Fórum Como enviar imagens para uma pasta fora do aplicativo #332234
28/10/2006
0
Diretório exemplo:
[b:d3f8feab64]c:\nome_do_projeto\imagens\[/b:d3f8feab64]
Utilizo o [b:d3f8feab64]Delphi 7 + DBExpress + Firebird[/b:d3f8feab64]
Agradeço imensamente aos colegas que puderem ajudar-me!
Abraços à todos! :D
Tekmicro
Curtir tópico
+ 0Posts
29/10/2006
Martins
Image1.LoadFromFile(´c:\Imagens\foto1.jpg´)
Para salvar em uma determinada pasta vc pode fazer assim:
image1.savetofile(´C:\Imagens\Back\Foto2.jpg´);
Não testei, mas acho q funciona, qualquer coisa é só retornar aqui.
boa sorte!
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
Aproveitando, visto que ainda não tenho os conhecimentos necessários em programação, para que eu possa fazer esta a implementação no meu código, quais or procedimentos necessários? Se puder auxiliar com estas informações, ficarei imensamente agradecido visto que irá ajudar-me muito!
Abraços!
Gostei + 0
30/10/2006
Martins
Certo, vamos tentar nos ajudar OK! :wink:
Vamos fazer um DEMO.
Siga os passos abaixo:
Abra um novo projeto, e insira nele os componentes:
* Um TImage (Paleta Additional);
* Dois TButtons ou TBitBtn;
* Um TOpenPictureDialog (Dialogs);
* Um TSavePictureDialog (Dialogs);
Vamos codificar nosso pequeno DEMO.
No primeir visto que irá ajudar-me muito!
Abraços!
Certo, vamos tentar nos ajudar OK! :wink:
Vamos fazer um DEMO.
Siga os passos abaixo:
Abra um novo projeto, e insira nele os componentes:
* Um TImage (Paleta Additional);
* Dois TButtons ou TBitBtn;
* Um TOpenPictureDialog (Dialogs);
* Um TSavePictureDialog (Dialogs);
Vamos codificar nosso pequeno DEMO.
No primeiro botão coloque.
begin OpenPictureDialog1.Execute; Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); end;
No segundo botão vamos colocar.
begin SavePictureDialog1.Execute; Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName); end;
Nosso código deveria ficar parecido com esse.
unit Unit1; interface ¬o botão coloque. [code] begin OpenPictureDialog1.Execute; Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); end; [/code] No segundo botão vamos colocar. [code] begin SavePictureDialog1.Execute; Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName); end;
Nosso código deveria ficar parecido com esse.
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, Buttons, ExtCtrls, DB, DBClient, ExtDlgs;
type
TForm1 = class(TForm)
ClientDataSet1: TClientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject)0Auses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, Buttons, ExtCtrls, DB, DBClient, ExtDlgs;
type
TForm1 = class(TForm)
ClientDataSet1: TClientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
OpenPictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
end;
procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
OpenPictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
end;
procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
SavePictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName);
end;
end.
[/code]
No código abaixo vc pode especificar uma caminho predefinido assim como um nome para o arquivo a ser salvo.
[code]
Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo);
Qualquer coisa, estamos prontos para tentar ajudar.
Boa sorte!
Gostei + 0
30/10/2006
Martins
Tem horas q esse fórum me deixa muito confuso com suas tags.
unit Unit1;
interface
uses
Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
Dialogs, StdCtrls, Buttons, ExtCtrls, DB, DBClient, ExtDlgs;
type
TForm1 = class(TForm)
ClientDataSet1: TClientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dlientDataSet;
Image1: TImage;
BitBtn1: TBitBtn;
BitBtn2: TBitBtn;
OpenPictureDialog1: TOpenPictureDialog;
SavePictureDialog1: TSavePictureDialog;
procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);
procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.dfm}
procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);
begin
OpenPictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName);
end;
procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);
begin
SavePictureDialog1.Execute;
Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName);
end;
end.
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
[b:5c07f610c7]Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo); [/b:5c07f610c7]
Obrigado!
Gostei + 0
30/10/2006
Martins
Tudo bem, desconsidre a parte.
Image1.Picture.SaveToFile(Caminho+nome do arquivo);
eu coloquei ela só para exemplificar q vc pode usar se não quiser usar assim:
SavePictureDialog1.Execute; Image1.Picture.SaveToFile(SavePictureDialog1.FileName);
Então deixe como está no exemplo sem a última parte q vc citou, teste e depois me diga se mais ou menos isso q vc deseja.
Boa sorte!!
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
Pelo menos dá condições para excolher uma imagem, e depois tenho que clicar no segundo botão para salvar numa pasta!
Partindo para o lado prático da coisa, existe alguma maneira de facilitar este processo?
Por exemplo:
Tenho um formulário para cadastrar produtos, na parte de imagem, vou buscar a imagem1.bmp só que depois vou ter que clicar separadamente no segundo botão para salvar a mesma imagem1.bmp na pasta que eu determinar.
Ai lhe pergunto: Ao abrir este formulário a imagem estará lá ou não? Porque no exemplo aqui a imagem não aparece mais no formulário, apenas efetua o processo de abrir e salvar.
Qual seria a opção mais recomendada partindo para o fato de ser utilizado num cadastramento de produtos?
Obrigado mais uma vez!
Gostei + 0
30/10/2006
Martins
Image1.Picture.LoadFromFile(Tabela.FieldByName(´Figuras´).AsString);
Deu para entender?
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
Estarei fazendo aqui, qualquer coisa volto a postar ok?
Um grande abraço! :wink:
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
No caso desta linha:
Image1.Picture.LoadFromFile(Tabela.FieldByName(´Figuras´).AsString);
´Tabela´ seria o nome da minha suposta tabela?
´Figuras´ estaria referindo ao diretório onde estaria localizado a imagem ou não?
Desculpe fazer perguntas que podem ser até mesmo simples, mas se temos dúvidas temos mais que perguntar para aprender não é? :D
Abração!
Gostei + 0
30/10/2006
Martins
[color=darkred:f2e71ec00f][b:f2e71ec00f]´Tabela´ seria o nome da minha suposta tabela? [/b:f2e71ec00f][/color:f2e71ec00f]
Sim.
[color=darkred:f2e71ec00f][b:f2e71ec00f]´Figuras´ estaria referindo ao diretório onde estaria localizado a imagem ou não?[/b:f2e71ec00f][/color:f2e71ec00f]
Não, Figuras seria o nome do campo String onde vc gravaria a localização da figura do produto.
Campo Figuras ficaria +/- assim.
Figuras ================================ c:\Exemplos\Figuras\ProdAlimentos\Arroz.bmp
Ok :!:
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
Qualquer coisa postarei aqui, ok?
Muito obrigado pela atenção mais uma vez!
Gostei + 0
30/10/2006
Tekmicro
Se você puder dar uma olhadinha neste link:
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?p=270558#270558
Eu postei uma outra dúvida acredito mais complexa e se puder ajudar-me!
Estou necessitando concluir estes dois processos.
Este que postei aqui e o outro do link. Só que preciso fazer praticamente como na imagem exemplo.
Abraços e obrigado!
Gostei + 0