Como distribuir executáveis

26/05/2004

0

Olá pessoal da lista!
Como muitos iniciantes em Kylix, na minha empresa eu estou tendo dificuldades de distribuir meus executáveis e recorro a lista para conseguir ajuda.
Consultando o histórico de mensagens já observei que muitos já estiveram em situação parecida com a minha e várias soluções foram apontadas.
No entanto não tenho obtido sucesso procedendo de acordo com as receitas de bolo que encontrei.
Gostaria de pedir ajuda de alguém que se dispusesse a descrever integralmente como deve ser montado o ambiente de bibliotecas numa máquina Linux com instalação padrão para que uma aplicação Kylix rode no seguinte ambiente:

-Firebird 1.5
-Conectiva Linux 9

O que tenho notado é que o Kylix espalha algumas bibliotecas e na máquina que uso para compilar o projeto o executável executa sem problemas, mas quando porto o executável para outra máquina no contexto citado acima o executável não aponta dependências (até porque ao meu ver não existem mais) mas gera a mensagem de que foi ´Impossível conectar à base de dados.´
Agradeço desde já e espero poder contar também com a ajuda dos moderadores.

Rodrigo


Rodsrabbit

Rodsrabbit

Responder

Posts

27/05/2004

Dopi

Pode ser que isso ajude.... não sei se é o caso... mas comigo, (Conectiva 9) o Firebird somente funcionou apos a criaçao do link abaixo...

Se você usar FireBird como um processo, precisará dar ao FireBird acesso a pasta onde está o banco de dados.

O Firibird tambem usa a lib libcrypt.so Em algumas Distribuiçoes é necessário criar um soft link para essa lib que vem com outro nome, caso contrário o SQLConnection não será ativado.

cd /lib
ln -s libcrypt.so.1 libcrypt.so


Responder

28/05/2004

Rodsrabbit

Olá Dopi. Agradeço muito por ter se interessado em me ajudar. Gostaria de recorrer a você para deixar claro alguns procedimentos que não sei exatamente como fazer..

´Se você usar FireBird como um processo, precisará dar ao FireBird acesso a pasta onde está o banco de dados. ´

Como eu faço isso?


Responder

28/05/2004

Dopi

Meus conhecimentos de Linux se comparam ao de um usuário Windows no DOS... Ou seja... só consegui mexer no Linux usando algum utilitário visual do Kde...

Mas percebi que o Firebird cria um grupo próprio... e que esse grupo não tinha acesso a minha partição Fat32 onde estava o arquivo GDB/FDB

O jeito mais simples que achei para resolver isso... mas não sei se o mais seguro... foi inserir o usuário criado pelo FireBird no meu Grupo de login usando o Kuser... Depois de um novo boot, o FireBird consegui acessar a partiçao...


Responder

28/05/2004

Rodsrabbit

Olá pessoal!
Tenho a felicidade de dizer que resolvi meu problema com a distribuição de executáveis.
Gostaria de colocar algumas coisas que observei:

- O diretório /usr/lib tem que ter as bibliotecas do driver do IB/FB no SQLConnection (libsqlib e libgds) com os nomes que estão no componente, no meu caso eu criei um link simbólico pra cada que era nomeado de acordo com o SQLConnection.

- Precisei renomear a libcrypt e libcrypto (criei um link com o nome)

- Precisei rodar o script do sourceforge.net/kylixlibs

- Precisei da libmidas no meu /usr/lib, essa lib meio que passou despercebida em muitas respostas aqui da lista.

Não tenho certeza se todos os passos são necessários mas foram os que eu executei.


Responder

29/05/2004

Dopi

Ola dharinam

Muito legal a iniciativa do pessoal do site:

sourceforge.net/kylixlibs

mas só por curiosidade... qual pacote foi mais compatível com o seu Linux (Conectiva 9)

Acho que não demora muito aparece um instalador nos moldes do InstallShield para o Kylix....


Responder

29/05/2004

Rodsrabbit

Oi Daniel, Deus te ouça, digo Borland, qto ao sonho do instalshield rs..
O arquivo do scriipt eh so p copiar uma biblioteca d um lugar pro outro, esta em:
http://prdownloads.sourceforge.net/kylixlibs/kylixlibs3-borqt-3.0-2.tar.gz?download


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar