Como trabalhar como programador autonomo.

Off Topic

10/01/2012

Boa noite amigos, necessito de ajuda, sou programador delphi, e estou desempregado, moro na região de Angra dos Reis RJ, gostaria de sugestões sobre como começar a trabalhar sosinho, me encontro em uma situação um pouco dificil, toda a ajuda é bem vinda.
Bruno Santos

Bruno Santos

Curtidas 0

Melhor post

Edevar Filho

Edevar Filho

08/03/2013

Bom Bruno sou dar minha sugestão e minha experiência, trabalho no C. Militar de SP, e comecei um empresa de software a uns 4 anos, com Delphi fiz dois programas, um para Agronegócios e outro para uma empresa de pedras preciosas, tive que abrir uma Empresa MEI(Micro Empresa Individual) sem funcionários para Emitir NFe, ai o negócio foi crescendo, aquilo que o Joel disse identifique o que o cliente quer, um produto específico, depois disse busque produtos para seus clientes.




Ola Bruno, detalhe como você consegue trabalhar como desenvolvedor com MEI, pois entrei no site e pelo que achei só está disponível para professor de informática e técnico em manutenção de computadores.
Outra coisa, qual a melhor forma de vender sistema, como você tem feito?
Obrigado.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Thiago

Thiago

10/01/2012

cara te dou uma dica, tente entrar em uma empresa já consolidada, muito melhor, trabalhar como autonomo na area de programação é muito dificil, mais se mesmo assim voce quisser, faça um sistema financeiro, é muito facil de vender, pelo menos aqui na minha região, e além do mais voce pode utilizar esse sistema em qualquer outro sistema
GOSTEI 0
Anderson Ferreira

Anderson Ferreira

10/01/2012

alguem tem uma modelagem ou idéia de como se fazer um sistema financeiro completo, gostei da idéia e estou pensando em desenvolver um sistema desse. Agradeço desde já a ajuda de todos.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

10/01/2012

Como disse Seth Godin: ´´Não busque consumidores para os seus produtos. Busque produtos para os seus clientes.´´
Vá por partes, tente identificar um tipo de cliente que pode precisar deu um sistema específico. Pesquise, entre em contato, pergunte sobre essa necessidade e sobre o interesse em adquirir o software.
Caso você tenha uma ideia de sistema para desenvolver, faça uma análise de mercado antes, veja se é viável desenvolvê-lo e se terá clientes.

Enfim, não parta do zero para desenvolver um sistema que você nem sabe se terá comprador.
PESQUISE ANTES.

Boa sorte.
GOSTEI 0
Edevar Filho

Edevar Filho

10/01/2012

Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do "arrastar e soltar" do Visual Studio.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

10/01/2012

Olá, tudo em paz?
Com relação à tecnologia, o cliente geralmente nem faz ideia do que seja, então pra ele não importa o nome do santo, ele quer ver o milagre, se é que você me entende. Então use aquilo que te trará mais produtividade.
Já a questão de cobrar, é muito variável.
- Você pode "vender" o sistema, receber uma única vez por ele e quando o cliente precisar de manutenção, você dá um preço.
- Ou você pode cobrar um valor pela instalação e definir uma mensalidade, dando direito a atualizações e suporte, por exemplo;
- - Dentro das atualizações e suporte, você deve definir o que está incluso, pois o cliente pode começar a fazer solicitações absurdas que dentro de algum tempo terão modificado completamente o sistema. Então para modificações "pessoais" maiores, você pode cobrar por fora.
Enfim, não tem receita, você vai escolher o que é melhor para você e para o cliente.
Boa sorte.
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/01/2012

Bom Bruno sou dar minha sugestão e minha experiência, trabalho no C. Militar de SP, e comecei um empresa de software a uns 4 anos, com Delphi fiz dois programas, um para Agronegócios e outro para uma empresa de pedras preciosas, tive que abrir uma Empresa MEI(Micro Empresa Individual) sem funcionários para Emitir NFe, ai o negócio foi crescendo, aquilo que o Joel disse identifique o que o cliente quer, um produto específico, depois disse busque produtos para seus clientes.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

10/01/2012

Grande Paulo. Estou com planos de começar um negócio próprio em breve, então será que você poderia compartilhar essa experiência conosco? Se for possível, claro.
Hoje você já tem mais alguém trabalhando com você ou continua individualmente?
Foi simples abrir a empresa individual? E em termos de investimento, foi grande?

Abraço e obrigado desde já.
GOSTEI 0
Edevar Filho

Edevar Filho

10/01/2012

Desculpe, a pergunta a cima é direcionada ao Paulo, mas se o Bruno tiver alguma experiência como autônomo qualquer dica é bem vinda.
GOSTEI 0
Fabio Rocha

Fabio Rocha

10/01/2012

Boa noite amigos, necessito de ajuda, sou programador delphi, e estou desempregado, moro na região de Angra dos Reis RJ, gostaria de sugestões sobre como começar a trabalhar sosinho, me encontro em uma situação um pouco dificil, toda a ajuda é bem vinda.

Ola, você pode tentar começar a pegar alguns projetos no Workana, da uma olhada: https://www.workana.com/
GOSTEI 0
Lao

Lao

10/01/2012

Bom Bruno sou dar minha sugestão e minha experiência, trabalho no C. Militar de SP, e comecei um empresa de software a uns 4 anos, com Delphi fiz dois programas, um para Agronegócios e outro para uma empresa de pedras preciosas, tive que abrir uma Empresa MEI(Micro Empresa Individual) sem funcionários para Emitir NFe, ai o negócio foi crescendo, aquilo que o Joel disse identifique o que o cliente quer, um produto específico, depois disse busque produtos para seus clientes.


Boa noite Paulo!

Como se enquadraria a função do programador no MEI?
Também queria abrir.

Att,
GOSTEI 0
Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda

10/01/2012

Autônomo é complicado, mas não tem segredo .. é a dica do Joel, tudo o que ele disse é válido!

faça o que ele disse e encontrará sucesso, começa perguntando o que mais falta pros clientes e etc.
GOSTEI 0
Claudio Ferreira

Claudio Ferreira

10/01/2012

Pela lei desenvolvimento de software não se enquadra em MEI, mas como tudo no Brasil é muito fácil de fazer errado que nunca acontece nada, é provável que vai estar tudo certo para quem abre empresa MEI, ganha CNPJ pode emitir NF e coloca lá como professor ou replicador de CD/DVD (acho que esse é o termo) e vende seu software com baixíssimo imposto. Desejo prosperidade a voce Paulo, os impostos estão muito altos mesmo, para uma contrapartida não equivalente.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

10/01/2012

sem comprovação de experiencia fica mais dificil.
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

10/01/2012

Só complementando e dando algumas opiniões; no caso do MEI o programador se enquadra na categoria referente a Banco de dados. Na lista de atividades do MEI é só procurar por lista de dados.

Em relação ao que o amigo falou sobre comprovação de experiência, isso realmente atrapalha e muito. Só que no meu ponto de vista o cara não tem que comprovar experiência de tanto tempo em mercado, ele tem que mostrar que realmente sabe desenvolver e trabalhar na função determinada, não me adiantaria em nada contratar uma pessoa com X anos trabalhando em um local e não saber fazer nada.

Infelizmente o mercado de trabalho para qualquer que seja a área é burro.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/01/2012

Ricardo, o que é o MEI?
GOSTEI 0
Bruno Betioli

Bruno Betioli

10/01/2012

Ricardo, o que é o MEI?


Está na resposta do Paulo Freire... Micro Empresa Individual.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/01/2012

ah valeu, desculpe minha falta de atenção.
GOSTEI 0
Claudio Ferreira

Claudio Ferreira

10/01/2012

Ricardo, onde voce achou a atividade permitido "banco de dados" no MEI ? procurei lá agora e o máximo que encontrei na área de informática foi :

COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA
DIGITADOR(A)
INSTRUTOR(A) DE INFORMÁTICA
TÉCNICO(A) DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADOR

Mas nenhum deles se parece ou se assemelha com desenvolvimento de softwares. (INFELIZMENTE) esqueceram a profissão de programador ou analista.

Alguém tinha que informá-los disso porque há muita gente desenvolvendo por conta própria e que não tem estrutura para abrir empresa comum (muito imposto)

Atividades permitidas
GOSTEI 1
Raphael Souza

Raphael Souza

10/01/2012

Como disse Seth Godin: ´´Não busque consumidores para os seus produtos. Busque produtos para os seus clientes.´´
Vá por partes, tente identificar um tipo de cliente que pode precisar deu um sistema específico. Pesquise, entre em contato, pergunte sobre essa necessidade e sobre o interesse em adquirir o software.
Caso você tenha uma ideia de sistema para desenvolver, faça uma análise de mercado antes, veja se é viável desenvolvê-lo e se terá clientes.

Enfim, não parta do zero para desenvolver um sistema que você nem sabe se terá comprador.
PESQUISE ANTES.

Boa sorte.


Não haveria observação melhor a se fazer. Muito bem colocado.
GOSTEI 0
Alex Oliveira

Alex Oliveira

10/01/2012

É complicado mas não impossível, muitos começam com pequenos projetos, aqueles tipos pequenos cadastros para locadoras, mercado, escolas, este tipos de soft é muito requisitado mas requer uma certa especialização como da área de automação. Desta forma você vai adquirir experiência aos poucos para assim caminhar em terreno mais " ásperos " da sobrevivência freelancer.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

10/01/2012

boa colocação Alex, sempre começando por "baixo" como muitos falam, com coisas simples mesmo. mostrando do que vc é e será capaz.
GOSTEI 0
Bruno Pedroso

Bruno Pedroso

10/01/2012

Boa noite. Você abriu uma MEI? Estava vendo a lista e não achei desenvolvedor de software ou programador na lista de profissões que podem abrir MEI.
GOSTEI 0
Lucas Rocha

Lucas Rocha

10/01/2012

também estou interessado no assunto.. como conseguir um MEI para area de Desenv. de Software..

Abraços!
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/01/2012

Se enquandra pelo seu faturamento

No Brasil, temos 4 sistemas de tributação federal, a saber:
1. Micro Empreendedor Individual – limite para opção é a Receita Bruta anual até R$ 60.000,00;
2. Simples Nacional – limite anual para opção é a Receita Bruta até R$ 3.600.000,00;
3. Lucro Presumido – limite de Receita Bruta anual até R$ 78.000.000;
4. Lucro Real – sem limite de opção.
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/01/2012

Eu uso o código de serviço 02798, quando passou de R$ 5.000,00 ao mês o faturamento do CNPJ, tive que mudar de MEI para ME, ai pude contrar funcionários pois MEI, não pode ter funcionarios e sua aliquota é de 5%, bem baixa, quando muda para ME, ai complica um pouco, pois vc é obrigado a contratar um contador. Lembrando, quando vc abre uma MEI, qualquer contador deve abrir sua empresa gratuitamente, isso é lei, para manter basta recolher o DANFE todos mês. Para isso será necessário criar CCM no seu Estado, a partir dai vc já tem um CNPJ.



http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Decretos/Ant2001/1999/Dec300099.htm

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2004/in4592004.htm

Solução: http://www.apply.com.br/201309prefsao.htm
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/01/2012

Pela lei desenvolvimento de software não se enquadra em MEI, mas como tudo no Brasil é muito fácil de fazer errado que nunca acontece nada, é provável que vai estar tudo certo para quem abre empresa MEI, ganha CNPJ pode emitir NF e coloca lá como professor ou replicador de CD/DVD (acho que esse é o termo) e vende seu software com baixíssimo imposto. Desejo prosperidade a voce Paulo, os impostos estão muito altos mesmo, para uma contrapartida não equivalente.



Ao cláudio, Se enquandra pelo seu faturamento.

No Brasil, temos 4 sistemas de tributação federal, a saber:
1. Micro Empreendedor Individual – limite para opção é a Receita Bruta anual até R$ 60.000,00;
2. Simples Nacional – limite anual para opção é a Receita Bruta até R$ 3.600.000,00;
3. Lucro Presumido – limite de Receita Bruta anual até R$ 78.000.000;
4. Lucro Real – sem limite de opção.

Eu uso o código de serviço 02798, quando passou de R$ 5.000,00 ao mês o faturamento do CNPJ, tive que mudar de MEI para ME, ai pude contrar funcionários pois MEI, não pode ter funcionarios e sua aliquota é de 5%, bem baixa, quando muda para ME, ai complica um pouco, pois vc é obrigado a contratar um contador. Lembrando, quando vc abre uma MEI, qualquer contador deve abrir sua empresa gratuitamente, isso é lei, para manter basta recolher o DANFE todos mês. Para isso será necessário criar CCM no seu Estado, a partir dai vc já tem um CNPJ.



http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Decretos/Ant2001/1999/Dec300099.htm

http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2004/in4592004.htm

Solução: http://www.apply.com.br/201309prefsao.htm
GOSTEI 0
Paulo Freire

Paulo Freire

10/01/2012

Grande Joel, vou contar sim, surgiu de um orçamento de um software de cadastro de clientes, estoque de pedras precisosas, lapdação, perdas etc para H. Ster. Mas tinha que emitir Nota Fiscal, foi ai que tive que abrir o MEI, na época (2010) cobrei 12.569(não esqueço desse valor, pois foi minha primeira NF). Fui na prefeitura de SP e abri CCM(Cadastro de Contribuintes Mobiliários) que em seguinda minha contadora fez o pedido de CNPJ para meu MEI. Beleza, emiti a Nota de no valor e fiquei com dúvida, posso emitir Nota nesse Valor?, ela me informou que na época não podia passar de 43.000 no ano(Hoje não pode passar de 60.000 no ano para MEI). Meu investimo inicial foi um Note, Windows XP e Delphi 2007, pois usei o firebird 1.5 de banco e Rave reports para relatórios.

Beleza, comecei cobranco uma mantenção de mensal de 5 salários mínimos depois da implantação do sistema +/- 60 dias, que já era R$ 2.500,00, tranquilo, ainda estava com 30.000 por ano + 12.569 (Dentro dos 43.000 por ano). Ai surgiu a 2 empresa, um software de agronegócio(recomendo a todos entrarem nisso) tem muito mercado. Em 2011 percebi que iria passar dos 43.000 por ano e até cobrei pouco pelo desenvolvimento do sistema e também cobro 5 míninos de manutenção do sistema, ai tive que ir para o Simples Nacional.
GOSTEI 0
Claudio Ferreira

Claudio Ferreira

10/01/2012

Obrigado Paulo Freire !
GOSTEI 0
Lucas Rocha

Lucas Rocha

10/01/2012

Grande Joel, vou contar sim, surgiu de um orçamento de um software de cadastro de clientes, estoque de pedras precisosas, lapdação, perdas etc para H. Ster. Mas tinha que emitir Nota Fiscal, foi ai que tive que abrir o MEI, na época (2010) cobrei 12.569(não esqueço desse valor, pois foi minha primeira NF). Fui na prefeitura de SP e abri CCM(Cadastro de Contribuintes Mobiliários) que em seguinda minha contadora fez o pedido de CNPJ para meu MEI. Beleza, emiti a Nota de no valor e fiquei com dúvida, posso emitir Nota nesse Valor?, ela me informou que na época não podia passar de 43.000 no ano(Hoje não pode passar de 60.000 no ano para MEI). Meu investimo inicial foi um Note, Windows XP e Delphi 2007, pois usei o firebird 1.5 de banco e Rave reports para relatórios.

Beleza, comecei cobranco uma mantenção de mensal de 5 salários mínimos depois da implantação do sistema +/- 60 dias, que já era R$ 2.500,00, tranquilo, ainda estava com 30.000 por ano + 12.569 (Dentro dos 43.000 por ano). Ai surgiu a 2 empresa, um software de agronegócio(recomendo a todos entrarem nisso) tem muito mercado. Em 2011 percebi que iria passar dos 43.000 por ano e até cobrei pouco pelo desenvolvimento do sistema e também cobro 5 míninos de manutenção do sistema, ai tive que ir para o Simples Nacional.


Muito interessante vou tentar arriscar também e dar as caras, pq nada cai do céu, só o premio da Mega Sena! kkk

Poderia informar como faço pra abrir um MEI ?? passo a passo??

Obrigado
GOSTEI 0
Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

10/01/2012

Bem legal mesmo, tambem quero maiores informações. é somente para desenvolvedores de software?
GOSTEI 0
André Silvestrini

André Silvestrini

10/01/2012

Olá amigos, sou programador php e desenvolvi varios sites de conteudo como sites de filmes e videos, todos sites crio robo para poder postar filmes automaticamente assim em menos de 4 horas poder ter um site com mais de 20 mil filmes rapidinho. ?Meu skype andreluizsilvestrini.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

10/01/2012

Como é a criação desse robo? pode informar?
GOSTEI 0
André Silvestrini

André Silvestrini

10/01/2012

Tipo assim eu crio um admim que voce digita a palavra gatas, vamos dizer que o site e conteudo adulto e o robo que fiz pesquisa no site do xvideo e nos tras o tiutlo, foto, codigo do filme, tempo, tags para criar paginas e descritivo, eu pego isso e gravo na base de dados do site que fiz. Ai eu consigo tirar os ja cadastrados pois verifico antes de cadastrar. Ja crio tambem o titulo diferente com umas regras em programção e a url amigavel. Em emnos de 4 horas voce posta 40 mil filmes.
Fale comigo pelo skype: andreluizsilvestrini
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

10/01/2012

Basta essas infos, acho que entendi. Obrigado.
GOSTEI 0
Paula

Paula

10/01/2012

Olá tudo bem?
Estou procurando vendedores para meu sistemas. Algum interessado?
Entrar em contrato whatsapp (54) 99131-6888
GOSTEI 0
POSTAR