Como Insiro um Item do DBLookupComboBox

Delphi

07/12/2003

Galera, me ajudem!


Como Insiro um Item do DBLookupComboBox em um DBGrid


Vestal20

Vestal20

Curtidas 0

Respostas

Maxadens

Maxadens

07/12/2003

DBLookupComboBox lista o conteudo de uma tabela pra ser usado em outra. se vc quer inserir algo nele, basta inserir um item na tabela que ele esta listando.


GOSTEI 0
Tnaires

Tnaires

07/12/2003

Prezado vestal:

Vamos supor que vc quer cadastrar livros em uma tabela chamada tb_livros, e nela vc tenha q informar a editora, cijos nomes estão na tabela tb_editoras.
Criamos um Table para cada tabela, um se chama Livros e o outro Editoras. Vamos pegar a tabela Livros: damos dois cliques nela e aparece o fields editor. Com o botão direito, selecionamos a opção Add All Fields, e todos os campos da tabela de livros são adicionados. Fazemos o mesmo com a tabela Editoras.
Agora, na tabela Livros, no Fields Editor, selecionamos a opção New Field e criamos um campo do tipo LookUp. No GroupBox Lookup Definition, existem quatro propriedades a ser definidas:
- Key Fields: o campo na tabela de livros onde vc quer guardar a editora;
- Dataset: o dataset de onde vêm os dados a serem exibidos no lookup (no caso, Editoras);
- Look Up Keys: a chave primária da tabela dos dados a serem exibidos (no caso, a chave da tabela de Editoras). É esse valor que será gravado na tabela de livros;
- Result Field: os dados que aparecerão no campo.
Feito isso, criamos um DataSource para a tabela de Livros, e o associamos a um DBGrid. Depois, clicamos duas vezes no DBGrid, e adicionamos todas as colunas da tabela de Livros (inclusive o LookUp criado). Pronto, basta rodar e lá está o lookup dentro do DBGrid com as editoras cadastradas na tabela!
Me desculpe se eu falei muito, e abraços.


GOSTEI 0
POSTAR