Como distribuir executáveis

Delphi

26/05/2004

Olá pessoal da lista!
Como muitos iniciantes em Kylix, na minha empresa eu estou tendo dificuldades de distribuir meus executáveis e recorro a lista para conseguir ajuda.
Consultando o histórico de mensagens já observei que muitos já estiveram em situação parecida com a minha e várias soluções foram apontadas.
No entanto não tenho obtido sucesso procedendo de acordo com as receitas de bolo que encontrei.
Gostaria de pedir ajuda de alguém que se dispusesse a descrever integralmente como deve ser montado o ambiente de bibliotecas numa máquina Linux com instalação padrão para que uma aplicação Kylix rode no seguinte ambiente:

-Firebird 1.5
-Conectiva Linux 9

O que tenho notado é que o Kylix espalha algumas bibliotecas e na máquina que uso para compilar o projeto o executável executa sem problemas, mas quando porto o executável para outra máquina no contexto citado acima o executável não aponta dependências (até porque ao meu ver não existem mais) mas gera a mensagem de que foi ´Impossível conectar à base de dados.´
Agradeço desde já e espero poder contar também com a ajuda dos moderadores.

Rodrigo


Rodsrabbit

Rodsrabbit

Curtidas 0

Respostas

Dopi

Dopi

26/05/2004

Pode ser que isso ajude.... não sei se é o caso... mas comigo, (Conectiva 9) o Firebird somente funcionou apos a criaçao do link abaixo...

Se você usar FireBird como um processo, precisará dar ao FireBird acesso a pasta onde está o banco de dados.

O Firibird tambem usa a lib libcrypt.so Em algumas Distribuiçoes é necessário criar um soft link para essa lib que vem com outro nome, caso contrário o SQLConnection não será ativado.

cd /lib
ln -s libcrypt.so.1 libcrypt.so


GOSTEI 0
Rodsrabbit

Rodsrabbit

26/05/2004

Olá Dopi. Agradeço muito por ter se interessado em me ajudar. Gostaria de recorrer a você para deixar claro alguns procedimentos que não sei exatamente como fazer..

´Se você usar FireBird como um processo, precisará dar ao FireBird acesso a pasta onde está o banco de dados. ´

Como eu faço isso?


GOSTEI 0
Dopi

Dopi

26/05/2004

Meus conhecimentos de Linux se comparam ao de um usuário Windows no DOS... Ou seja... só consegui mexer no Linux usando algum utilitário visual do Kde...

Mas percebi que o Firebird cria um grupo próprio... e que esse grupo não tinha acesso a minha partição Fat32 onde estava o arquivo GDB/FDB

O jeito mais simples que achei para resolver isso... mas não sei se o mais seguro... foi inserir o usuário criado pelo FireBird no meu Grupo de login usando o Kuser... Depois de um novo boot, o FireBird consegui acessar a partiçao...


GOSTEI 0
Rodsrabbit

Rodsrabbit

26/05/2004

Olá pessoal!
Tenho a felicidade de dizer que resolvi meu problema com a distribuição de executáveis.
Gostaria de colocar algumas coisas que observei:

- O diretório /usr/lib tem que ter as bibliotecas do driver do IB/FB no SQLConnection (libsqlib e libgds) com os nomes que estão no componente, no meu caso eu criei um link simbólico pra cada que era nomeado de acordo com o SQLConnection.

- Precisei renomear a libcrypt e libcrypto (criei um link com o nome)

- Precisei rodar o script do sourceforge.net/kylixlibs

- Precisei da libmidas no meu /usr/lib, essa lib meio que passou despercebida em muitas respostas aqui da lista.

Não tenho certeza se todos os passos são necessários mas foram os que eu executei.


GOSTEI 0
Dopi

Dopi

26/05/2004

Ola dharinam

Muito legal a iniciativa do pessoal do site:

sourceforge.net/kylixlibs

mas só por curiosidade... qual pacote foi mais compatível com o seu Linux (Conectiva 9)

Acho que não demora muito aparece um instalador nos moldes do InstallShield para o Kylix....


GOSTEI 0
Rodsrabbit

Rodsrabbit

26/05/2004

Oi Daniel, Deus te ouça, digo Borland, qto ao sonho do instalshield rs..
O arquivo do scriipt eh so p copiar uma biblioteca d um lugar pro outro, esta em:
http://prdownloads.sourceforge.net/kylixlibs/kylixlibs3-borqt-3.0-2.tar.gz?download


GOSTEI 0
POSTAR