Componentes Ajustáveis!!!!!!!!!!
Caros Colegas..
Gostaria de criar um form onde o usuario possa definir o posicionamento e o tamanho dos componentes na tela, selecionando os mesmo de uma caixa de ferramentas, assim como funciona a criação de relatórios no ACCESS, alguém poderia me ajudar?
Agradeço antecipadamente..
Cabelo
Gostaria de criar um form onde o usuario possa definir o posicionamento e o tamanho dos componentes na tela, selecionando os mesmo de uma caixa de ferramentas, assim como funciona a criação de relatórios no ACCESS, alguém poderia me ajudar?
Agradeço antecipadamente..
Cabelo
Cabelo
Curtidas 0
Respostas
Cabelo
13/05/2004
Pessoal se alguém puder ao menos me dizer por onde começar eu agradeço..
Cabelo
Cabelo
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
ninguém???
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
sobe..
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
mais uma vez sobe..
GOSTEI 0
Tatuweb
13/05/2004
Criação de relatórios ou de formulários??? Bem, criar uma barra de ferramentas é extremamente simples e os componentes você pode criar em run-time. Acredito que o problema maior seja criar uma rotina para redimensionar e/ou arrastar os componentes criados, certo? Se o seu principal problema for esse saiba que existe um componente que faz esse trabalho. Basta dizer qual componente quer arrastar ou redimensionar que ele faz o trabalho sujo. Fica identico ao Delphi quando estamos em design-time. Alias esse componente é o mesmo usado pela Borland para a criação do Delphi (que foi desenvolvido no Borland C++). O componente é bem simples de usar, é freeware (desde que não seja usado comercialmente) e possui código fonte aberto.
Eu testei o link para baixar o componente mas não funcionou. Provavelmente o endereço do site deve ter mudado. Se quiser posso passá-lo por e-mail. Deixe seu e-mail aqui no forum ou passe em PVT.
Eu testei o link para baixar o componente mas não funcionou. Provavelmente o endereço do site deve ter mudado. Se quiser posso passá-lo por e-mail. Deixe seu e-mail aqui no forum ou passe em PVT.
GOSTEI 0
Tatuweb
13/05/2004
Ops. Digitei o link errado. Visite a página e baixe.
:arrow: [url]http://www.simes.clara.net/delphi/ctrlsize.htm[/url]
:arrow: [url]http://www.simes.clara.net/delphi/ctrlsize.htm[/url]
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Caro Colega..
Muito obrigado pela dica, funciona perfeitamente..
agradeço muito..
Cabelo
Muito obrigado pela dica, funciona perfeitamente..
agradeço muito..
Cabelo
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Caro Colega até aqui tudo bem, o problema é agora o seguinte, compilo .CLX, e percebi que este componente usa as UNITS :
Windows, WinTypes, WinProcs;
Como estou compilando em .CLX, não posso usar estas UNITS, se tirá-las simplesmente, não posso compilar o componente, pois falta a classe TRect, que é exclusiva da VCL, como faço para resolver este problema, já que mesmo em .CLX, posso redimensionar e movimentar meus componentes em design-time?
agradeço antecipadamente.
Cabeço
Windows, WinTypes, WinProcs;
Como estou compilando em .CLX, não posso usar estas UNITS, se tirá-las simplesmente, não posso compilar o componente, pois falta a classe TRect, que é exclusiva da VCL, como faço para resolver este problema, já que mesmo em .CLX, posso redimensionar e movimentar meus componentes em design-time?
agradeço antecipadamente.
Cabeço
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
sobe..
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Aê Galera me ajudem por favor!
agradeço antecipadamente..
Cabelo
agradeço antecipadamente..
Cabelo
GOSTEI 0
Tatuweb
13/05/2004
Se o problema é somente com o TRect copie a declaração do TRect para dentro da unit do componente. Se o problema for só esse vai funcionar na boa.
8)
8)
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Caro TatuWeb
Desculpe a minha ignorância, mas como assim copiar a declaração do TRect para o componente??
agradeço a atenção..
Cabelo
Desculpe a minha ignorância, mas como assim copiar a declaração do TRect para o componente??
agradeço a atenção..
Cabelo
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Sobe..
GOSTEI 0
Tatuweb
13/05/2004
mas como assim copiar a declaração do TRect
o que eu quiz dizer é abrir a unit Windows verificar como foi declarada TRect, copiar essa declaração e colar na unit do componente. Ficaria assim:
TRect = record case Integer of 0: (Left, Top, Right, Bottom: Integer); 1: (TopLeft, BottomRight: TPoint); end;
esse código vc colaria na unit do componente. Testei e funcionou. Mas como já imaginei o problema não é só com o TRect. Se vc seguir os passos acima vc mata o problema do TRect mas outros surgiram. O próximo problema será o TPoint. Para resolver o problema do TPoint bastaria seguir a lógica acima. Mas falta alguns detalhes: isso não resolve totalmente o problema porque o componente usa várias APIs do Windows, além disso tem as funções que estão dentro da unit Windows e que o componente usa.
Se o problema fosse só o TRect seria fácil resolver, mas o problema é muito maior. Várias adaptações terão que ser feitas para que vc não use a unit Windows. E se vc pretende usar o componente no Kylix eu acho que não vai funcionar. Em resumo: esse componente foi feito para Delphi. Se quiser compilá-lo para CLX vai ter refazer algumas funções.
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Caro Colega..
Depois de muito examinar, percebi que terei que fazer realmente todas as adaptações para .CLX, o quê não será tão simples. Sabendo mesmo que não tenho conhecimento para isso, de qualquer forma muito obrigado pela sua ajuda..
sem mais
Cabelo
Depois de muito examinar, percebi que terei que fazer realmente todas as adaptações para .CLX, o quê não será tão simples. Sabendo mesmo que não tenho conhecimento para isso, de qualquer forma muito obrigado pela sua ajuda..
sem mais
Cabelo
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Se mais alguém tiver idéias que possam me judar, ou souberem como fazer isso por favor poste aqui suas idéias ou códigos..
agradeço muito antecipadamente..
Cabelo
agradeço muito antecipadamente..
Cabelo
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
sobe...
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
sobe..
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Será que alguém sabe como fazer isso em .CLX??
Agredeço antecipadamente..
Cabelo
Agredeço antecipadamente..
Cabelo
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Sobe mais uma vez..
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
Sobe de novo..
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
sobe de novo...
GOSTEI 0
Cabelo
13/05/2004
sobe de novo..
GOSTEI 0
Zoom
13/05/2004
Agora vai descer a toda. Puxa vida, vamos colaborar pra manter o fórum agradável. Se ao invés de ficar escrevendo ´sobe´ ainda complementasse com alguma nova informação tudo bem, mas aí já é um grande abuso.
Qualquer coisa estou nas mps.
Qualquer coisa estou nas mps.
GOSTEI 0