Conexao ADO ODBC FB

Delphi

30/04/2005

Boa noite pessoal.

Bom, fiz uma pesquisa aqui no site, mas naum consegui minhas resposta. Ando meio confuso com alguns artigo que li na net, e opinioes nos foruns.

É o seguinte, uso FB e para conectar o app ao banco, uso ADO+ODBC.

Muitos dizem que usar o ODBC deixa o acesso ao banco mais lento, entAo gostaria de saber o quão lento seria o ODBC.

Quais as vantagens e desvantagens em usar ADO? E usar ODBC?

E as paleta IB? Será que é um risco se no futuro ela se tornar obsoleta para as novas versões???

Um outro problema, é que se eu for usar ODBC, gostaria de criar automaticamente minha conexao (configurar o ODBC). Como eu deveria fazer isso? Seria possivel via delphi? Qual instalador vcs me recomendam?

Desculpem tantas perguntas, mas preciso muito de respostas

Desde já agradeço

Bruno Augusto.

Brunobaco

Brunobaco

Curtidas 0

Respostas

Nerdex

Nerdex

30/04/2005

Olá Bruno... Olha... as melhores soluções para conexão ao FB atualmente são: a DBExpress (nativo da Borland) e Zeus (sua aceitação está a 99¬ - veja no site sourceforge.net), ambas cross plataform (win e linux), e praticamente a política ODBC da Micro$oft não detém seu princípios à uma boa vista a API do FB, onde neste caso trata de uma forma genérica seus comados junto ao FB, mesmo existindo drivers ODBC de terceiros para o IB e FB.

Atenção: Se vc está utilizando ADO vc já está incluído na turma do ODBC...

E as paleta IB? Será que é um risco se no futuro ela se tornar obsoleta para as novas versões???

Por sinal, até a versão 1.5 do FB não foi constatado nenhuma anomalia, válido também ao DBExpress, mas no futuro, como vc disse, é bem viável, já q a distância do FB ao InterBase realmente possa aumentar com esta versão 2.0 que está na fase Beta ainda...

GOSTEI 0
Brunobaco

Brunobaco

30/04/2005

Olá Bruno... Olha... as melhores soluções para conexão ao FB atualmente são: a DBExpress (nativo da Borland) e Zeus (sua aceitação está a 99¬ - veja no site sourceforge.net), ambas cross plataform (win e linux)

NerdeX, vlw, mas me diga mais sobre serem cross plataform. E sobre a DBExpress, aqui mesmo há varios relatos de decepção ao usa-la.

e praticamente a política ODBC da Micro$oft não detém seu princípios à uma boa vista a API do FB, onde neste caso trata de uma forma genérica seus comados junto ao FB, mesmo existindo drivers ODBC de terceiros para o IB e FB. Atenção: Se vc está utilizando ADO vc já está incluído na turma do ODBC...

Esse parte eu naum entendi o que vc quis dizer. O que vc quis dizer sobre a MS? E sobre o ADO? Sempre com ele eu tenho que usr ODBC? Com o access eu naum usava naum. Pelo menos eu naum sabia.

Desde já agradeço.

Bruno Augusto

GOSTEI 0
Bon Jovi

Bon Jovi

30/04/2005

E sobre o ADO? Sempre com ele eu tenho que usr ODBC? Com o access eu naum usava naum. Pelo menos eu naum sabia.

Não.., assim como vc usou OLE DB em Jet/Access vc pode usar um driver OLE DB para Firebird, caso exista, se não tiver um driver bom disponível aí já é problema da comunidade Firebird em não ter uma solução para uma tecnologia q é padrão há vários anos para estações cliente Windows.

OLE DB é bem mais avançado que o ODBC, mas agora com o .Net/ADO.Net, os .Net Providers são os mais ideais para uso em ambiente de estações clientes Windows.

Sobre tecnologia de conexão cross platorm isso só é importante se sua aplicação tiver sendo feita pra rodar em outros SOs. Se está usando só Delphi VCL está desenvolvendo só pra Windows...

GOSTEI 0
Brunobaco

Brunobaco

30/04/2005

Sobre o Cros plataform, era soh curiosidade mesmo. Mas vlw a dica assim mesmo.

Continuo aguardando ajuda!!!

Desde já agradeço

Bruno Augusto

GOSTEI 0
POSTAR