Fórum Como validar um campo antes do usuário clicar no SUBMIT? #490470
28/08/2014
0
Bem quero que o campo "E-MAIL" seja validado assim que o usuário terminar de digitar... tipo ele digita "fulanodetal@meuemail.com" e aí é feita uma verificação no banco de dados se o email digitado já existe...
bem Agradeço desde já.
Atte. Dudu Barbosa
Dudu Barbosa
Curtir tópico
+ 0Posts
28/08/2014
Alisson Santos
Utilizando o type = "email".
Exemplo:
<form method = "post" action = ""> <label for = "email"> E-mail: </label> <input id="email" type=email required name=email>
no caso ele vai validar o e-mail quando o formulário sofrer o submit.
Agora para validar ao sair, aconselho utilizar um javascript para isso.
Espero ter ajudado
Gostei + 0
28/08/2014
Marcelo Pastore
Gostei + 0
28/08/2014
Ronaldo Lanhellas
Para o caso de validar em tempo real no banco de dados se o email existe, pode-se utilizar AJAX.
Gostei + 0
28/08/2014
Alisson Santos
Teria que ter um script que quando dado o submit ele iria até o banco com o usuário logado e verificaria se tinha e-mail cadastrado para o mesmo, caso tivesse teria que comparar o que está no campo com o que está no banco de dados, caso estivesse errado ele retornaria a mensagem de erro.
O que fiz ele não vai deixar inserir se a estrutura do e-mail estiver errada.
Gostei + 0
28/08/2014
Dudu Barbosa
Acho que por erro meu não deixei claro o que na verdade quero.
Bem acho que isso deve ser feito com AJAX mesmo, então na verdade quero que seja feita a VERIFICAÇÃO do email no banco ANTES do usuário clicar no submit...
tipo assim:
o usuário digita o email, e quando ele passa para o outro campo acontece a verificação e retorna o resultado, tipo se ja é cadastrado aparece a mensagem de erro, se ainda nao for cadastrado aparece a msg tipo "email correto" algo assim...
atte. dudu Barbosa
Gostei + 0
29/08/2014
Dudu Barbosa
Achei uma tutorial que ensinou bem o que eu queria, só precisei alterar algumas coisas e deu certo.
Consulta interativa sem refresh com AJAX
taí a tutorial para que vejam caso necessário... atte Dudu Barbosa
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)