Como reduzir o tamanho do Banco de Dado...
Como reduzir o tamanho do Banco de Dado...
Eu cosegui cololar 10MB no meu e 51MB no arquivo secundário...
depois esclui tudo mas o Banco de Dados não reduziu o eu posso fazer para ele voltar ao tamanho nomal?
Eu cosegui cololar 10MB no meu e 51MB no arquivo secundário...
depois esclui tudo mas o Banco de Dados não reduziu o eu posso fazer para ele voltar ao tamanho nomal?
Max.sgj
Curtidas 0
Respostas
Afarias
05/12/2005
faz um backup e restaura.
T+
T+
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
faz um backup e restaura.
T+
Explique melhor...
GOSTEI 0
Afarias
05/12/2005
|Explique melhor...
:?:
1) vc faz um backup do banco de dados (usando o gbak ou outra ferramenta qualquer)
2) vc restaura esse backup (novamente usando o gbak ou outra ferramenta de sua preferência)
T+
1) vc faz um backup do banco de dados (usando o gbak ou outra ferramenta qualquer)
2) vc restaura esse backup (novamente usando o gbak ou outra ferramenta de sua preferência)
T+
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
|Explique melhor...
T+
Aonde eu consigo o GBAK.....
GOSTEI 0
Afarias
05/12/2005
na pasta bin da sua instalação (completa) do IB/FB
T+
T+
GOSTEI 0
Raserafim
05/12/2005
max, ao deletar os registros o banco não diminuiu pois os espaços dos registros excluidos são marcados e utilizados quando novos registros sao excluidos. então para ter um banco sem estes espaços vc deverá criar um backup e restaurá-lo como disse o amigo afarias. ou seja, vai ser criado um novo banco agora sem os registros deletados.
GOSTEI 0
Vinicius2k
05/12/2005
ao deletar os registros o banco não diminuiu pois os espaços dos registros excluidos são marcados e utilizados quando novos registros sao excluidos.
E ao contrário do que possa parecer, isto não é falha. É muito mais rápido para o SGBD utilizar um espaço já alocado em disco do que alocar mais espaço e só então inserir um novo registro.
Reutilizar espaço já alocado é otimização e a grande maioria dos SGBDs, senão todos, utilizam este recurso.
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
Alguem pode me ajudar nos comandos...
GOSTEI 0
Vinicius2k
05/12/2005
[b:ffce11928b]Basicamente:[/b:ffce11928b]
Backup:
gbak.exe -b -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_bd> <caminho_do_backup>
Restore:
gbak.exe -r -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_backup> <caminho_do_bd>
Para mais opções execute ´gbak -help´ que a lista de opções lhe será exibida.
PS: a opção ´-help´, na verdade, não existe e como não existe, ele lhe mostra as possíveis opções.
Backup:
gbak.exe -b -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_bd> <caminho_do_backup>
Restore:
gbak.exe -r -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_backup> <caminho_do_bd>
PS: a opção ´-help´, na verdade, não existe e como não existe, ele lhe mostra as possíveis opções.
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
[b:8853dc4e3e]Basicamente:[/b:8853dc4e3e]
Backup:
Esta dando mensagem que: foi inesperado neste momento...
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
[quote:d505b8bb32=´Vinicius2K´][b:d505b8bb32]Basicamente:[/b:d505b8bb32]
Backup:
Esta dando mensagem que: foi inesperado neste momento...[/quote:d505b8bb32]
Alguem pode me ajudar aonde está o erro...
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
C:\maxprogramador\pro projeto\teste\bd intergase\gbak -r -v -user<sysdba> -password <masterkey> <gdb> <bd.gdk>
Preciso de ajuda.....
Preciso de ajuda.....
GOSTEI 0
Edilcimar
05/12/2005
para criar a cópia
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -backup -v -ignore caminhoarquivo\nomearquivo.fdb ´´+ caminhoarquivo +´nomearquivo.bak´),1)
para restaurar
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -create -v -r ´+ Caminhoarquivo +´nomearquivo.bak ´´+´caminhoarquivo\nomearquivo.fdb´),1)
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -backup -v -ignore caminhoarquivo\nomearquivo.fdb ´´+ caminhoarquivo +´nomearquivo.bak´),1)
para restaurar
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -create -v -r ´+ Caminhoarquivo +´nomearquivo.bak ´´+´caminhoarquivo\nomearquivo.fdb´),1)
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
para criar a cópia
para restaurar
No local caminhoarquivo\nomearquivo.fdb não seria caminhoarquivo\nomearquivo.Gdb
GOSTEI 0
Edilcimar
05/12/2005
é que eu uso firebird, aí coloco fdb, mas para quem usa interbase é gdb
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
Entendido
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
[quote:ac5c471dea=´Edilcimar´]é que eu uso firebird, aí coloco fdb, mas para quem usa interbase é gdb
Entendido[/quote:ac5c471dea]
Eu crio dod arquivos com extenção GDB para firebird...
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
Na apostila de Firebird 1.0 amostra a extenção GDB ai como é que fica isso...
GOSTEI 0
Edilcimar
05/12/2005
eu uso fdb e abre normalmente com o ibx, vejo no firebase que acho que fala algo sobre isto, mas de antemão a extensão não é importante, desde que vc saiba o que está fazendo
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
eu uso fdb e abre normalmente com o ibx, vejo no firebase que acho que fala algo sobre isto, mas de antemão a extensão não é importante, desde que vc saiba o que está fazendo
Você usa Firebirrd 1.5...
GOSTEI 0
Edilcimar
05/12/2005
uso fb 1.5
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
para criar a cópia
para restaurar
Não consigo executar...
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -backup -v -ignore C:\MaxProgramador\Pro Projeto\Teste\BD Interbase\bd.GDB´´+ ´C:\MaxProgramador\Pro Projeto\Teste\BD Interbase\bd.BAK´),1);
GOSTEI 0
Edilcimar
05/12/2005
falta o espaço depois de gdb
GOSTEI 0
Max.sgj
05/12/2005
falta o espaço depois de gdb
Coloquei espaço mas não funcionou...
GOSTEI 0