Concatenação / Juntar / Unificar colunas do grid em uma

02/08/2021

0

Bom dia pessoal, estou querendo saber como faço pra concatenar (juntar/unificar) informações de colunas do grid em uma coluna. Exemplo:
Vamos super que eu tenho no grid as colunas A B C D E F...
Na coluna A tenho o valor 3
Na coluna B tenho o valor 2
Na coluna C tenho o valor 5
Na coluna D tenho o valor 1
Na coluna E tenho o valor 0
e Na coluna F gostaria de juntar as colunas A ate E que no caso ficaria assim 32510.

Gostaria de fazer esse processo na hora de salvar, Eu clico no botão salvar (post) e antes do post ele pegar as informações das colunas e joga em uma coluna.
Rubens Pena

Rubens Pena

Responder

Posts

02/08/2021

Victor Carriço

Bom dia pessoal, estou querendo saber como faço pra concatenar (juntar/unificar) informações de colunas do grid em uma coluna. Exemplo:
Vamos super que eu tenho no grid as colunas A B C D E F...
Na coluna A tenho o valor 3
Na coluna B tenho o valor 2
Na coluna C tenho o valor 5
Na coluna D tenho o valor 1
Na coluna E tenho o valor 0
e Na coluna F gostaria de juntar as colunas A ate E que no caso ficaria assim 32510.

Gostaria de fazer esse processo na hora de salvar, Eu clico no botão salvar (post) e antes do post ele pegar as informações das colunas e joga em uma coluna.


Ola. Se o seu grid está linkado a um ClientDataSet, voce pode percorrer as colunas do ClientDataSet concatenando seus nomes em uma string. Por Exemplo:
var
NomeColunaF : String = '';
begin
for i := 0 to ClientDataSet.FieldCount - 1 do
begin
NomeColunaF := NomeColunaF + ClientDataSet.Fields[i].AsString;
end;
end;

E depois atribuir essa string NomeColunaF à coluna do Grid de fato. Se for sempre a última coluna do grid que vai receber a string, o laço de repetição for
executado acima deve ser de 0 até ClientDataSet.FieldCount - 2, para que o valor da ultima coluna não entre na condição. Se forem vários registros no grid, voce pode utilizar um while antes do for para percorrer as linhas do grid.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar