Como relacionar 2 ou mais tabelas

Delphi

17/04/2010

Amigo estou fazendo um sistema de controle de estoque e  contas a pagar o problema é o seguinte: ao incluir uma nota de compra  é gerado uma  conta apagar e seus respectivos vencimentos mas se quero alterar algum item nessa compra não esta  refletindo esta alteração no valor do pagamento. Como faço para relacionar as 2 tabelas..   Delphi / firebird 2.0/ibexpert   Uso os seguintes Componentes da paleta Interbase  :ibdatabase  , ibtransition, ,IBdataset , Datasourse   tenho a tabela de CoMPRAS{ NumCompra,CodFor,NomeFor,Venc,VlrNota .....}                              Pagar  {Titulo,CodFor,NomeFor,Venc,VlrNota...}   como ligar as tabelas de tal foma que ao alterar a tabela de compra a mesma alteração se reflita na tabela de pagamento.       obrigado aguardando ajuda!!!!   
Jorge Dias

Jorge Dias

Curtidas 0

Respostas

Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

17/04/2010

faça uma trigger (after insert/update) na tabela compras que efetue as alterações na tabela pagar.
GOSTEI 0
Jorge Dias

Jorge Dias

17/04/2010

e como seria essa trigger?, e se eu quisesse deletar um lançamento acrescentaria nessa trigger tambem e como seria?       obrgigado...
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

17/04/2010

Jorge já que vc quer efetuar  movimentação de valores eu te indicaria criar uma procedure! Assim teu sistema irá funcionar melhor! Espero que tenha ajudado! AbraçoO
GOSTEI 0
Jorge Dias

Jorge Dias

17/04/2010

e como ficaria uma procedure de incusão, alteração e exclussão, nunca executei uma diretodo banco?     uso o firebird 2.0 / Delphi
GOSTEI 0
POSTAR