Comunicação nos projetos
http://coordenarti.blogspot.com.br/2014/05/importancia-do-gerenciamento-de.html
E ai pessoal como esta a comunicação na empresa de vocês?
att
Chiodini
E ai pessoal como esta a comunicação na empresa de vocês?
att
Chiodini
Leandro Chiodini
Curtidas 0
Respostas
Marisiana Battistella
22/05/2014
O uso de uma metodologia ágil no processo de desenvolvimento dos projetos melhora a comunicação entre os membros da equipe que estão participando da construção dele. No SCRUM, por exemplo, devem ser realizadas reuniões periódicas com todos os membros da equipe. Isso permite um melhor acompanhamento da evolução do projeto e o trabalho em equipe realmente acontece.
GOSTEI 0
Leandro Chiodini
22/05/2014
Marisiana
Muito bem citado, o SCRUM é uma ferramenta fantástica, para uso não somente em projetos, voce consegue fazer ela se encaixar em muitas coisas dentro da sua empresa.
obrigado ótima contribuição
Muito bem citado, o SCRUM é uma ferramenta fantástica, para uso não somente em projetos, voce consegue fazer ela se encaixar em muitas coisas dentro da sua empresa.
GOSTEI 0
Raphael Souza
22/05/2014
O maior problema do scrum é a mudança de paradigma na empresa, o que muitas vezes contribui para a falha na comunicação entre o time scrum. No entanto, ainda que isso gere ruído no projeto, vejo como um aspecto muito positivo se pelo menos o time de desenvolvimento adotar a prática. O ciclo do scrum como um todo facilita e agrega muito valor na comunicação dos envolvidos quando bem empregado, principalmente as partes de revisão e retrospectiva do projeto, onde envolvem não só o T.D, mas tb o dono do produto e stakeholders. Essa comunicação é crucial para o ROI do projeto.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Bem lembrado Raphael!
Se a equipe toda não conhecer o SCRUM e não entender como ele pode beneficiar proporcionando pontos positivos para o projeto, é complicado mesmo de se trabalhar.
Porque sempre tem aquela pessoa q não sabe o que é, não busca entender o que está acontecendo, mas critica como se soubesse tudo...
Eu participei de projeto onde o SCRUM estava sendo colocado em prática e tivemos resultados bem positivos e, como o cliente estava mais participativo, ele pode acompanhar o andamento do projeto com mais consciência do processo.
Se a equipe toda não conhecer o SCRUM e não entender como ele pode beneficiar proporcionando pontos positivos para o projeto, é complicado mesmo de se trabalhar.
Porque sempre tem aquela pessoa q não sabe o que é, não busca entender o que está acontecendo, mas critica como se soubesse tudo...
Eu participei de projeto onde o SCRUM estava sendo colocado em prática e tivemos resultados bem positivos e, como o cliente estava mais participativo, ele pode acompanhar o andamento do projeto com mais consciência do processo.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Marisiana
Por nada Leandro! Eu que agradeço por iniciar a conversa!
GOSTEI 0
Raphael Souza
22/05/2014
Bem lembrado Raphael!
Como foi essa experiência pra você? Em quanto tempo conseguiram conscientizar e instruir os envolvidos com os conceitos do scrum? Ao meu ver as metodologias ágeis só tem a contribuir, mas infelizmente muitos executivos ainda interpretam a prática como um engessamento do processo de desenvolvimento.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Foi muito boa!
Melhorou a comunicação entres os membro da equipe que estava participando do projeto, através da reuniões periódicas que são realizadas para verificação do andamento do projeto. Com isso, também é mais fácil de estabelecer prazos de entrega e adotar medidas preventivas no caso de ocorrerem imprevistos.
O Cliente participa mais ativo do projeto e fica mais fácil "conscientizá-lo" da importância de sua participação no trabalho que está sendo desenvolvido.
No setor de TI, houve uma boa aceitação dos colaboradores à metodologia implementada.
Melhorou a comunicação entres os membro da equipe que estava participando do projeto, através da reuniões periódicas que são realizadas para verificação do andamento do projeto. Com isso, também é mais fácil de estabelecer prazos de entrega e adotar medidas preventivas no caso de ocorrerem imprevistos.
O Cliente participa mais ativo do projeto e fica mais fácil "conscientizá-lo" da importância de sua participação no trabalho que está sendo desenvolvido.
No setor de TI, houve uma boa aceitação dos colaboradores à metodologia implementada.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Eu acho que houve uma boa aceitação pois o setor todo estava sendo reestruturado e a adoção do SCRUM foi uma iniciativa da gestão. Houve uma troca de gestores e com isso todos os colaboradores sabiam que as coisas iriam mudar e que teriam q se adaptar as mudanças.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain
22/05/2014
Bem lembrado Raphael!
Como foi essa experiência pra você? Em quanto tempo conseguiram conscientizar e instruir os envolvidos com os conceitos do scrum? Ao meu ver as metodologias ágeis só tem a contribuir, mas infelizmente muitos executivos ainda interpretam a prática como um engessamento do processo de desenvolvimento.
Interessante como, de fato, muita gente ainda acha que metodologias ágeis pioram as coisas ao invés de melhorar. Provavelmente isso se dá, em parte, devido ao grande choque que passar a desenvolver de maneira ágil causa no trabalho e dia a dia da equipe.
Em projetos, vemos muita resistência devido ao fato das ideias e práticas pregadas pelo Scrum, e outras agile, serem aversas à algumas premissa básicas como documentação,Waterfall, etc.
Lembrando que metodologia ágil desencoraja a documentação em prol do desenvolvimento.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Eu penso que isso ocorre porque as pessoas querem ter resultados rápidos e pra isso fazem "tudo errado", pulam etapas, atropelam as coisas.
Depois, quando se dão conta da necessidade de seguir uma metodologia, é que percebem o erro.
Acho que cabe aqui aquele ditado: "É melhor prevenir do que depois remediar."
Depois, quando se dão conta da necessidade de seguir uma metodologia, é que percebem o erro.
GOSTEI 0
Matheus Jenevain
22/05/2014
Eu penso que isso ocorre porque as pessoas querem ter resultados rápidos e pra isso fazem "tudo errado", pulam etapas, atropelam as coisas.
O que eu mais vejo são empresas que focam muito o lucro, ou a entrega e vontades do cliente, e pouco a qualidade do produto. Se preocupam mais em poder fazer cada devaneio que aquele cliente grande, ou aquele stakeholder chato, pede e não pensam no impacto que isso pode causar. Acham que implementar algo para melhorar e seguir é burocratizar, inventar moda, jogar tempo fora (já que não se transcreve em código). É uma realidade em muitas empresas do Brasil.
No fim das contas, a que vale mesmo é a XTreme go horse
http://www.carlostristacci.com.br/blog/extreme-go-horse-xgh/
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Verdade, na maioria das vezes é isso que acontece.
Se não fizer o trabalho correto e bem realizado, sempre vai ter alguém que vai fazer e vai se destacar por isso. Não adianta empurrar as coisas "com a barriga" porque vai estar evoluindo num passo incerto.
Se não fizer o trabalho correto e bem realizado, sempre vai ter alguém que vai fazer e vai se destacar por isso. Não adianta empurrar as coisas "com a barriga" porque vai estar evoluindo num passo incerto.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Bem interessante o conteúdo do link que compartilhastes! Salvei ele pra ler com mais calma assim q tiver um tempinho livre...
GOSTEI 0
Matheus Jenevain
22/05/2014
Mas a grande maioria das empresas só começa a fazer as coisas da maneira correta, by the book, depois que empurrar com a barriga gera um problema grande a ponto de tirar ela do mercado.
Já vi acontecer, e mais de uma vez.
Já vi acontecer, e mais de uma vez.
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Pois é.. só se dão conta quando já estão com a corda no pescoço...
GOSTEI 0
Matheus Jenevain
22/05/2014
Algo interessante para vocês:
Comecei a implantar uma ferramenta free de fórum na empresa que trabalho, para melhorar a comunicação de projeto, interpessoal e estimular a troca de ideias do time.
Ferramenta muito boa, recomendo: www.simplemachines.org
Comecei a implantar uma ferramenta free de fórum na empresa que trabalho, para melhorar a comunicação de projeto, interpessoal e estimular a troca de ideias do time.
Ferramenta muito boa, recomendo: www.simplemachines.org
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Interessante! Baixei ela aqui pra testar...
Obrigada pela dica!
Obrigada pela dica!
GOSTEI 0
Marisiana Battistella
22/05/2014
Pessoal, encontrei esse vídeo que fala sobre o SCRUM [url]https://www.youtube.com/watch?v=cdx71G2yQDs[/url]
Achei interessante, pois pode dar uma boa base de conhecimento sobre o que é o SCRUM.
Achei interessante, pois pode dar uma boa base de conhecimento sobre o que é o SCRUM.
GOSTEI 0