como criar permissoes ?
Boa noite gostaria de saber como crio permissoes com usuarios , estou usando os componentes clientdataset, datasetprovider,datasource,sqlconection e sqldataset.
fiz um form para criar o usuario e senha e as prmissoes eu coloquei um dbchebox e linkei com meu field status1 , ou seja cada usuario que for cadastrado e selecionar o dbchebox1 nao acessara certa parte do sistema , mas relamente nao consegui alguem tem uma ideia?
valw gente forte abraco.
pois quando vou acessar o sistema com esse usuario que criei nao funciona , se alguem tiver uma ideia por favor me avisem valw gente forte abraco
fiz um form para criar o usuario e senha e as prmissoes eu coloquei um dbchebox e linkei com meu field status1 , ou seja cada usuario que for cadastrado e selecionar o dbchebox1 nao acessara certa parte do sistema , mas relamente nao consegui alguem tem uma ideia?
valw gente forte abraco.
pois quando vou acessar o sistema com esse usuario que criei nao funciona , se alguem tiver uma ideia por favor me avisem valw gente forte abraco
Ciotti
Curtidas 0
Respostas
Martins
06/12/2006
Amigo, procure na NET pelo componente [b:d298db3678]User Control[/b:d298db3678], vc vai conseguir o que com ele.
Boa sorte!!!
Boa sorte!!!
GOSTEI 0
Martins
06/12/2006
Para ir até a pagina do User Control[url=www.usercontrol.com.br]clique aqui[/url].
Sugiro ainda que vc se cadastre no fórum deles para manter-se informado e dirimir suas duvidas.
Boa sorte!
Sugiro ainda que vc se cadastre no fórum deles para manter-se informado e dirimir suas duvidas.
Boa sorte!
GOSTEI 0
Corcos
06/12/2006
vc pode fazer na mão tb... algo como isso assim que o usuario digitar a senha passando os parametros
if (Query.FieldByName(´menu01´).AsString =´F´) then
begin
frmPrincipal.MainMenu1.Items[0].Items[0].Enabled := False;
end;
if (Query.FieldByName(´menu02´).AsString =´F´) then
begin
frmPrincipal.MainMenu1.Items[1].Items[0].Enabled := False;
end;
Com isso vc irá desativar os itens dentro do menu.
if (Query.FieldByName(´menu01´).AsString =´F´) then
begin
frmPrincipal.MainMenu1.Items[0].Items[0].Enabled := False;
end;
if (Query.FieldByName(´menu02´).AsString =´F´) then
begin
frmPrincipal.MainMenu1.Items[1].Items[0].Enabled := False;
end;
Com isso vc irá desativar os itens dentro do menu.
GOSTEI 0
Martins
06/12/2006
vc poderia tb criar grupos de usuários, ficaria mais fácil definir acessos, e quanto a habilitar menus e sub-menus, vc pode criar um função para isso e tendo os grupos fica ainda mais fácil.
boa sorte!
boa sorte!
GOSTEI 0
Ciotti
06/12/2006
ola amigo realmente estou tentando fazer dessa forma, mas nao estou conseguindo , quando uso bd accsses funciona normalmente mas com fb ja e meio complexo. vc tem um exemplo pra mandar? ou eu posso mandar meu exemplo?
valw cara obrigado.
valw cara obrigado.
GOSTEI 0
Jarabeucp
06/12/2006
Amigo boa noite...
axo que a idei do meu grande amigo martins é muito valida, axo melhor desvendas os cegredos de um componente que escrever a fução no braço como agente chama.
boa sorte
axo que a idei do meu grande amigo martins é muito valida, axo melhor desvendas os cegredos de um componente que escrever a fução no braço como agente chama.
boa sorte
GOSTEI 0
Martins
06/12/2006
ola amigo realmente estou tentando fazer dessa forma, mas nao estou conseguindo , quando uso bd accsses funciona normalmente mas com fb ja e meio complexo. vc tem um exemplo pra mandar? ou eu posso mandar meu exemplo?
valw cara obrigado.
Pode mandar sim, aí eu verei o q posso fazer.
Realmente usar um componente pronto e amplamente testado é bem melhor do q reenventar a roda, mas existem casos especificos em que os componentes prontos de terceiros não se encaixam em nossa necessidades, e algumas vezes não temos como modificá-los ou por não disponibilizarem suas units (somente os arquivos DCU) ou por falta de experiência com o Delphi e não conhecimento dos conceitos necessários para se criar ou modificar um componente.
Contudo existem casos em que vc poderá usar usuários do próprio banco com ROLES e permissões para determinadas tarefas e implementar algumas validações no seu sistema.
Boa sorte!
GOSTEI 0
Draft
06/12/2006
Colega.
Voce pode trabalhar com uma tabela de cadstro de usuarios e outra com grupos.assim que cada usuario logar no sistema voce cria uma gera e associa a cada item de menu atraves do actionlist.
se o usuario ele tiver permissao na tabela perfil vc habilita o menu caso contario desabilita a tela, vc ainda pode melhorar habilitando botoes como incluir alterar e excluir registros
Voce pode trabalhar com uma tabela de cadstro de usuarios e outra com grupos.assim que cada usuario logar no sistema voce cria uma gera e associa a cada item de menu atraves do actionlist.
se o usuario ele tiver permissao na tabela perfil vc habilita o menu caso contario desabilita a tela, vc ainda pode melhorar habilitando botoes como incluir alterar e excluir registros
GOSTEI 0