dia,

Na instalação do FireBird, seta com client.
   Se vc já configurou o caminho padrão na hora do desenvolvimento, só pegar o executado do sistema e colocar na maquina do cliente e executar o sistema. O Sistema esta em rede ?
   Para seu sistema ficar melhor, criar um arquivo INI passando parametrôs, para o componente de conexão.

Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Carlos Mazzi

Tem esse artigo na própria DevMedia, na verdade tem vários...   https://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp_forprint.asp?comp=16210   tenta dar uma olhadinha e depois dá um tok de novo senão conseguir.   Abraços++
Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Eduardo Jr

Ola!

Eu estou usando dbxpress e o dbconnection nao tem a propriedade database entao nao ta dando certo..

Responder

Gostei + 0

06/05/2010

Carlos Mazzi

Bom entao, como a mensagem acima, vc consegue configurar, localmente , independente do caminho do banco de seu cliente, mudando o caminho que estiver no seu .ini   dentro do seu C:\Program Files (x86)\Common Files\Borland Shared\DBExpress\dbxconnections.ini   Copie junto do seu executável e boa!   Não tem erro.   Tenta ai, qq coisa post de novo, senao deu certo...   Abraços++
Responder

Gostei + 0

07/05/2010

Eduardo Jr

Ola!

Fiz o instalador com innosetup e levei todos os arquivos necessarios:

banco de dados.fdb
midas.dll
fbclient.dll
dbexpUIBfire15.dll
arquivo exe
o dbiniconnections.ini

e ao rodar o programa em outro computador me deu esta msg:

DATABASE SERVER ERROR UNAVALIABLE DATABASE
CANT FORMAT MESSAGE 13:96 - MESSAGE FILE C:\ARQUIVO DE PROGRAMA\FIREBIRD.MSG NOT FOUND
ERROR CODE : 55

O que devo fazer?

Responder

Gostei + 0

07/05/2010

Emerson Nascimento

configure seu SQLConnection normalmente.

então crie um arquivo ini onde será informado o caminho do banco de dados.

imagine o arquivo sistema.ini, gravado na raiz do C:, com o conteúdo:
bd=192.168.0.56:d:\folger\banco.fdb

lembre-se que o caminho indicado ali é o caminho físico do arquivo, a partir da máquina onde ele está gravado.
uma detalhe: A PASTA NÃO DEVE SER COMPARTILHADA!!!!! isso vai comprometer a segurança dos dados. NÃO COMPARTILHE A PASTA!!!!

depois, no seu programa, basta substituir a informação do banco de dados por aquele contida no ini. algo assim:

var
  arqini: TStringlist;
  pastabd: string;
begin
  arqini := TStringlist.Create;
  arqini.LoadFromFile('c:\sistema.ini'); // abre o ini
  pastabd := arqini.Values['bd']; // pega o conteúdo da chave bd
  arqini.Free;

SQLConnection1.Close; // fecha a conexão
  SQLConnection1.Params.Values['database'] := pastabd; // informa o caminho que esta contido no arquivo ini
  SQLConnection1.Open; // abre a conexão
end;

Responder

Gostei + 0

10/05/2010

Eduardo Jr

Obrigado Emerson , funcionou perfeitamente.Era isso que eu tava precisando.

Obrigado aos outros colegas tambem...

abraços
Responder

Gostei + 0

12/05/2010

Eduardo Jr

Ola !

So mais uma coisa.Meu codigo tava funcionando legal so que demorando muito, dai resolvi o problema da demora pra abrir o programa por causa de muitos registros mudando o select * para select e o nome dos campos que eu queria.
Instalei o programa no cliente deu um erro.Com a ajuda do forum vi q tava sem o firebird dai instalei o firebird agora ta dando erro do caminho nao encontrado.Engraçado q quando o programa tava lento ele tava funcionando foi so mudar o select q avacalhou tudo.
Engraçado q no meu windows 7 tenho o firebird instalado e mesmo assim deu pau.

O que posso fazer?

obrigado

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar