Fórum Como reduzir o tamanho do Banco de Dado... #54094

05/12/2005

0

Como reduzir o tamanho do Banco de Dado...

Eu cosegui cololar 10MB no meu e 51MB no arquivo secundário...
depois esclui tudo mas o Banco de Dados não reduziu o eu posso fazer para ele voltar ao tamanho nomal?

Max.sgj

Max.sgj

Responder

05/12/2005

Afarias

faz um backup e restaura.

T+

Responder

Gostei + 0

05/12/2005

Max.sgj

faz um backup e restaura. T+

Explique melhor...

Responder

Gostei + 0

05/12/2005

Afarias

|Explique melhor...

:?:

1) vc faz um backup do banco de dados (usando o gbak ou outra ferramenta qualquer)

2) vc restaura esse backup (novamente usando o gbak ou outra ferramenta de sua preferência)

T+

Responder

Gostei + 0

05/12/2005

Max.sgj

|Explique melhor... :?: 1) vc faz um backup do banco de dados (usando o gbak ou outra ferramenta qualquer) 2) vc restaura esse backup (novamente usando o gbak ou outra ferramenta de sua preferência) T+

Aonde eu consigo o GBAK.....

Responder

Gostei + 0

05/12/2005

Afarias

na pasta bin da sua instalação (completa) do IB/FB

T+

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Raserafim

max, ao deletar os registros o banco não diminuiu pois os espaços dos registros excluidos são marcados e utilizados quando novos registros sao excluidos. então para ter um banco sem estes espaços vc deverá criar um backup e restaurá-lo como disse o amigo afarias. ou seja, vai ser criado um novo banco agora sem os registros deletados.

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Vinicius2k

ao deletar os registros o banco não diminuiu pois os espaços dos registros excluidos são marcados e utilizados quando novos registros sao excluidos.

E ao contrário do que possa parecer, isto não é falha. É muito mais rápido para o SGBD utilizar um espaço já alocado em disco do que alocar mais espaço e só então inserir um novo registro.
Reutilizar espaço já alocado é otimização e a grande maioria dos SGBDs, senão todos, utilizam este recurso.

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Max.sgj

Alguem pode me ajudar nos comandos...

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Vinicius2k

[b:ffce11928b]Basicamente:[/b:ffce11928b]

Backup:
gbak.exe -b -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_bd> <caminho_do_backup>

Restore:
gbak.exe -r -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_backup> <caminho_do_bd>

Para mais opções execute ´gbak -help´ que a lista de opções lhe será exibida.
PS: a opção ´-help´, na verdade, não existe e como não existe, ele lhe mostra as possíveis opções.

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Max.sgj

[b:8853dc4e3e]Basicamente:[/b:8853dc4e3e] Backup: gbak.exe -b -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_bd> <caminho_do_backup> Para mais opções execute ´gbak -help´ que a lista de opções lhe será exibida. PS: a opção ´-help´, na verdade, não existe e como não existe, ele lhe mostra as possíveis opções.

Esta dando mensagem que: foi inesperado neste momento...

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Max.sgj

[quote:d505b8bb32=´Vinicius2K´][b:d505b8bb32]Basicamente:[/b:d505b8bb32] Backup: gbak.exe -b -v -user <usuario> -password <senha> <caminho_do_bd> <caminho_do_backup> Para mais opções execute ´gbak -help´ que a lista de opções lhe será exibida. PS: a opção ´-help´, na verdade, não existe e como não existe, ele lhe mostra as possíveis opções.

Esta dando mensagem que: foi inesperado neste momento...[/quote:d505b8bb32]

Alguem pode me ajudar aonde está o erro...

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Max.sgj

C:\maxprogramador\pro projeto\teste\bd intergase\gbak -r -v -user<sysdba> -password <masterkey> <gdb> <bd.gdk>

Preciso de ajuda.....

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Edilcimar

para criar a cópia
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -backup -v -ignore caminhoarquivo\nomearquivo.fdb ´´+ caminhoarquivo +´nomearquivo.bak´),1)
para restaurar
WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -create -v -r ´+ Caminhoarquivo +´nomearquivo.bak ´´+´caminhoarquivo\nomearquivo.fdb´),1)

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Max.sgj

para criar a cópia WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -backup -v -ignore caminhoarquivo\nomearquivo.fdb ´´+ caminhoarquivo +´nomearquivo.bak´),1) para restaurar WinExec(Pchar(´gbak -user SYSDBA -pas masterkey -create -v -r ´+ Caminhoarquivo +´nomearquivo.bak ´´+´caminhoarquivo\nomearquivo.fdb´),1)

No local caminhoarquivo\nomearquivo.fdb não seria caminhoarquivo\nomearquivo.Gdb

Responder

Gostei + 0

06/12/2005

Edilcimar

é que eu uso firebird, aí coloco fdb, mas para quem usa interbase é gdb

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar