Como importar uma classe de outro pacote?
Ola pessoal, estou com uma duvida. Eu tenho uma classe x de um pacote x, por exemplo, e quero importar uma classe y de um pacote y( diferente do pacote x ).
Como que eu faço?
utilizo import, so que não sei onde fica o pacote que eu criei.
Se alguem puder me ajudar agradeço.
Aujavagusto
Curtidas 0
Respostas
Ricardo Staroski
05/01/2011
Voce nao sabe onde fica o pacote que voce criou?
Ai fica dificil...
Para o seu import funcionar, seus .class, .jar ou .java precisam estar no classpath da sua aplicação.
GOSTEI 0
Aujavagusto
05/01/2011
Ola obrigado pela resposta. Talvez eu me expressei mal. vamos la...
Eu sou novo no mundo do Java, e estou trabalhando com netbeans IDE, com o J2SE. Criei uma pasta onde fica os meus projetos em :
C:\Documents and Settings\***\Meus documentos\NetBeansProjects.
Dentro desse diretório tenho 3 pastas( projetos ) e como vcs podem saber, os meus arquivos fonte( .java ) fica na pasta src.
Eu queria saber como que eu importo uma classe de um outro projeto que estou trabalhando. Não sei se ficou claro agora, procurei em alguns lugares e a única coisa que descobri é que não precisa usar import para classes do mesmo pacote.
Mas e nas classes de outro pacote???
De qualquer forma obrigado pela atenção, e me desculpe por não me apresentar. sou novo no forum.
GOSTEI 0
Thales Barbosa
05/01/2011
Vc precisa criar o .jar do projeto Y, e importá-lo para dentro do projeto X e ai usá-lo.
GOSTEI 0
Thales Barbosa
05/01/2011
Como que eu crio o .jar ? tenho que transformar todos os .java do pacote y em .jar ?
Depois como que eu uso o import ? como que o java vai saber onde está o meu projeto y ( tenho que referenciar um endereço tipo
C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\pacote y ?
Desculpe a minha ignorância, mas se detalhar mais fica mais facil.
obrigado
GOSTEI 0
Thales Barbosa
05/01/2011
No projeto Y vc simplesmente cria o .jar do projeto no netbeans é clean and build (atalho shift+F11).
No novo projeto vc irá colocar o nome da classe importar.
Ex.:
Classe TexteAugusto no pacote Augusto no projeto A;
No projeto B vc clica com o botão direito em biblioteca e clica em adicionar JAR.
Na classe Texte no projeto B vc coloca chamando a classe TexteAugusto.
Detalhar fica fácil pesquisar e testar estimula o conhecimento descobrir por si só traz eufória.
TexteAugusto txAug=new TextAugusto(); //COm isso irá pedir para importar a classe vc simplemente importa //se quiser fazer manual o import seria import Augusto.TexteAugusto; //Lembrando Augusto é o pacote no projetoA //Texte Augusto é a Classe no projetoA
GOSTEI 0
Thales Barbosa
05/01/2011
Ola desculpe a minha insistência, mas ainda não consegui entender direto.
Na parte de criar o .jar deu certo selecionei o projeto que eu queria importar
e criei o .jar
Depois fui no outro projeto e cliquei com o botão direito em biblioteca e adicionar jar/pasta, depois selecionei o projeto que eu queria importar e veio o endereço completo da pasta. tipo : C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\ProjetoB.
So que depois disso eu vi que importou todos os .class , .java e .jar so que não entendi na parte de colocar no código fonte.
Usei import ProjetoB.classe1; só que deu erro.
não entendi, eu tenho q criar um objeto para importar esse pacote?
Agradeço a colaboração
GOSTEI 0
Thales Barbosa
05/01/2011
Basta seus outros projetos estarem no CLASSPATH da sua aplicação e voce fazer o import.
Imagina que voce tenha um JAR, ZIP com a seguinte estrutura:
Voce vai importar as classes assim:
pacote
|
+--> subpacote
|
+--> outrosubpacote
|
+--> Classe1
|
+--> Classe2
|
+--> Classe3
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe1;
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe2;
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe3;
public class MinhaClasse {
}
GOSTEI 0
Thales Barbosa
05/01/2011
Ai pessoal que descobri pq não tava dando certo importar outros pacotes.
Só para explicar para quem tem dúvida...
Como eu já disse, criei o .jar dos projetos que eu queria importar( selecionei o projeto e depois shift+F11, como o thales.barbosa disse). Depois como o botão direito do mouse em biblioteca do meu projeto - adicionar jar/pasta - depois procurei o caminho do projeto que eu queria importar e dentro dessa pasta a pasta dist.
Logo apareceu o . jar , dai foi só ir no código fonte e digitar import "nome do pacote"."nome da classe"
Outra duvida Eu tinha todas as minhas classes no pacote padrão e o próprio netbeans diz é "altamente recomendado não criar classes java no pacote padrão" , não sei pq, mas na parte de importar não funciona de uma classe não-padrão para uma classe do pacote padrão, ao contrário funciona. Talvez o java não reconhece o pacote padrão.
Então para que serve o pacote padrão ?
Obrigado a todos pela atenção
GOSTEI 0
Renan Martins
05/01/2011
A resposta do staroski é bem simples e eficiente!
Tava fazendo um sistema de cadastro simples e precisei disso para validação por email e encontrei aqui.
Valeu! :)[i]
GOSTEI 0