GARANTIR DESCONTO

Fórum Como validar um campo antes do usuário clicar no SUBMIT? #490470

28/08/2014

0

Olá estou querendo criar um formulário de cadastro pro meu CMS e estou com problemas na hora de validar os campos.
Bem quero que o campo "E-MAIL" seja validado assim que o usuário terminar de digitar... tipo ele digita "fulanodetal@meuemail.com" e aí é feita uma verificação no banco de dados se o email digitado já existe...

bem Agradeço desde já.
Atte. Dudu Barbosa
Dudu Barbosa

Dudu Barbosa

Responder

28/08/2014

Alisson Santos

Poderia utilizar o padrão do HTML 5 que já faz a validação por padrão.
Utilizando o type = "email".

Exemplo:
<form method = "post" action = "">
   <label for = "email"> E-mail: </label> <input id="email" type=email required name=email>

no caso ele vai validar o e-mail quando o formulário sofrer o submit.
Agora para validar ao sair, aconselho utilizar um javascript para isso.

Espero ter ajudado
Responder

Gostei + 0

28/08/2014

Marcelo Pastore

Alisson, o dudu citou a parte de acesso ao banco para verificar se o email ja existe, nessa situação pode utilizar o que vc citou?
Responder

Gostei + 0

28/08/2014

Ronaldo Lanhellas

Alisson, o dudu citou a parte de acesso ao banco para verificar se o email ja existe, nessa situação pode utilizar o que vc citou?

Para o caso de validar em tempo real no banco de dados se o email existe, pode-se utilizar AJAX.
Responder

Gostei + 0

28/08/2014

Alisson Santos

No caso de validação no banco de dados.

Teria que ter um script que quando dado o submit ele iria até o banco com o usuário logado e verificaria se tinha e-mail cadastrado para o mesmo, caso tivesse teria que comparar o que está no campo com o que está no banco de dados, caso estivesse errado ele retornaria a mensagem de erro.
O que fiz ele não vai deixar inserir se a estrutura do e-mail estiver errada.
Responder

Gostei + 0

28/08/2014

Dudu Barbosa

Olá agradeço aos que me responderam,
Acho que por erro meu não deixei claro o que na verdade quero.
Bem acho que isso deve ser feito com AJAX mesmo, então na verdade quero que seja feita a VERIFICAÇÃO do email no banco ANTES do usuário clicar no submit...
tipo assim:
o usuário digita o email, e quando ele passa para o outro campo acontece a verificação e retorna o resultado, tipo se ja é cadastrado aparece a mensagem de erro, se ainda nao for cadastrado aparece a msg tipo "email correto" algo assim...
atte. dudu Barbosa
Responder

Gostei + 0

29/08/2014

Dudu Barbosa

Bem galera obrigado a todos pelas respostas,
Achei uma tutorial que ensinou bem o que eu queria, só precisei alterar algumas coisas e deu certo.

Consulta interativa sem refresh com AJAX

taí a tutorial para que vejam caso necessário... atte Dudu Barbosa
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar