Como gravar texto formatado no banco de dados?

Delphi

27/09/2006

olá amigos

Desenvolvi um sistema de digitação de Laudos médicos, eu gravo o texto de todos os laudos no banco de dados. mas os usuários querem usar formatação no texto de cada laudo, e eu nao consigo gravar o texto formatado no campo banco de dados.

Existe alguma maneira de fazer isso? idéias serão bem vindas!

obrigado.. t+

Daniel Martins

Daniel Martins

Curtidas 0

Respostas

Abdigadiga

Abdigadiga

27/09/2006

vc poderia ter tabelas de formatação, mas isso daria um trabalho.........

acho que é melhor manda os cara se fu.... XD

GOSTEI 0
Daniel Martins

Daniel Martins

27/09/2006

bah, nem me fala...
tá um stresse por causa disso.. é mta frescura.. eu falei pra eles que nós tinhamos combinado um software para cotrolar os dados e não eu editor de textos, e que eles poderiam usar o Word entao...srsr

mas nao adiantou..hehe

tô pensando em gravar o texto formatado com tags Html no campo da tabela. ou salvar um arquivo tipo doc... ainda tô pensando algo desse tipo... ainda me falta Inspiração! heheheh

GOSTEI 0
Steve_narancic

Steve_narancic

27/09/2006

voce pode fazer como um html, gravando no banco de dados as tags de negrito, italico e ao inves de mostrar as tags para o usuario voce mostra o texto formato, como um navegador

GOSTEI 0
Rprado

Rprado

27/09/2006

Se vc estiver usando um SGBD como o Oracle ou MSSQL vc pode salvar o texto como imagem ai não tem erro.

T+

GOSTEI 0
Rprado

Rprado

27/09/2006

Se vc estiver usando um SGBD como o Oracle ou MSSQL vc pode salvar o texto como imagem ai não tem erro.

T+

GOSTEI 0
Rprado

Rprado

27/09/2006

T+

GOSTEI 0
Mabs

Mabs

27/09/2006

vc pode utilizar um RichEdit, com ele vc consegue gravar todas as formatações no bd, e elas retornam automaticamente .. flw..

GOSTEI 0
Tiagorocha

Tiagorocha

27/09/2006

Se vc estiver usando IB/FB (vc está?) é só criar um campo BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 80 CHARACTER SET WIN1252 e ligar ele com um componente DBRichEdit. Daí é só criar uma procedure que aplica a formatação ao texto selecionado colocar uns botõezinhos ali perto pra chamar ela. Saca só:

Procedure AplicaEstilo(fsStyle:TFontStyle);
Begin
  If fsStyle In frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style
  Then frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style:=
                        frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style-[fsStyle]
  Else frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style:=
                        frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style+[fsStyle];
End;

A propósito... nunca fale que sistema bonito é frescura que assim vc me magoa... cliente fica amarradão numa tela bonita e eficiente... :D

GOSTEI 0
Daniel Martins

Daniel Martins

27/09/2006

oi gente...
desculpa por não responder antes, fiquei um tempo sem visitar o fórum, e nao lembro de ter recebido por e-mail os avisos...
de qualquer jeito eu agradeço as dicas de todos, como o sistema é muito grande, ainda estamos reformando a parte de Faturamento, logo passarei aos laudos, entao postarei o resultado o trabalho, mas pode crêr que vou levar em conta todas as dicas... flow!?
TiagoRocha disse: A propósito... nunca fale que sistema bonito é frescura que assim vc me magoa... cliente fica amarradão numa tela bonita e eficiente...

Você tem toda a razão se arrependimento matasse... se eu pudesse tirar dali eu tirava, afinal, é verdade que uma tela caprichada valoriza e muito o software e a auto estima do programador tbm..rsrsrs

abraço, t+

GOSTEI 0
Daniel Martins

Daniel Martins

27/09/2006

oi gente...
desculpa por não responder antes, fiquei um tempo sem visitar o fórum, e nao lembro de ter recebido por e-mail os avisos...
de qualquer jeito eu agradeço as dicas de todos, como o sistema é muito grande, ainda estamos reformando a parte de Faturamento, logo passarei aos laudos, entao postarei o resultado o trabalho, mas pode crêr que vou levar em conta todas as dicas... flow!?
TiagoRocha disse: A propósito... nunca fale que sistema bonito é frescura que assim vc me magoa... cliente fica amarradão numa tela bonita e eficiente...

Você tem toda a razão se arrependimento matasse... se eu pudesse tirar dali eu tirava, afinal, é verdade que uma tela caprichada valoriza e muito o software e a auto estima do programador tbm..rsrsrs :D

abraço, t+

GOSTEI 0
Alexftorres

Alexftorres

27/09/2006

Se vc estiver usando IB/FB (vc está?) é só criar um campo BLOB SUB_TYPE 1 SEGMENT SIZE 80 CHARACTER SET WIN1252 e ligar ele com um componente DBRichEdit. Daí é só criar uma procedure que aplica a formatação ao texto selecionado colocar uns botõezinhos ali perto pra chamar ela. Saca só:
Procedure AplicaEstilo(fsStyle:TFontStyle);
Begin
  If fsStyle In frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style
  Then frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style:=
                        frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style-[fsStyle]
  Else frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style:=
                        frmServicos.dbrContrato.SelAttributes.Style+[fsStyle];
End;
A propósito... nunca fale que sistema bonito é frescura que assim vc me magoa... cliente fica amarradão numa tela bonita e eficiente... :D

Oi pessoal,
desculpa retomar esse topico, mas eu fiquei curioso numa coisa. Que componentes voces usam para, digamos assim fazer a parte de ´perfumaria´ do sistema, tipo skins e outros.
Eu como programador vindo do clipper, tenho uma visao pro lado do digitador, mas tenho que confessar que babo cada vez que vejo um sistema bonito.
Me ajudem a unir funcionalidade, beleza e (acho o principal) leveza.

Vlaz a todos.

Alexandre Torres

GOSTEI 0
Corcos

Corcos

27/09/2006

Eu sigo 3 etapas sempre nas minhas aplicações

1- Faço todo o planejamento de cada tela, o que cada tela faz e em que ela influencia o seu sistema, geralmente monto tudo no excel (ainda não encontrei 1 software bom o suficiente para montar processos)

2- Faço toda a programação da tela, menu´s, edits, salvar, incluir, procurar, edits, grids, e etc..

3- monto o layout todos, geralmente é aonde perco mais tempo, hoje to terminando um projeto para atendimento, onde 90¬ é mulher trabalhando e que gostam de coisas ´mais bonitinhas´, na tela inicial aonde ficam os atendimentos pendentes e etc... é toda personalizada, elas que definem cor de tudo, grid, cor do grid, fundo do grid, menu, cor dos edits, botões, cor do fundo e etc...

O macete é trabalhar com panels e distribuir cores, vou anexar duas telas que eu fiz para esse sistema, uma em tempo de execução e outra no delphi.

Delphi:

Em execução:

GOSTEI 0
Corcos

Corcos

27/09/2006

esqueci de falar, não gosto de usar componentes de terceiros, o unico que uso é o indy para envio de e-mail

Mas tem componentes otimos para skin e etc..

GOSTEI 0
Daniel Martins

Daniel Martins

27/09/2006

Ultimamente confesso que tenho trabalhado mais no lado funcional do software do que no design, já utilizei um componente para skin em alguns projetos, mas tive que retira-los por que causavam bug de dll no software.

Já tentei tbm utilizar Imagens para deixar bonito, mas o software fica extremamente lerdo.

Então estou mais pro lado funcional... tipo Utilizar mais o teclado do q o mouse e essas coisas...

GOSTEI 0
POSTAR