Fórum Componentes da paleta IBX #45963

11/08/2004

0

Amigos,
Qual a função do DataSetProvider na aplicação e como utiliza-lo? e o ClientDataSet?
E qual a melhor forma de interligar os componentes no data module:
ibDataBase -> ibTransaction -> e apartir daqui, quais devo usar primeiro e em que ordem?

Uso Delphi 7 e FB 1.5 com a paleta IBX

Flavia_mococa

Flavia_mococa

Responder

11/08/2004

Afarias

|Qual a função do DataSetProvider na aplicação e como utiliza-lo?

2 funções:: fornecer dados para o buffer (data) do ClientDataSet e, criar e executar comandos SQL a partir do Delta de um ClientDataSet!

Vc o utiliza em conjunto com CDSs...

|e o ClientDataSet?

O ClientDataSet é uma ´tabela de memória´ -- sua funçào é servir de um DataSet bi-direcional ´básico´ permitindo diversas funcionalidades comuns e tudo isso ´desconectado´ de qualquer base de dados

|qual a melhor forma de interligar os componentes no data module {...}

Bom, não tem uma melhor forma eu acho.... vc pode trabalhar de diversas formas sendo algumas (com IBX)::

1) o mais comum:: apenas IBDataSets ou IBQuerys ligados a componentes de dados (controles DataWare) por DataSources

2) o indicado com DBX:: usando os IBQuerys como datasets unidirecionais e plugando DataSetProviders a eles (e então ClientDataSets e a estes DataSources)

3) usando ´3-camandas´:: que é semelhante a forma acima, sendo q os ClienteDataSets/DataSources estão em uma aplicação separada (thin-client) e são ligados aos providers (em outra aplicação: midle-tier) por um Connection (TDCOMConnection por exemplo)

T+

Responder

Gostei + 0

11/08/2004

Flavia_mococa

A Farias,
Eu uso IBX e poderia interagir os componentes assim?
ibDataBase -> ibTransaction -> Datasetprovider -> ibDataser -> clientedataset -> datasource.
Que propriedade devo configurar no datasetprovider e no clientdataset ?

Obrigada pelas explicações :wink:

Responder

Gostei + 0

11/08/2004

Afarias

|Eu uso IBX e poderia interagir os componentes assim?
|ibDataBase -> ibTransaction -> Datasetprovider -> ibDataser ->
|clientedataset -> datasource.

quase isso... a interação é::

ibDataBase -> ibTransaction -> ibQuery -> DatasetProvider ->
ClienteDataset -> DataSource

|Que propriedade devo configurar no datasetprovider e no clientdataset ?

Bom, informações completas sobre o uso de ClientDataSets e DataSetProviders são acredito grandes para responder assim abertamente... assim, aconselho q procure materiais para ler sobre o assunto.

O básico é::

Vc deve configurar no IBQuery a propriedade ProviderFlags dos TFields de acordo com a configuração q escolher para UpdateMode no DataSetProvider.

Em geral é usado UpdateMode = KeyOnly -- e, configura-se apenas os campos (TFields) chave como inKey = True (ProviderFlags)

MUITO IMPORTANTE tb é configurar a transação (IBTransaction) como autoStopAction = Commit

O normal é *nunca* abrir a transação manualmente ou mesmo o IBQuery. Apenas abra o CDS e para gravar as alterações use um ApplyUpdates(0) -- todo o resto é automático!

Existe muito mais a saber... mais isso é o começo...

T+

Responder

Gostei + 0

12/08/2004

Flavia_mococa

Obrigada pela ajuda A Farias,
Voce saberia me dizer onde posso conseguir material sobre o assunto?

Responder

Gostei + 0

12/08/2004

Afarias

Algumas ´dicas´::

Site da Borland (e newsgroups)::

http://bdn.borland.com/

Site e Revista do Clube Delphi::

http://www.clubedelphi.net/

O Help do Delphi (ótimo), este Fórum e outros sites na Internet (vc pode fazer uma busca no Google)

Abraço

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar