Como trabalhar como programador autonomo.

10/01/2012

0

Boa noite amigos, necessito de ajuda, sou programador delphi, e estou desempregado, moro na região de Angra dos Reis RJ, gostaria de sugestões sobre como começar a trabalhar sosinho, me encontro em uma situação um pouco dificil, toda a ajuda é bem vinda.
Bruno Santos

Bruno Santos

Responder

Post mais votado

08/03/2013

Bom Bruno sou dar minha sugestão e minha experiência, trabalho no C. Militar de SP, e comecei um empresa de software a uns 4 anos, com Delphi fiz dois programas, um para Agronegócios e outro para uma empresa de pedras preciosas, tive que abrir uma Empresa MEI(Micro Empresa Individual) sem funcionários para Emitir NFe, ai o negócio foi crescendo, aquilo que o Joel disse identifique o que o cliente quer, um produto específico, depois disse busque produtos para seus clientes.




Ola Bruno, detalhe como você consegue trabalhar como desenvolvedor com MEI, pois entrei no site e pelo que achei só está disponível para professor de informática e técnico em manutenção de computadores.
Outra coisa, qual a melhor forma de vender sistema, como você tem feito?
Obrigado.

Edevar Filho

Edevar Filho
Responder

Mais Posts

14/01/2012

Thiago

cara te dou uma dica, tente entrar em uma empresa já consolidada, muito melhor, trabalhar como autonomo na area de programação é muito dificil, mais se mesmo assim voce quisser, faça um sistema financeiro, é muito facil de vender, pelo menos aqui na minha região, e além do mais voce pode utilizar esse sistema em qualquer outro sistema
Responder

09/02/2012

Anderson Ferreira

alguem tem uma modelagem ou idéia de como se fazer um sistema financeiro completo, gostei da idéia e estou pensando em desenvolver um sistema desse. Agradeço desde já a ajuda de todos.
Responder

21/03/2012

Joel Rodrigues

Como disse Seth Godin: ´´Não busque consumidores para os seus produtos. Busque produtos para os seus clientes.´´
Vá por partes, tente identificar um tipo de cliente que pode precisar deu um sistema específico. Pesquise, entre em contato, pergunte sobre essa necessidade e sobre o interesse em adquirir o software.
Caso você tenha uma ideia de sistema para desenvolver, faça uma análise de mercado antes, veja se é viável desenvolvê-lo e se terá clientes.

Enfim, não parta do zero para desenvolver um sistema que você nem sabe se terá comprador.
PESQUISE ANTES.

Boa sorte.
Responder

06/03/2013

Edevar Filho

Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do "arrastar e soltar" do Visual Studio.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado
Responder

06/03/2013

Joel Rodrigues

Olá, tudo em paz?
Com relação à tecnologia, o cliente geralmente nem faz ideia do que seja, então pra ele não importa o nome do santo, ele quer ver o milagre, se é que você me entende. Então use aquilo que te trará mais produtividade.
Já a questão de cobrar, é muito variável.
- Você pode "vender" o sistema, receber uma única vez por ele e quando o cliente precisar de manutenção, você dá um preço.
- Ou você pode cobrar um valor pela instalação e definir uma mensalidade, dando direito a atualizações e suporte, por exemplo;
- - Dentro das atualizações e suporte, você deve definir o que está incluso, pois o cliente pode começar a fazer solicitações absurdas que dentro de algum tempo terão modificado completamente o sistema. Então para modificações "pessoais" maiores, você pode cobrar por fora.
Enfim, não tem receita, você vai escolher o que é melhor para você e para o cliente.
Boa sorte.
Responder

06/03/2013

Paulo Freire

Bom Bruno sou dar minha sugestão e minha experiência, trabalho no C. Militar de SP, e comecei um empresa de software a uns 4 anos, com Delphi fiz dois programas, um para Agronegócios e outro para uma empresa de pedras preciosas, tive que abrir uma Empresa MEI(Micro Empresa Individual) sem funcionários para Emitir NFe, ai o negócio foi crescendo, aquilo que o Joel disse identifique o que o cliente quer, um produto específico, depois disse busque produtos para seus clientes.
Responder

07/03/2013

Joel Rodrigues

Grande Paulo. Estou com planos de começar um negócio próprio em breve, então será que você poderia compartilhar essa experiência conosco? Se for possível, claro.
Hoje você já tem mais alguém trabalhando com você ou continua individualmente?
Foi simples abrir a empresa individual? E em termos de investimento, foi grande?

Abraço e obrigado desde já.
Responder

08/03/2013

Edevar Filho

Desculpe, a pergunta a cima é direcionada ao Paulo, mas se o Bruno tiver alguma experiência como autônomo qualquer dica é bem vinda.
Responder

20/03/2013

Fabio Rocha

Boa noite amigos, necessito de ajuda, sou programador delphi, e estou desempregado, moro na região de Angra dos Reis RJ, gostaria de sugestões sobre como começar a trabalhar sosinho, me encontro em uma situação um pouco dificil, toda a ajuda é bem vinda.

Ola, você pode tentar começar a pegar alguns projetos no Workana, da uma olhada: https://www.workana.com/
Responder

08/11/2013

Lao

Bom Bruno sou dar minha sugestão e minha experiência, trabalho no C. Militar de SP, e comecei um empresa de software a uns 4 anos, com Delphi fiz dois programas, um para Agronegócios e outro para uma empresa de pedras preciosas, tive que abrir uma Empresa MEI(Micro Empresa Individual) sem funcionários para Emitir NFe, ai o negócio foi crescendo, aquilo que o Joel disse identifique o que o cliente quer, um produto específico, depois disse busque produtos para seus clientes.


Boa noite Paulo!

Como se enquadraria a função do programador no MEI?
Também queria abrir.

Att,
Responder

02/12/2013

Rodrigo Lacerda

Autônomo é complicado, mas não tem segredo .. é a dica do Joel, tudo o que ele disse é válido!

faça o que ele disse e encontrará sucesso, começa perguntando o que mais falta pros clientes e etc.
Responder

05/06/2014

Claudio Ferreira

Pela lei desenvolvimento de software não se enquadra em MEI, mas como tudo no Brasil é muito fácil de fazer errado que nunca acontece nada, é provável que vai estar tudo certo para quem abre empresa MEI, ganha CNPJ pode emitir NF e coloca lá como professor ou replicador de CD/DVD (acho que esse é o termo) e vende seu software com baixíssimo imposto. Desejo prosperidade a voce Paulo, os impostos estão muito altos mesmo, para uma contrapartida não equivalente.
Responder

05/06/2014

Marcelo Pastore

sem comprovação de experiencia fica mais dificil.
Responder

07/06/2014

Ricardo

Só complementando e dando algumas opiniões; no caso do MEI o programador se enquadra na categoria referente a Banco de dados. Na lista de atividades do MEI é só procurar por lista de dados.

Em relação ao que o amigo falou sobre comprovação de experiência, isso realmente atrapalha e muito. Só que no meu ponto de vista o cara não tem que comprovar experiência de tanto tempo em mercado, ele tem que mostrar que realmente sabe desenvolver e trabalhar na função determinada, não me adiantaria em nada contratar uma pessoa com X anos trabalhando em um local e não saber fazer nada.

Infelizmente o mercado de trabalho para qualquer que seja a área é burro.
Responder

07/06/2014

Roniere Almeida

Ricardo, o que é o MEI?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar