Como validar um campo antes do usuário clicar no SUBMIT?
Olá estou querendo criar um formulário de cadastro pro meu CMS e estou com problemas na hora de validar os campos.
Bem quero que o campo "E-MAIL" seja validado assim que o usuário terminar de digitar... tipo ele digita "fulanodetal@meuemail.com" e aí é feita uma verificação no banco de dados se o email digitado já existe...
bem Agradeço desde já.
Atte. Dudu Barbosa
Bem quero que o campo "E-MAIL" seja validado assim que o usuário terminar de digitar... tipo ele digita "fulanodetal@meuemail.com" e aí é feita uma verificação no banco de dados se o email digitado já existe...
bem Agradeço desde já.
Atte. Dudu Barbosa
Dudu Barbosa
Curtidas 0
Respostas
Alisson Santos
28/08/2014
Poderia utilizar o padrão do HTML 5 que já faz a validação por padrão.
Utilizando o type = "email".
Exemplo:
no caso ele vai validar o e-mail quando o formulário sofrer o submit.
Agora para validar ao sair, aconselho utilizar um javascript para isso.
Espero ter ajudado
Utilizando o type = "email".
Exemplo:
<form method = "post" action = ""> <label for = "email"> E-mail: </label> <input id="email" type=email required name=email>
no caso ele vai validar o e-mail quando o formulário sofrer o submit.
Agora para validar ao sair, aconselho utilizar um javascript para isso.
Espero ter ajudado
GOSTEI 0
Marcelo Pastore
28/08/2014
Alisson, o dudu citou a parte de acesso ao banco para verificar se o email ja existe, nessa situação pode utilizar o que vc citou?
GOSTEI 0
Ronaldo Lanhellas
28/08/2014
Alisson, o dudu citou a parte de acesso ao banco para verificar se o email ja existe, nessa situação pode utilizar o que vc citou?
Para o caso de validar em tempo real no banco de dados se o email existe, pode-se utilizar AJAX.
GOSTEI 0
Alisson Santos
28/08/2014
No caso de validação no banco de dados.
Teria que ter um script que quando dado o submit ele iria até o banco com o usuário logado e verificaria se tinha e-mail cadastrado para o mesmo, caso tivesse teria que comparar o que está no campo com o que está no banco de dados, caso estivesse errado ele retornaria a mensagem de erro.
O que fiz ele não vai deixar inserir se a estrutura do e-mail estiver errada.
Teria que ter um script que quando dado o submit ele iria até o banco com o usuário logado e verificaria se tinha e-mail cadastrado para o mesmo, caso tivesse teria que comparar o que está no campo com o que está no banco de dados, caso estivesse errado ele retornaria a mensagem de erro.
O que fiz ele não vai deixar inserir se a estrutura do e-mail estiver errada.
GOSTEI 0
Dudu Barbosa
28/08/2014
Olá agradeço aos que me responderam,
Acho que por erro meu não deixei claro o que na verdade quero.
Bem acho que isso deve ser feito com AJAX mesmo, então na verdade quero que seja feita a VERIFICAÇÃO do email no banco ANTES do usuário clicar no submit...
tipo assim:
o usuário digita o email, e quando ele passa para o outro campo acontece a verificação e retorna o resultado, tipo se ja é cadastrado aparece a mensagem de erro, se ainda nao for cadastrado aparece a msg tipo "email correto" algo assim...
atte. dudu Barbosa
Bem acho que isso deve ser feito com AJAX mesmo, então na verdade quero que seja feita a VERIFICAÇÃO do email no banco ANTES do usuário clicar no submit...
tipo assim:
o usuário digita o email, e quando ele passa para o outro campo acontece a verificação e retorna o resultado, tipo se ja é cadastrado aparece a mensagem de erro, se ainda nao for cadastrado aparece a msg tipo "email correto" algo assim...
atte. dudu Barbosa
GOSTEI 0
Raphael Souza
28/08/2014
Olá agradeço aos que me responderam,
tipo assim:
atte. dudu Barbosa
tipo assim:
atte. dudu Barbosa
Para realizar este tipo de verificação você vai precisar de uma trigger .change() no campo de email tendo como callback do evento uma chamada ajax fazendo essa verificação.
Seguem os links das API's necessárias para fazer isso: [url:descricao=.change()]http://api.jquery.com/change/[/url] e [url:descricao=$.ajax()]http://api.jquery.com/jquery.ajax/[/url].
Uma ideia é retornar a chamada do AJAX com o HTML e nesse retorno já embutir a mensagem de erro caso retorne que o email já existe.
GOSTEI 0
Dudu Barbosa
28/08/2014
Bem galera obrigado a todos pelas respostas,
Achei uma tutorial que ensinou bem o que eu queria, só precisei alterar algumas coisas e deu certo.
Consulta interativa sem refresh com AJAX
taí a tutorial para que vejam caso necessário... atte Dudu Barbosa
Achei uma tutorial que ensinou bem o que eu queria, só precisei alterar algumas coisas e deu certo.
Consulta interativa sem refresh com AJAX
taí a tutorial para que vejam caso necessário... atte Dudu Barbosa
GOSTEI 0