Componentes da paleta IBX
Amigos,
Qual a função do DataSetProvider na aplicação e como utiliza-lo? e o ClientDataSet?
E qual a melhor forma de interligar os componentes no data module:
ibDataBase -> ibTransaction -> e apartir daqui, quais devo usar primeiro e em que ordem?
Uso Delphi 7 e FB 1.5 com a paleta IBX
Qual a função do DataSetProvider na aplicação e como utiliza-lo? e o ClientDataSet?
E qual a melhor forma de interligar os componentes no data module:
ibDataBase -> ibTransaction -> e apartir daqui, quais devo usar primeiro e em que ordem?
Uso Delphi 7 e FB 1.5 com a paleta IBX
Flavia_mococa
Curtidas 0
Respostas
Afarias
11/08/2004
|Qual a função do DataSetProvider na aplicação e como utiliza-lo?
2 funções:: fornecer dados para o buffer (data) do ClientDataSet e, criar e executar comandos SQL a partir do Delta de um ClientDataSet!
Vc o utiliza em conjunto com CDSs...
|e o ClientDataSet?
O ClientDataSet é uma ´tabela de memória´ -- sua funçào é servir de um DataSet bi-direcional ´básico´ permitindo diversas funcionalidades comuns e tudo isso ´desconectado´ de qualquer base de dados
|qual a melhor forma de interligar os componentes no data module {...}
Bom, não tem uma melhor forma eu acho.... vc pode trabalhar de diversas formas sendo algumas (com IBX)::
1) o mais comum:: apenas IBDataSets ou IBQuerys ligados a componentes de dados (controles DataWare) por DataSources
2) o indicado com DBX:: usando os IBQuerys como datasets unidirecionais e plugando DataSetProviders a eles (e então ClientDataSets e a estes DataSources)
3) usando ´3-camandas´:: que é semelhante a forma acima, sendo q os ClienteDataSets/DataSources estão em uma aplicação separada (thin-client) e são ligados aos providers (em outra aplicação: midle-tier) por um Connection (TDCOMConnection por exemplo)
T+
2 funções:: fornecer dados para o buffer (data) do ClientDataSet e, criar e executar comandos SQL a partir do Delta de um ClientDataSet!
Vc o utiliza em conjunto com CDSs...
|e o ClientDataSet?
O ClientDataSet é uma ´tabela de memória´ -- sua funçào é servir de um DataSet bi-direcional ´básico´ permitindo diversas funcionalidades comuns e tudo isso ´desconectado´ de qualquer base de dados
|qual a melhor forma de interligar os componentes no data module {...}
Bom, não tem uma melhor forma eu acho.... vc pode trabalhar de diversas formas sendo algumas (com IBX)::
1) o mais comum:: apenas IBDataSets ou IBQuerys ligados a componentes de dados (controles DataWare) por DataSources
2) o indicado com DBX:: usando os IBQuerys como datasets unidirecionais e plugando DataSetProviders a eles (e então ClientDataSets e a estes DataSources)
3) usando ´3-camandas´:: que é semelhante a forma acima, sendo q os ClienteDataSets/DataSources estão em uma aplicação separada (thin-client) e são ligados aos providers (em outra aplicação: midle-tier) por um Connection (TDCOMConnection por exemplo)
T+
GOSTEI 0
Flavia_mococa
11/08/2004
A Farias,
Eu uso IBX e poderia interagir os componentes assim?
ibDataBase -> ibTransaction -> Datasetprovider -> ibDataser -> clientedataset -> datasource.
Que propriedade devo configurar no datasetprovider e no clientdataset ?
Obrigada pelas explicações :wink:
Eu uso IBX e poderia interagir os componentes assim?
ibDataBase -> ibTransaction -> Datasetprovider -> ibDataser -> clientedataset -> datasource.
Que propriedade devo configurar no datasetprovider e no clientdataset ?
Obrigada pelas explicações :wink:
GOSTEI 0
Afarias
11/08/2004
|Eu uso IBX e poderia interagir os componentes assim?
|ibDataBase -> ibTransaction -> Datasetprovider -> ibDataser ->
|clientedataset -> datasource.
quase isso... a interação é::
ibDataBase -> ibTransaction -> ibQuery -> DatasetProvider ->
ClienteDataset -> DataSource
|Que propriedade devo configurar no datasetprovider e no clientdataset ?
Bom, informações completas sobre o uso de ClientDataSets e DataSetProviders são acredito grandes para responder assim abertamente... assim, aconselho q procure materiais para ler sobre o assunto.
O básico é::
Vc deve configurar no IBQuery a propriedade ProviderFlags dos TFields de acordo com a configuração q escolher para UpdateMode no DataSetProvider.
Em geral é usado UpdateMode = KeyOnly -- e, configura-se apenas os campos (TFields) chave como inKey = True (ProviderFlags)
MUITO IMPORTANTE tb é configurar a transação (IBTransaction) como autoStopAction = Commit
O normal é *nunca* abrir a transação manualmente ou mesmo o IBQuery. Apenas abra o CDS e para gravar as alterações use um ApplyUpdates(0) -- todo o resto é automático!
Existe muito mais a saber... mais isso é o começo...
T+
|ibDataBase -> ibTransaction -> Datasetprovider -> ibDataser ->
|clientedataset -> datasource.
quase isso... a interação é::
ibDataBase -> ibTransaction -> ibQuery -> DatasetProvider ->
ClienteDataset -> DataSource
|Que propriedade devo configurar no datasetprovider e no clientdataset ?
Bom, informações completas sobre o uso de ClientDataSets e DataSetProviders são acredito grandes para responder assim abertamente... assim, aconselho q procure materiais para ler sobre o assunto.
O básico é::
Vc deve configurar no IBQuery a propriedade ProviderFlags dos TFields de acordo com a configuração q escolher para UpdateMode no DataSetProvider.
Em geral é usado UpdateMode = KeyOnly -- e, configura-se apenas os campos (TFields) chave como inKey = True (ProviderFlags)
MUITO IMPORTANTE tb é configurar a transação (IBTransaction) como autoStopAction = Commit
O normal é *nunca* abrir a transação manualmente ou mesmo o IBQuery. Apenas abra o CDS e para gravar as alterações use um ApplyUpdates(0) -- todo o resto é automático!
Existe muito mais a saber... mais isso é o começo...
T+
GOSTEI 0
Flavia_mococa
11/08/2004
Obrigada pela ajuda A Farias,
Voce saberia me dizer onde posso conseguir material sobre o assunto?
Voce saberia me dizer onde posso conseguir material sobre o assunto?
GOSTEI 0
Afarias
11/08/2004
Algumas ´dicas´::
Site da Borland (e newsgroups)::
http://bdn.borland.com/
Site e Revista do Clube Delphi::
http://www.clubedelphi.net/
O Help do Delphi (ótimo), este Fórum e outros sites na Internet (vc pode fazer uma busca no Google)
Abraço
Site da Borland (e newsgroups)::
http://bdn.borland.com/
Site e Revista do Clube Delphi::
http://www.clubedelphi.net/
O Help do Delphi (ótimo), este Fórum e outros sites na Internet (vc pode fazer uma busca no Google)
Abraço
GOSTEI 0