Comunicação via IP
Ola pessoal! blz??
Na Cidade onde eu moro usamos acesso via radio pra internet... o provedor nos fornece um ip fixo para comunicação via PCA ou ReadMin ou qualquer outro aplicativo de acesso remoto... eles funcionam blz, mas ja tentei acessar esse ip por um dos programas q acompanham o delphi o Strm dos demos da paleta fastnet e sempre dar host inalcançavel... eu executo um ping 200.217.???.??? e responde blz, alguem saberia me dizer como faço pra enviar mensagem ou imagem (assim como faz o demo do strm) pra ser visualizada no computador no ip q eu informar?
eu uso Delphi 6... Obrigado desde já!!!
Na Cidade onde eu moro usamos acesso via radio pra internet... o provedor nos fornece um ip fixo para comunicação via PCA ou ReadMin ou qualquer outro aplicativo de acesso remoto... eles funcionam blz, mas ja tentei acessar esse ip por um dos programas q acompanham o delphi o Strm dos demos da paleta fastnet e sempre dar host inalcançavel... eu executo um ping 200.217.???.??? e responde blz, alguem saberia me dizer como faço pra enviar mensagem ou imagem (assim como faz o demo do strm) pra ser visualizada no computador no ip q eu informar?
eu uso Delphi 6... Obrigado desde já!!!
Dorivansousa
Curtidas 0
Respostas
Otto
10/05/2005
e ai parceiro, blz? vc sabe a porta que eles liberam la? :P
GOSTEI 0
Nerdex
10/05/2005
Olá Dorivan...
Se o IP é fixo como o meu tmb é, pode-se fazer um programinha teste com ClientSocket e ServerSocket para transferência de arquivos e tudo o que imaginar via stream tmb... Isto existe lá do tempo do Win95, e o troço é poderoso mesmo...
Por default estes 2 componentes nativos da Borland não vêm instalado, sendo assim instale o pacote (component/Instal Package) chamando o arquivo: C:\Arquivos de prgramas\Borland\Delphi7\Bin\dclSockets70.bpl (é o mesmo esquema para Dephi 6... só muda o ´6´...)
Agora - atenção para um teste bem simples: (implemente 2 programinhas: um servidor e outro cliente)
[size=18:d36e9caf48][u:d36e9caf48]Servidor:[/u:d36e9caf48][/size:d36e9caf48]
Propriedades do ServerSocket: Port = 1024 e Active = true;
Um Edit com o evento:
[size=18:d36e9caf48][u:d36e9caf48]Cliente:[/u:d36e9caf48][/size:d36e9caf48]
Propriedades do ClientSocket: Port = 1024, Host = teu n° IP e Active = true;
Um botão com o evento:
Agora peça a alguém de fora rodar o programa SERVIDOR...
Tendo este programa rodando clique no botão do teu programa Client para enviar a mensagem...
Depois... poste aqui seus resultados e o que achou...
Se o IP é fixo como o meu tmb é, pode-se fazer um programinha teste com ClientSocket e ServerSocket para transferência de arquivos e tudo o que imaginar via stream tmb... Isto existe lá do tempo do Win95, e o troço é poderoso mesmo...
Por default estes 2 componentes nativos da Borland não vêm instalado, sendo assim instale o pacote (component/Instal Package) chamando o arquivo: C:\Arquivos de prgramas\Borland\Delphi7\Bin\dclSockets70.bpl (é o mesmo esquema para Dephi 6... só muda o ´6´...)
Agora - atenção para um teste bem simples: (implemente 2 programinhas: um servidor e outro cliente)
[size=18:d36e9caf48][u:d36e9caf48]Servidor:[/u:d36e9caf48][/size:d36e9caf48]
Propriedades do ServerSocket: Port = 1024 e Active = true;
Um Edit com o evento:
procedure TForm1.ServerSocket1ClientRead(Sender: TObject; Socket: TCustomWinSocket); begin Edit1.text:=Socket.ReceiveText; end;
[size=18:d36e9caf48][u:d36e9caf48]Cliente:[/u:d36e9caf48][/size:d36e9caf48]
Propriedades do ClientSocket: Port = 1024, Host = teu n° IP e Active = true;
Um botão com o evento:
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin ClientSocket1.Socket.SendText(´MENSAGEM ENVIADA´); end;
Agora peça a alguém de fora rodar o programa SERVIDOR...
Tendo este programa rodando clique no botão do teu programa Client para enviar a mensagem...
Depois... poste aqui seus resultados e o que achou...
GOSTEI 0
Dorivansousa
10/05/2005
Ja pedi informações para o provedor sobre as portas q eles liberam para acesso mas ainda não obtive resposta... vou fazer o teste proposto pelo NerdeX e posto os resultados
valeu...
valeu...
GOSTEI 0
Dorivansousa
10/05/2005
eu conseguir fazer a comunicação via socket mas foi com um demo q acompanha o delphi da pasta C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi6\Demos\Internet\Chat eu rodei o servidor na maquina pra onde é direcionada o ip e acessei pelo programas clientes e fucnionou blz a comunicação, agora so falta adptar pra tranferencia de arquivos, vou transforma um arquivo texto em mensagem, enviar e ao receber tranformar ele em arquivo novamente em alguma pasta pré configurada, acho q dar certo...
GOSTEI 0