Fórum Como relacionar 2 ou mais tabelas #135059

17/04/2010

0

Amigo estou fazendo um sistema de controle de estoque e  contas a pagar o problema é o seguinte: ao incluir uma nota de compra  é gerado uma  conta apagar e seus respectivos vencimentos mas se quero alterar algum item nessa compra não esta  refletindo esta alteração no valor do pagamento. Como faço para relacionar as 2 tabelas..   Delphi / firebird 2.0/ibexpert   Uso os seguintes Componentes da paleta Interbase  :ibdatabase  , ibtransition, ,IBdataset , Datasourse   tenho a tabela de CoMPRAS{ NumCompra,CodFor,NomeFor,Venc,VlrNota .....}                              Pagar  {Titulo,CodFor,NomeFor,Venc,VlrNota...}   como ligar as tabelas de tal foma que ao alterar a tabela de compra a mesma alteração se reflita na tabela de pagamento.       obrigado aguardando ajuda!!!!   
Jorge Dias

Jorge Dias

Responder

17/04/2010

Emerson Nascimento

faça uma trigger (after insert/update) na tabela compras que efetue as alterações na tabela pagar.
Responder

Gostei + 0

18/04/2010

Jorge Dias

e como seria essa trigger?, e se eu quisesse deletar um lançamento acrescentaria nessa trigger tambem e como seria?       obrgigado...
Responder

Gostei + 0

18/04/2010

Thiago Santana

Jorge já que vc quer efetuar  movimentação de valores eu te indicaria criar uma procedure! Assim teu sistema irá funcionar melhor! Espero que tenha ajudado! AbraçoO
Responder

Gostei + 0

18/04/2010

Jorge Dias

e como ficaria uma procedure de incusão, alteração e exclussão, nunca executei uma diretodo banco?     uso o firebird 2.0 / Delphi
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar