Como enviar imagens para uma pasta fora do aplicativo
Caros colegas, qual o código que devo utilizar para enviar minhas imagens utilizadas no software para um pasta criada externamente, e não para o banco de dados?
Diretório exemplo:
[b:d3f8feab64]c:\nome_do_projeto\imagens\[/b:d3f8feab64]
Utilizo o [b:d3f8feab64]Delphi 7 + DBExpress + Firebird[/b:d3f8feab64]
Agradeço imensamente aos colegas que puderem ajudar-me!
Abraços à todos! :D
Diretório exemplo:
[b:d3f8feab64]c:\nome_do_projeto\imagens\[/b:d3f8feab64]
Utilizo o [b:d3f8feab64]Delphi 7 + DBExpress + Firebird[/b:d3f8feab64]
Agradeço imensamente aos colegas que puderem ajudar-me!
Abraços à todos! :D
Tekmicro
Curtidas 0
Respostas
Martins
28/10/2006
Bem para carregar uma imagem de outra pasta para seu aplicativo, no caso para o componente TImage, vc pode fazer assim:
Para salvar em uma determinada pasta vc pode fazer assim:
Não testei, mas acho q funciona, qualquer coisa é só retornar aqui.
boa sorte!
Image1.LoadFromFile(´c:\Imagens\foto1.jpg´)
Para salvar em uma determinada pasta vc pode fazer assim:
image1.savetofile(´C:\Imagens\Back\Foto2.jpg´);
Não testei, mas acho q funciona, qualquer coisa é só retornar aqui.
boa sorte!
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Prezado colega, agradeço desde já pela colaboração e estarei fazendo alguns testes.
Aproveitando, visto que ainda não tenho os conhecimentos necessários em programação, para que eu possa fazer esta a implementação no meu código, quais or procedimentos necessários? Se puder auxiliar com estas informações, ficarei imensamente agradecido visto que irá ajudar-me muito!
Abraços!
Aproveitando, visto que ainda não tenho os conhecimentos necessários em programação, para que eu possa fazer esta a implementação no meu código, quais or procedimentos necessários? Se puder auxiliar com estas informações, ficarei imensamente agradecido visto que irá ajudar-me muito!
Abraços!
GOSTEI 0
Martins
28/10/2006
Prezado colega, agradeço desde já pela colaboração e estarei fazendo alguns testes.
Aproveitando, visto que ainda não tenho os conhecimentos necessários em programação, para que eu possa fazer esta a implementação no meu código, quais or procedimentos necessários? Se puder auxiliar com estas informações, ficarei imensamente agradecido visto que irá ajudar-me muito!
Abraços!
Certo, vamos tentar nos ajudar OK! :wink:
Vamos fazer um DEMO.
Siga os passos abaixo:
Abra um novo projeto, e insira nele os componentes:
* Um TImage (Paleta Additional);
* Dois TButtons ou TBitBtn;
* Um TOpenPictureDialog (Dialogs);
* Um TSavePictureDialog (Dialogs);
Vamos codificar nosso pequeno DEMO.
No primeir visto que irá ajudar-me muito!
Abraços!
Certo, vamos tentar nos ajudar OK! :wink:
Vamos fazer um DEMO.
Siga os passos abaixo:
Abra um novo projeto, e insira nele os componentes:
* Um TImage (Paleta Additional);
* Dois TButtons ou TBitBtn;
* Um TOpenPictureDialog (Dialogs);
* Um TSavePictureDialog (Dialogs);
Vamos codificar nosso pequeno DEMO.
No primeiro botão coloque.
begin OpenPictureDialog1.Execute; Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); end;
No segundo botão vamos colocar.
begin SavePictureDialog1.Execute; Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName); end;
Nosso código deveria ficar parecido com esse.
unit Unit1; interface ¬o botão coloque. [code] begin OpenPictureDialog1.Execute; Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); end; [/code] No segundo botão vamos colocar. [code] begin SavePictureDialog1.Execute; Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName); end;
Nosso código deveria ficar parecido com esse.
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, Buttons, ExtCtrls, DB, DBClient, ExtDlgs;
type
TForm1 = class(TForm)
ClientDataSet1: TClientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject)0Auses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, Buttons, ExtCtrls, DB, DBClient, ExtDlgs;
type
TForm1 = class(TForm)
ClientDataSet1: TClientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
OpenPictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
end;
procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
OpenPictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
end;
procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
SavePictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName);
end;
end.
[/code]
No código abaixo vc pode especificar uma caminho predefinido assim como um nome para o arquivo a ser salvo.
[code]
Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo);
Qualquer coisa, estamos prontos para tentar ajudar.
Boa sorte!
GOSTEI 0
Martins
28/10/2006
:?
Tem horas q esse fórum me deixa muito confuso com suas tags.
Tem horas q esse fórum me deixa muito confuso com suas tags.
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, Buttons, ExtCtrls, DB, DBClient, ExtDlgs;
type
TForm1 = class(TForm)
ClientDataSet1: TClientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dlientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
OpenPictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
end;
procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
SavePictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName);
end;
end.
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Caro Martins, a parte de cima do código já fiz, só não sei onde deve entrar este código:
[b:5c07f610c7]Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo); [/b:5c07f610c7]
Obrigado!
[b:5c07f610c7]Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo); [/b:5c07f610c7]
Obrigado!
GOSTEI 0
Martins
28/10/2006
:)
Tudo bem, desconsidre a parte.
eu coloquei ela só para exemplificar q vc pode usar se não quiser usar assim:
Então deixe como está no exemplo sem a última parte q vc citou, teste e depois me diga se mais ou menos isso q vc deseja.
Boa sorte!!
Tudo bem, desconsidre a parte.
Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo);
eu coloquei ela só para exemplificar q vc pode usar se não quiser usar assim:
SavePictureDialog1.Execute; Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName);
Então deixe como está no exemplo sem a última parte q vc citou, teste e depois me diga se mais ou menos isso q vc deseja.
Boa sorte!!
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Caro colega, deu certo!
Pelo menos dá condições para excolher uma imagem, e depois tenho que clicar no segundo botão para salvar numa pasta!
Partindo para o lado prático da coisa, existe alguma maneira de facilitar este processo?
Por exemplo:
Tenho um formulário para cadastrar produtos, na parte de imagem, vou buscar a imagem1.bmp só que depois vou ter que clicar separadamente no segundo botão para salvar a mesma imagem1.bmp na pasta que eu determinar.
Ai lhe pergunto: Ao abrir este formulário a imagem estará lá ou não? Porque no exemplo aqui a imagem não aparece mais no formulário, apenas efetua o processo de abrir e salvar.
Qual seria a opção mais recomendada partindo para o fato de ser utilizado num cadastramento de produtos?
Obrigado mais uma vez!
Pelo menos dá condições para excolher uma imagem, e depois tenho que clicar no segundo botão para salvar numa pasta!
Partindo para o lado prático da coisa, existe alguma maneira de facilitar este processo?
Por exemplo:
Tenho um formulário para cadastrar produtos, na parte de imagem, vou buscar a imagem1.bmp só que depois vou ter que clicar separadamente no segundo botão para salvar a mesma imagem1.bmp na pasta que eu determinar.
Ai lhe pergunto: Ao abrir este formulário a imagem estará lá ou não? Porque no exemplo aqui a imagem não aparece mais no formulário, apenas efetua o processo de abrir e salvar.
Qual seria a opção mais recomendada partindo para o fato de ser utilizado num cadastramento de produtos?
Obrigado mais uma vez!
GOSTEI 0
Martins
28/10/2006
Salve o caminho + nome da imagem no banco de dados, assim quando vc abrir a base vc pode ir buscar as imagens correspondentes ao produto, tipo no OnShow do Form de Produtos.
Deu para entender?
Image1.Picture.LoadFromFile(Tabela.FieldByName(´Figuras´).AsString);
Deu para entender?
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Obrigado Martins!
Estarei fazendo aqui, qualquer coisa volto a postar ok?
Um grande abraço! :wink:
Estarei fazendo aqui, qualquer coisa volto a postar ok?
Um grande abraço! :wink:
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Martins!
No caso desta linha:
Image1.Picture.LoadFromFile(Tabela.FieldByName(´Figuras´).AsString);
´Tabela´ seria o nome da minha suposta tabela?
´Figuras´ estaria referindo ao diretório onde estaria localizado a imagem ou não?
Desculpe fazer perguntas que podem ser até mesmo simples, mas se temos dúvidas temos mais que perguntar para aprender não é? :D
Abração!
No caso desta linha:
Image1.Picture.LoadFromFile(Tabela.FieldByName(´Figuras´).AsString);
´Tabela´ seria o nome da minha suposta tabela?
´Figuras´ estaria referindo ao diretório onde estaria localizado a imagem ou não?
Desculpe fazer perguntas que podem ser até mesmo simples, mas se temos dúvidas temos mais que perguntar para aprender não é? :D
Abração!
GOSTEI 0
Martins
28/10/2006
[b:f2e71ec00f]Image1.Picture.LoadFromFile(Tabela.FieldByName(´Figuras´).AsString); [/b:f2e71ec00f]
[color=darkred:f2e71ec00f][b:f2e71ec00f]´Tabela´ seria o nome da minha suposta tabela? [/b:f2e71ec00f][/color:f2e71ec00f]
Sim.
[color=darkred:f2e71ec00f][b:f2e71ec00f]´Figuras´ estaria referindo ao diretório onde estaria localizado a imagem ou não?[/b:f2e71ec00f][/color:f2e71ec00f]
Não, Figuras seria o nome do campo String onde vc gravaria a localização da figura do produto.
Campo Figuras ficaria +/- assim.
Ok :!:
[color=darkred:f2e71ec00f][b:f2e71ec00f]´Tabela´ seria o nome da minha suposta tabela? [/b:f2e71ec00f][/color:f2e71ec00f]
Sim.
[color=darkred:f2e71ec00f][b:f2e71ec00f]´Figuras´ estaria referindo ao diretório onde estaria localizado a imagem ou não?[/b:f2e71ec00f][/color:f2e71ec00f]
Não, Figuras seria o nome do campo String onde vc gravaria a localização da figura do produto.
Campo Figuras ficaria +/- assim.
Figuras ================================ c:\Exemplos\Figuras\ProdAlimentos\Arroz.bmp
Ok :!:
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Acredito que ficou mais claro agora!
Qualquer coisa postarei aqui, ok?
Muito obrigado pela atenção mais uma vez!
Qualquer coisa postarei aqui, ok?
Muito obrigado pela atenção mais uma vez!
GOSTEI 0
Tekmicro
28/10/2006
Caro Martins,
Se você puder dar uma olhadinha neste link:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?p=270558#270558
Eu postei uma outra dúvida acredito mais complexa e se puder ajudar-me!
Estou necessitando concluir estes dois processos.
Este que postei aqui e o outro do link. Só que preciso fazer praticamente como na imagem exemplo.
Abraços e obrigado!
Se você puder dar uma olhadinha neste link:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?p=270558#270558
Eu postei uma outra dúvida acredito mais complexa e se puder ajudar-me!
Estou necessitando concluir estes dois processos.
Este que postei aqui e o outro do link. Só que preciso fazer praticamente como na imagem exemplo.
Abraços e obrigado!
GOSTEI 0