Como deixar meu executavel menor? e como fazer um instalador

Delphi

06/08/2003

preciso deixar meu executavel menor (hoje está com 1,50 mb ), e previso fazer um instalar para levar apenas um diskete e este ja instale o bde e meu programa. se alguem puder me ajudar eu ficarei muito grato.

Machado

Machado

Curtidas 0

Respostas

Gurgacz

Gurgacz

06/08/2003

Olá,
existe sim uma maneira de deixar o executável menor, mas é uma maneira trabalhosa, sendo assim terá que alterar sua aplicação, a forma que eu conheço é criar packages (semelhando as DLLs) e com isso dividir o seu programas em um executável e duas ou mais Bpls, diminuindo assim o tamanho do seu executável de 23 à 50 kb no máximo. Se vc não achar uma maneira melhor, pode perguntar como criar packages.

GOSTEI 0
Rafael Heise

Rafael Heise

06/08/2003

você pode usar um programa que compacta executáveis..
eu tenho um aplicativo em delphi que tem 9.8 mega e usando esse executável ele fica com 2.3 mb.... é bem considerável ....
o nome do aplicativo é UPX... de uma procurada na internet que você achara.. beleza ?
quanto a instaladores.. numa edição da Clube delphi tem a explicação do INNO SETUP.. bem bom na minha opinião... quanto a intalalçao do BDE... no site da clube delphi tem uma dica para isso .. .pode ver lá ok ?
valeu

GOSTEI 0
Basilio.sp

Basilio.sp

06/08/2003

Caro machado,

Apesar de a solução do gurgacz ser interessante (eu utilizo muitas DLLs próprias) não são uma boa solução para diminuir o tamanho do executável.

Existem diversas maneiras de fazer algo do tipo, como retirar Units desnecessárias, mudar diretivas de compilação e por aí vai.

Mas, o que mais me agrada mesmo é compactar o executável.

Utilizo atualmente dois programas: o AsPack (http://www.aspack.com/) que é muito bom, mas para uso comercial tem de ser pago, e o UPX-Ultimate Packer for eXecutables (http://upx.sourceforge.net/) que não deve nada ao AsPack e é OpenSource.

Nos sites dos desenvolvedores você encontra todas as informações para utilizar os programas.

Aproveitando: a média de compactação do executável é de 40¬!!!

Infelizmente não vou poder ajudá-lo com relação à BDE pois fazem anos que não a utilizo.

GOSTEI 0
Machado

Machado

06/08/2003

Ei basilio.sp como você pode não utilizar o bde para suas aplicações em delphi, como você faz o tratamento do banco de dados, existe por um acaso um componente que elimine a utilização do bde? fiquei um pouco interesado no assunto.

GOSTEI 0
Erucci

Erucci

06/08/2003

Olá

Eu também não uso mais o BDE, que para mim já está defasado.
Uso o acesso a Banco de Dados com ADO.
é muito simples... e não precisa de instalaçào na máquina do cliente como o BDE.

Procure sobre ADO que você verá

[]´s

Luís Erucci

GOSTEI 0
Oberdan

Oberdan

06/08/2003

Só para complementar:

Eu lí algum tempo atrás que para utilizar ADO, precisa que o cliente tenha o Office instalado, para que o computador possua um pacote de acesso a dados da Microsoft. Será que isto é verdade???

[]´s

Oberdan :?:

GOSTEI 0
Luciano Pimenta®

Luciano Pimenta®

06/08/2003

Em relação a sua duvida Oberdan, se vc utilizar ADO para acessar O Access, por exemplo, não é necessário ter o Office instalado, mas apenas a engine de acesso aos dados, a MDAC (se não estou enganado da abrev), vc pode baixar a versão mais recente no site da Microsoft.

:)

GOSTEI 0
POSTAR