Como vocês fazem Log dos seus sistemas?

Delphi

11/01/2005

Como vocês fazem Log dos seus sistemas?
Preciso de algumas dicas, já pensei várias formas de fazer, mas não consigo achar uma maneira de fazer isso meio automático. O que eu preciso na verdade é salvar os dados dos campos de um form qualquer antes e depois da alteração/inclusão/exclusão dos dados.

Lperosa

Lperosa

Curtidas 0

Respostas

Bruno_fantin

Bruno_fantin

11/01/2005

Uma vez eu vi um processo assim...

Tinha uma tabela no banco com 2 campos... Codigo (AutoIncremento) e SQL (String)

Em todas as tabelas eram feitos codigos nas 3 triggers... Essas triggers salvava naquela tabela uma sql para voltar o banco ao estado anterior...

Era mais ou menos assim... Trigger de insert criava um delete na tabela...
Trigger de update criava um update voltado o que era antes...
Trigger de Delete criava um insert...

Em resumo... Se eu pegasse todas as SQL de hoje e executasse em seguencia eu tinha o banco igual a de ontem...

Era muito legal isso...

Mas eu não faço assim... Na verdade eu só uso log em poucas tabelas e para alguns campos só... Ai crio uma tabela auxiliar para cada tabela de terá log... Crio as triggers para qualquer alteração salvar na tabela auxiliar....

GOSTEI 0
Diogoalles

Diogoalles

11/01/2005

Em um dos sistemas eu tenho uma tabela de cadastro de programas, onde eu cadastro as telas do meu sistema .. exemplo :
- cadastro o Form1

E tenho uma outra tabela q tem o Programa (que vem do cadastro acima) que esta sendo alterado, o Usuario que esta fazendo a operação, e qual a operação q ele está fazendo (Incluir,Excluir,Alterar) e o valor da PK do programa. Por exemplo:
- o Form1 que é cadastro de Clientes:
- é gravado na tabela:

Cd_prog = Form1
Cd_usuario = admin
Id_operacao = I (Incluir)
Vl_PK = 12 (para esse cadastro de cliente seria o cd_cliente=12)
Data
Hora

em linhas gerais é essa ideia..

abraço
Diogo

GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

11/01/2005

Faço Log atraves de arquivo .txt onde preciso guardar apenas informações de segurança como : usuario , data, hora, forms acessados, etc...

Acho que vc pode fazer o que deseja atraves de arquivo txt.

GOSTEI 0
Lperosa

Lperosa

11/01/2005

Faço Log atraves de arquivo .txt onde preciso guardar apenas informações de segurança como : usuario , data, hora, forms acessados, etc... Acho que vc pode fazer o que deseja atraves de arquivo txt.

Não posso usar arquivo txt unicamente por o usuário poder entrar e alterar os dados.
Um Abraço.

GOSTEI 0
Lperosa

Lperosa

11/01/2005

Em um dos sistemas eu tenho uma tabela de cadastro de programas, onde eu cadastro as telas do meu sistema .. exemplo : - cadastro o Form1 E tenho uma outra tabela q tem o Programa (que vem do cadastro acima) que esta sendo alterado, o Usuario que esta fazendo a operação, e qual a operação q ele está fazendo (Incluir,Excluir,Alterar) e o valor da PK do programa. Por exemplo: - o Form1 que é cadastro de Clientes: - é gravado na tabela: Cd_prog = Form1 Cd_usuario = admin Id_operacao = I (Incluir) Vl_PK = 12 (para esse cadastro de cliente seria o cd_cliente=12) Data Hora em linhas gerais é essa ideia.. abraço Diogo

Realmente este é uma maneira de fazer. Porém se no form contem por exemplo 20 campos, onde vc guarda todas essas informações?

GOSTEI 0
Reginaldo174

Reginaldo174

11/01/2005

Não posso usar arquivo txt unicamente por o usuário poder entrar e alterar os dados.

Basta protejer a pasta onde está o seu sistema. Assim o usuário não terá acesso ao arquivo txt

GOSTEI 0
POSTAR