Concatenação / Juntar / Unificar colunas do grid em uma

Delphi

02/08/2021

Bom dia pessoal, estou querendo saber como faço pra concatenar (juntar/unificar) informações de colunas do grid em uma coluna. Exemplo:
Vamos super que eu tenho no grid as colunas A B C D E F...
Na coluna A tenho o valor 3
Na coluna B tenho o valor 2
Na coluna C tenho o valor 5
Na coluna D tenho o valor 1
Na coluna E tenho o valor 0
e Na coluna F gostaria de juntar as colunas A ate E que no caso ficaria assim 32510.

Gostaria de fazer esse processo na hora de salvar, Eu clico no botão salvar (post) e antes do post ele pegar as informações das colunas e joga em uma coluna.
Rubens Pena

Rubens Pena

Curtidas 0

Respostas

Victor Carriço

Victor Carriço

02/08/2021

Bom dia pessoal, estou querendo saber como faço pra concatenar (juntar/unificar) informações de colunas do grid em uma coluna. Exemplo:
Vamos super que eu tenho no grid as colunas A B C D E F...
Na coluna A tenho o valor 3
Na coluna B tenho o valor 2
Na coluna C tenho o valor 5
Na coluna D tenho o valor 1
Na coluna E tenho o valor 0
e Na coluna F gostaria de juntar as colunas A ate E que no caso ficaria assim 32510.

Gostaria de fazer esse processo na hora de salvar, Eu clico no botão salvar (post) e antes do post ele pegar as informações das colunas e joga em uma coluna.


Ola. Se o seu grid está linkado a um ClientDataSet, voce pode percorrer as colunas do ClientDataSet concatenando seus nomes em uma string. Por Exemplo:
var
NomeColunaF : String = '';
begin
for i := 0 to ClientDataSet.FieldCount - 1 do
begin
NomeColunaF := NomeColunaF + ClientDataSet.Fields[i].AsString;
end;
end;

E depois atribuir essa string NomeColunaF à coluna do Grid de fato. Se for sempre a última coluna do grid que vai receber a string, o laço de repetição for
executado acima deve ser de 0 até ClientDataSet.FieldCount - 2, para que o valor da ultima coluna não entre na condição. Se forem vários registros no grid, voce pode utilizar um while antes do for para percorrer as linhas do grid.
GOSTEI 0
POSTAR