Como gravar um registro no banco usando (Firebird)?
:D Olá galera blz?
Sou desenvolvedor delphi já algum tempo e sempre usei paradox em meus sistemas, só q agora resolvi usar o Firebird.
Bom estou usando Delphi 7 mais Firebird 1.5.2 e IBExpert Personal Edition.
Estou usando os componente da paleta InterBase.
São eles: [color=red:96e5087756]IBDataBase, IBTransaction, IBQuery, IBUpdeteSQL e DataSource[/color:96e5087756]
Criei o banco de dados tudo belezinha só q não estou conseguindo gravar registo na tabela, por exemplo tenho um cadastro de clientes e um de fornecedor.
Tenho o form com o nome de Frm_Clientes com um DbGrid q vai receber os dados e um form com o nome de Frm_Cad_Clientes q contei os compôs Nome, Logradouro, Bairro etc...
O programa esta rodando blz, só q guandu insiro um cliente usando o form Frm_Cad_Cliente ele não inseri nada no DbGrid.
Ou seja não esta gravando no banco.
Para abrir o Frm_Cad_Cliente eu to usando um ShowModal.
Aqui esta o código.
Espero ter sido claro.
Se alguem puder me ajudar ficarei grato. :lol:
Jackell Alves
Sou desenvolvedor delphi já algum tempo e sempre usei paradox em meus sistemas, só q agora resolvi usar o Firebird.
Bom estou usando Delphi 7 mais Firebird 1.5.2 e IBExpert Personal Edition.
Estou usando os componente da paleta InterBase.
São eles: [color=red:96e5087756]IBDataBase, IBTransaction, IBQuery, IBUpdeteSQL e DataSource[/color:96e5087756]
Criei o banco de dados tudo belezinha só q não estou conseguindo gravar registo na tabela, por exemplo tenho um cadastro de clientes e um de fornecedor.
Tenho o form com o nome de Frm_Clientes com um DbGrid q vai receber os dados e um form com o nome de Frm_Cad_Clientes q contei os compôs Nome, Logradouro, Bairro etc...
O programa esta rodando blz, só q guandu insiro um cliente usando o form Frm_Cad_Cliente ele não inseri nada no DbGrid.
Ou seja não esta gravando no banco.
Para abrir o Frm_Cad_Cliente eu to usando um ShowModal.
Aqui esta o código.
procedure TFrm_Clientes.ToolButton1Click(Sender: TObject); begin inherited; DM_Geral.IBQRClientes.Insert; Frm_Cad_Clientes.Caption:=´Incluindo Clientes´; Frm_Cad_Clientes.ShowModal; if Frm_Cad_Clientes.ModalResult = MROK then begin DM_Geral.IBQRClientes.Post; end else DM_Geral.IBQRClientes.Cancel; end; end.
Espero ter sido claro.
Se alguem puder me ajudar ficarei grato. :lol:
Jackell Alves
Vitoreduardo
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
15/02/2005
Você está comitando as transações após postar?
GOSTEI 0
Vitoreduardo
15/02/2005
:D Se for isso.
Não funcionou.
procedure TFrm_Clientes.ToolButton1Click(Sender: TObject); begin inherited; DM_Geral.IBQRClientes.Insert; Frm_Cad_Clientes.Caption:=´Incluindo Clientes´; Frm_Cad_Clientes.ShowModal; if Frm_Cad_Clientes.ModalResult = MROK then begin DM_Geral.IBQRClientes.Post; DM_Geral.IBQRClientes.Transaction.CommitRetaining; end else DM_Geral.IBQRClientes.Cancel; end; end.
Não funcionou.
GOSTEI 0
Sremulador
15/02/2005
amigo vá em cima de seu componente de transação de dê dois clicks sob ele marque a opção read commited
GOSTEI 0
Vitoreduardo
15/02/2005
:D Oi sremulador
Eu já fiz isso mais não gravou.
Alguem tem algum exemplo com Firebird, ou sebe onde posso baixar.
Obrigado.
Jackell Alves
Eu já fiz isso mais não gravou.
Alguem tem algum exemplo com Firebird, ou sebe onde posso baixar.
Obrigado.
Jackell Alves
GOSTEI 0
Vitoreduardo
15/02/2005
:D Valeu ai galera pela ajuda
Mais já resolvi o problema.
De qualquer forma valeu.
Obrigado.
Jackell Alves
Mais já resolvi o problema.
De qualquer forma valeu.