Fórum Componentes Ajustáveis!!!!!!!!!! #232037

13/05/2004

0

Caros Colegas..

Gostaria de criar um form onde o usuario possa definir o posicionamento e o tamanho dos componentes na tela, selecionando os mesmo de uma caixa de ferramentas, assim como funciona a criação de relatórios no ACCESS, alguém poderia me ajudar?

Agradeço antecipadamente..

Cabelo

Cabelo

Cabelo

Responder

13/05/2004

Cabelo

Pessoal se alguém puder ao menos me dizer por onde começar eu agradeço..

Cabelo

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Cabelo

ninguém???

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Cabelo

sobe..

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Cabelo

mais uma vez sobe..

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Tatuweb

Criação de relatórios ou de formulários??? Bem, criar uma barra de ferramentas é extremamente simples e os componentes você pode criar em run-time. Acredito que o problema maior seja criar uma rotina para redimensionar e/ou arrastar os componentes criados, certo? Se o seu principal problema for esse saiba que existe um componente que faz esse trabalho. Basta dizer qual componente quer arrastar ou redimensionar que ele faz o trabalho sujo. Fica identico ao Delphi quando estamos em design-time. Alias esse componente é o mesmo usado pela Borland para a criação do Delphi (que foi desenvolvido no Borland C++). O componente é bem simples de usar, é freeware (desde que não seja usado comercialmente) e possui código fonte aberto.

Eu testei o link para baixar o componente mas não funcionou. Provavelmente o endereço do site deve ter mudado. Se quiser posso passá-lo por e-mail. Deixe seu e-mail aqui no forum ou passe em PVT.

Responder

Gostei + 0

13/05/2004

Tatuweb

Ops. Digitei o link errado. Visite a página e baixe.
:arrow: [url]http://www.simes.clara.net/delphi/ctrlsize.htm[/url]

Responder

Gostei + 0

14/05/2004

Cabelo

Caro Colega..

Muito obrigado pela dica, funciona perfeitamente..

agradeço muito..

Cabelo

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Cabelo

Caro Colega até aqui tudo bem, o problema é agora o seguinte, compilo .CLX, e percebi que este componente usa as UNITS :

Windows, WinTypes, WinProcs;

Como estou compilando em .CLX, não posso usar estas UNITS, se tirá-las simplesmente, não posso compilar o componente, pois falta a classe TRect, que é exclusiva da VCL, como faço para resolver este problema, já que mesmo em .CLX, posso redimensionar e movimentar meus componentes em design-time?

agradeço antecipadamente.

Cabeço

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Cabelo

sobe..

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Cabelo

Aê Galera me ajudem por favor!

agradeço antecipadamente..

Cabelo

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Tatuweb

Se o problema é somente com o TRect copie a declaração do TRect para dentro da unit do componente. Se o problema for só esse vai funcionar na boa.

8)

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Cabelo

Caro TatuWeb

Desculpe a minha ignorância, mas como assim copiar a declaração do TRect para o componente??

agradeço a atenção..

Cabelo

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Cabelo

Sobe..

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Tatuweb

mas como assim copiar a declaração do TRect

o que eu quiz dizer é abrir a unit Windows verificar como foi declarada TRect, copiar essa declaração e colar na unit do componente. Ficaria assim:

TRect = record
    case Integer of
      0: (Left, Top, Right, Bottom: Integer);
      1: (TopLeft, BottomRight: TPoint);
  end;

esse código vc colaria na unit do componente. Testei e funcionou. Mas como já imaginei o problema não é só com o TRect. Se vc seguir os passos acima vc mata o problema do TRect mas outros surgiram. O próximo problema será o TPoint. Para resolver o problema do TPoint bastaria seguir a lógica acima. Mas falta alguns detalhes: isso não resolve totalmente o problema porque o componente usa várias APIs do Windows, além disso tem as funções que estão dentro da unit Windows e que o componente usa.

Se o problema fosse só o TRect seria fácil resolver, mas o problema é muito maior. Várias adaptações terão que ser feitas para que vc não use a unit Windows. E se vc pretende usar o componente no Kylix eu acho que não vai funcionar. Em resumo: esse componente foi feito para Delphi. Se quiser compilá-lo para CLX vai ter refazer algumas funções.

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Cabelo

Caro Colega..

Depois de muito examinar, percebi que terei que fazer realmente todas as adaptações para .CLX, o quê não será tão simples. Sabendo mesmo que não tenho conhecimento para isso, de qualquer forma muito obrigado pela sua ajuda..

sem mais

Cabelo

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar