Como é que que faço
Olá,
Estou a pouco tempo no ramo da programação em delphi e queria saber como é que eu faço o seguinte: estou utilizando os componentes da paleta Interbase. E fiz um formulário com edits, e um dbgrid. O que eu quero é que a medida que eu for digitando algo nos edits e clicar em um botão incluir, o dados seriam colocados no dbgrid. E só depois eu clicaria no botão gravar, por exemplo, para efetuar a gravação no banco de dados. Então antes de clicar nesse botão gravar, os dados estaria na memória. Tem como fazer isso?
Como falei estou utilizando edits, na quero utilizar componentes da paleta data controls, só o dbgrid é claro. Estou utilizando delphi 7 com firebird.
Estou a pouco tempo no ramo da programação em delphi e queria saber como é que eu faço o seguinte: estou utilizando os componentes da paleta Interbase. E fiz um formulário com edits, e um dbgrid. O que eu quero é que a medida que eu for digitando algo nos edits e clicar em um botão incluir, o dados seriam colocados no dbgrid. E só depois eu clicaria no botão gravar, por exemplo, para efetuar a gravação no banco de dados. Então antes de clicar nesse botão gravar, os dados estaria na memória. Tem como fazer isso?
Como falei estou utilizando edits, na quero utilizar componentes da paleta data controls, só o dbgrid é claro. Estou utilizando delphi 7 com firebird.
Iniciante2007
Curtidas 0
Respostas
Help
26/09/2008
Como vc vai utilizar o DBGrid apenas para visualização, o ClientDataSet da paleta Data Access poderá fazer o que precisa.
DBGrid + Data Source + ClientDataSet
Enquanto estiver preenchendo os campos, é só ir atualizando o ClientDataSet.
DBGrid + Data Source + ClientDataSet
Enquanto estiver preenchendo os campos, é só ir atualizando o ClientDataSet.
GOSTEI 0
Iniciante2007
26/09/2008
Certo, mas como é que eu vou efetuaro commit? Porque eu estou utilizando o trio de componente TIBQuery, TIBUpdateSQL e TIBTransaction. com isso eu estava pensando em fazer TIBtransaction.Commit.
GOSTEI 0
Paulo
26/09/2008
Sim faça isso, comitar a transação. Apenas no AfterPost do ClientDataSet coloque ApplyUpdates(-1);
GOSTEI 0