Como Fazer um Like

Delphi

16/01/2017

COMO PODERIA FAZER O MÉTODO LIKE PRA PROCURAR A PALAVRA OU NUMERO DIGITADA NO EDIT ????TENHO UM CAMPO NOTA FISCAL NA MEU BANCO DE DADOS,COMO PODERIA FAZER QUE NA HORA QUE EU DIGITAR O NÚMERO DA NOTA NO EDIT ,ELA LISTA NA MINHA GRID ,TODAS AS NOTAS QUE COMEÇA COM TAL CARACTERISTICA!!!ME AJUDEM POR FAVOR,DESDE DE JÁ EU AGRADEÇO!!!
Alan

Alan

Curtidas 0

Melhor post

Alec Candia

Alec Candia

17/01/2017

Alan, isso não parece ser uma responsabilidade do Delphi. O Banco de Dados SQL tem um comando exatamente com essa finalidade, o LIKE.
A sintaxe seria para listar todas as notas iniciadas pelo número 17 (17001, 17423, 170202), por exemplo:

SELECT * FROM bd_notasfiscal WHERE nrnota LIKE '17%'

Caso o SELECT se origine do código do teu programa, passa o argumento por parâmetro (variável) ao SQL.

Sigo aqui acompanhando o tópico. Abraço.

Alec
GOSTEI 1

Mais Respostas

Gutierry Pereira

Gutierry Pereira

16/01/2017

Bom dia,
Você pode utilizar o método onchange do edit para refazer a consulta a cada tecla pressionada.
Então fará a consulta no banco com uso do LIke + valor do edit.
Tome cuidado que com isso varias consultas ao banco serão disparadas. A cada change você desparar uma consulta em um banco grande isso será custoso ao banco e nada performatico.
Uma sugestão é iniciar a consulta quando um numero minimo de caracteres for atingido e se possivel efetue uso de cache no cliente, cacheando as consultas e evitando novas consultas ao banco de dados.

espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Alan

Alan

16/01/2017

Deu Certo Muito Obrigado!!!!
GOSTEI 0
POSTAR