Conexao ADO ODBC FB
Boa noite pessoal.
Bom, fiz uma pesquisa aqui no site, mas naum consegui minhas resposta. Ando meio confuso com alguns artigo que li na net, e opinioes nos foruns.
É o seguinte, uso FB e para conectar o app ao banco, uso ADO+ODBC.
Muitos dizem que usar o ODBC deixa o acesso ao banco mais lento, entAo gostaria de saber o quão lento seria o ODBC.
Quais as vantagens e desvantagens em usar ADO? E usar ODBC?
E as paleta IB? Será que é um risco se no futuro ela se tornar obsoleta para as novas versões???
Um outro problema, é que se eu for usar ODBC, gostaria de criar automaticamente minha conexao (configurar o ODBC). Como eu deveria fazer isso? Seria possivel via delphi? Qual instalador vcs me recomendam?
Desculpem tantas perguntas, mas preciso muito de respostas
Desde já agradeço
Bruno Augusto.
Bom, fiz uma pesquisa aqui no site, mas naum consegui minhas resposta. Ando meio confuso com alguns artigo que li na net, e opinioes nos foruns.
É o seguinte, uso FB e para conectar o app ao banco, uso ADO+ODBC.
Muitos dizem que usar o ODBC deixa o acesso ao banco mais lento, entAo gostaria de saber o quão lento seria o ODBC.
Quais as vantagens e desvantagens em usar ADO? E usar ODBC?
E as paleta IB? Será que é um risco se no futuro ela se tornar obsoleta para as novas versões???
Um outro problema, é que se eu for usar ODBC, gostaria de criar automaticamente minha conexao (configurar o ODBC). Como eu deveria fazer isso? Seria possivel via delphi? Qual instalador vcs me recomendam?
Desculpem tantas perguntas, mas preciso muito de respostas
Desde já agradeço
Bruno Augusto.
Brunobaco
Curtidas 0
Respostas
Nerdex
30/04/2005
Olá Bruno... Olha... as melhores soluções para conexão ao FB atualmente são: a DBExpress (nativo da Borland) e Zeus (sua aceitação está a 99¬ - veja no site sourceforge.net), ambas cross plataform (win e linux), e praticamente a política ODBC da Micro$oft não detém seu princípios à uma boa vista a API do FB, onde neste caso trata de uma forma genérica seus comados junto ao FB, mesmo existindo drivers ODBC de terceiros para o IB e FB.
Atenção: Se vc está utilizando ADO vc já está incluído na turma do ODBC...
Por sinal, até a versão 1.5 do FB não foi constatado nenhuma anomalia, válido também ao DBExpress, mas no futuro, como vc disse, é bem viável, já q a distância do FB ao InterBase realmente possa aumentar com esta versão 2.0 que está na fase Beta ainda...
Por sinal, até a versão 1.5 do FB não foi constatado nenhuma anomalia, válido também ao DBExpress, mas no futuro, como vc disse, é bem viável, já q a distância do FB ao InterBase realmente possa aumentar com esta versão 2.0 que está na fase Beta ainda...
GOSTEI 0
Brunobaco
30/04/2005
Olá Bruno... Olha... as melhores soluções para conexão ao FB atualmente são: a DBExpress (nativo da Borland) e Zeus (sua aceitação está a 99¬ - veja no site sourceforge.net), ambas cross plataform (win e linux)
NerdeX, vlw, mas me diga mais sobre serem cross plataform. E sobre a DBExpress, aqui mesmo há varios relatos de decepção ao usa-la.
e praticamente a política ODBC da Micro$oft não detém seu princípios à uma boa vista a API do FB, onde neste caso trata de uma forma genérica seus comados junto ao FB, mesmo existindo drivers ODBC de terceiros para o IB e FB.
Esse parte eu naum entendi o que vc quis dizer. O que vc quis dizer sobre a MS? E sobre o ADO? Sempre com ele eu tenho que usr ODBC? Com o access eu naum usava naum. Pelo menos eu naum sabia.
Desde já agradeço.
Bruno Augusto
GOSTEI 0
Bon Jovi
30/04/2005
E sobre o ADO? Sempre com ele eu tenho que usr ODBC? Com o access eu naum usava naum. Pelo menos eu naum sabia.
Não.., assim como vc usou OLE DB em Jet/Access vc pode usar um driver OLE DB para Firebird, caso exista, se não tiver um driver bom disponível aí já é problema da comunidade Firebird em não ter uma solução para uma tecnologia q é padrão há vários anos para estações cliente Windows.
OLE DB é bem mais avançado que o ODBC, mas agora com o .Net/ADO.Net, os .Net Providers são os mais ideais para uso em ambiente de estações clientes Windows.
Sobre tecnologia de conexão cross platorm isso só é importante se sua aplicação tiver sendo feita pra rodar em outros SOs. Se está usando só Delphi VCL está desenvolvendo só pra Windows...
GOSTEI 0
Brunobaco
30/04/2005
Sobre o Cros plataform, era soh curiosidade mesmo. Mas vlw a dica assim mesmo.
Continuo aguardando ajuda!!!
Desde já agradeço
Bruno Augusto
Continuo aguardando ajuda!!!
Desde já agradeço
Bruno Augusto
GOSTEI 0