GARANTIR DESCONTO

Fórum Como importar uma classe de outro pacote? #565371

05/01/2011

0

Ola pessoal, estou com uma duvida. Eu tenho uma classe x de um pacote x, por exemplo, e quero importar uma classe y de um pacote y( diferente do pacote x ). Como que eu faço? utilizo import, so que não sei onde fica o pacote que eu criei. Se alguem puder me ajudar agradeço.
Aujavagusto

Aujavagusto

Responder

06/01/2011

Ricardo Staroski

Voce nao sabe onde fica o pacote que voce criou? Ai fica dificil... Para o seu import funcionar, seus .class, .jar ou .java precisam estar no classpath da sua aplicação.
Responder

Gostei + 0

06/01/2011

Aujavagusto

Ola obrigado pela resposta. Talvez eu me expressei mal. vamos la... Eu sou novo no mundo do Java, e estou trabalhando com netbeans IDE, com o J2SE. Criei uma pasta onde fica os meus projetos em : C:\Documents and Settings\***\Meus documentos\NetBeansProjects. Dentro desse diretório tenho 3 pastas( projetos ) e como vcs podem saber, os meus arquivos fonte( .java ) fica na pasta src. Eu queria saber como que eu importo uma classe de um outro projeto que estou trabalhando. Não sei se ficou claro agora, procurei em alguns lugares e a única coisa que descobri é que não precisa usar import para classes do mesmo pacote. Mas e nas classes de outro pacote??? De qualquer forma obrigado pela atenção, e me desculpe por não me apresentar. sou novo no forum.
Responder

Gostei + 0

06/01/2011

Thales Barbosa

Vc precisa criar o .jar do projeto Y, e importá-lo para dentro do projeto X e ai usá-lo.
Responder

Gostei + 0

06/01/2011

Thales Barbosa

Como que eu crio o .jar ? tenho que transformar todos os .java do pacote y em .jar ? Depois como que eu uso o import ? como que o java vai saber onde está o meu projeto y ( tenho que referenciar um endereço tipo C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\pacote y ? Desculpe a minha ignorância, mas se detalhar mais fica mais facil. obrigado
Responder

Gostei + 0

06/01/2011

Thales Barbosa

No projeto Y vc simplesmente cria o .jar do projeto no netbeans é clean and build (atalho shift+F11). No novo projeto vc irá colocar o nome da classe importar. Ex.: Classe TexteAugusto no pacote Augusto no projeto A; No projeto B vc clica com o botão direito em biblioteca e clica em adicionar JAR. Na classe Texte no projeto B vc coloca chamando a classe TexteAugusto.
TexteAugusto txAug=new TextAugusto();
//COm isso irá pedir para importar a classe vc simplemente importa //se quiser fazer manual o import seria 
import Augusto.TexteAugusto;
//Lembrando Augusto é o pacote no projetoA 
//Texte Augusto é a Classe no projetoA
Detalhar fica fácil pesquisar e testar estimula o conhecimento descobrir por si só traz eufória.
Responder

Gostei + 0

07/01/2011

Thales Barbosa

Ola desculpe a minha insistência, mas ainda não consegui entender direto. Na parte de criar o .jar deu certo selecionei o projeto que eu queria importar e criei o .jar Depois fui no outro projeto e cliquei com o botão direito em biblioteca e adicionar jar/pasta, depois selecionei o projeto que eu queria importar e veio o endereço completo da pasta. tipo : C:\Documents and Settings\xxx\Meus documentos\NetBeansProjects\ProjetoB. So que depois disso eu vi que importou todos os .class , .java e .jar so que não entendi na parte de colocar no código fonte. Usei import ProjetoB.classe1; só que deu erro. não entendi, eu tenho q criar um objeto para importar esse pacote? Agradeço a colaboração
Responder

Gostei + 0

07/01/2011

Thales Barbosa

Basta seus outros projetos estarem no CLASSPATH da sua aplicação e voce fazer o import. Imagina que voce tenha um JAR, ZIP com a seguinte estrutura:
pacote
 |
 +--> subpacote
       |
       +--> outrosubpacote
                 |
                 +--> Classe1
                 |
                 +--> Classe2
                 |
                 +--> Classe3
Voce vai importar as classes assim:
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe1;
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe2;
import pacote.subpacote.outrosubpacote.Classe3;

public class MinhaClasse {

}
Responder

Gostei + 0

07/01/2011

Thales Barbosa

Ai pessoal que descobri pq não tava dando certo importar outros pacotes. Só para explicar para quem tem dúvida... Como eu já disse, criei o .jar dos projetos que eu queria importar( selecionei o projeto e depois shift+F11, como o thales.barbosa disse). Depois como o botão direito do mouse em biblioteca do meu projeto - adicionar jar/pasta - depois procurei o caminho do projeto que eu queria importar e dentro dessa pasta a pasta dist. Logo apareceu o . jar , dai foi só ir no código fonte e digitar import "nome do pacote"."nome da classe" Outra duvida Eu tinha todas as minhas classes no pacote padrão e o próprio netbeans diz é "altamente recomendado não criar classes java no pacote padrão" , não sei pq, mas na parte de importar não funciona de uma classe não-padrão para uma classe do pacote padrão, ao contrário funciona. Talvez o java não reconhece o pacote padrão. Então para que serve o pacote padrão ? Obrigado a todos pela atenção
Responder

Gostei + 0

01/03/2013

Renan Martins

A resposta do staroski é bem simples e eficiente! Tava fazendo um sistema de cadastro simples e precisei disso para validação por email e encontrei aqui. Valeu! :)[i]
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar