Como vocês fazem Log dos seus sistemas?
Como vocês fazem Log dos seus sistemas?
Preciso de algumas dicas, já pensei várias formas de fazer, mas não consigo achar uma maneira de fazer isso meio automático. O que eu preciso na verdade é salvar os dados dos campos de um form qualquer antes e depois da alteração/inclusão/exclusão dos dados.
Preciso de algumas dicas, já pensei várias formas de fazer, mas não consigo achar uma maneira de fazer isso meio automático. O que eu preciso na verdade é salvar os dados dos campos de um form qualquer antes e depois da alteração/inclusão/exclusão dos dados.
Lperosa
Curtidas 0
Respostas
Bruno_fantin
11/01/2005
Uma vez eu vi um processo assim...
Tinha uma tabela no banco com 2 campos... Codigo (AutoIncremento) e SQL (String)
Em todas as tabelas eram feitos codigos nas 3 triggers... Essas triggers salvava naquela tabela uma sql para voltar o banco ao estado anterior...
Era mais ou menos assim... Trigger de insert criava um delete na tabela...
Trigger de update criava um update voltado o que era antes...
Trigger de Delete criava um insert...
Em resumo... Se eu pegasse todas as SQL de hoje e executasse em seguencia eu tinha o banco igual a de ontem...
Era muito legal isso...
Mas eu não faço assim... Na verdade eu só uso log em poucas tabelas e para alguns campos só... Ai crio uma tabela auxiliar para cada tabela de terá log... Crio as triggers para qualquer alteração salvar na tabela auxiliar....
Tinha uma tabela no banco com 2 campos... Codigo (AutoIncremento) e SQL (String)
Em todas as tabelas eram feitos codigos nas 3 triggers... Essas triggers salvava naquela tabela uma sql para voltar o banco ao estado anterior...
Era mais ou menos assim... Trigger de insert criava um delete na tabela...
Trigger de update criava um update voltado o que era antes...
Trigger de Delete criava um insert...
Em resumo... Se eu pegasse todas as SQL de hoje e executasse em seguencia eu tinha o banco igual a de ontem...
Era muito legal isso...
Mas eu não faço assim... Na verdade eu só uso log em poucas tabelas e para alguns campos só... Ai crio uma tabela auxiliar para cada tabela de terá log... Crio as triggers para qualquer alteração salvar na tabela auxiliar....
GOSTEI 0
Diogoalles
11/01/2005
Em um dos sistemas eu tenho uma tabela de cadastro de programas, onde eu cadastro as telas do meu sistema .. exemplo :
- cadastro o Form1
E tenho uma outra tabela q tem o Programa (que vem do cadastro acima) que esta sendo alterado, o Usuario que esta fazendo a operação, e qual a operação q ele está fazendo (Incluir,Excluir,Alterar) e o valor da PK do programa. Por exemplo:
- o Form1 que é cadastro de Clientes:
- é gravado na tabela:
Cd_prog = Form1
Cd_usuario = admin
Id_operacao = I (Incluir)
Vl_PK = 12 (para esse cadastro de cliente seria o cd_cliente=12)
Data
Hora
em linhas gerais é essa ideia..
abraço
Diogo
- cadastro o Form1
E tenho uma outra tabela q tem o Programa (que vem do cadastro acima) que esta sendo alterado, o Usuario que esta fazendo a operação, e qual a operação q ele está fazendo (Incluir,Excluir,Alterar) e o valor da PK do programa. Por exemplo:
- é gravado na tabela:
Cd_prog = Form1
Cd_usuario = admin
Data
Hora
abraço
Diogo
GOSTEI 0
Reginaldo174
11/01/2005
Faço Log atraves de arquivo .txt onde preciso guardar apenas informações de segurança como : usuario , data, hora, forms acessados, etc...
Acho que vc pode fazer o que deseja atraves de arquivo txt.
GOSTEI 0
Lperosa
11/01/2005
Faço Log atraves de arquivo .txt onde preciso guardar apenas informações de segurança como : usuario , data, hora, forms acessados, etc...
Não posso usar arquivo txt unicamente por o usuário poder entrar e alterar os dados.
Um Abraço.
GOSTEI 0
Lperosa
11/01/2005
Em um dos sistemas eu tenho uma tabela de cadastro de programas, onde eu cadastro as telas do meu sistema .. exemplo :
- cadastro o Form1
- é gravado na tabela:
Cd_prog = Form1
Cd_usuario = admin
Data
Hora
abraço
Diogo
Realmente este é uma maneira de fazer. Porém se no form contem por exemplo 20 campos, onde vc guarda todas essas informações?
GOSTEI 0
Reginaldo174
11/01/2005
Não posso usar arquivo txt unicamente por o usuário poder entrar e alterar os dados.
Basta protejer a pasta onde está o seu sistema. Assim o usuário não terá acesso ao arquivo txt
GOSTEI 0