Conexão com o banco Firebird
Saudações,
Primeiro, eu já pesquisei antes de fazer um novo tópico.
Estou com dificuldades de conectar o delphi7, o component IBX no caso, ao meu banco de dados Firebird. No caso estou utilizando a porta 3051, pois, a porta 3050 o interbase a utiliza para outro banco.
A porta já foi adicionada como exceção no Firewall do Windows XP.
Estou usando essa string de conexão:
192.168.5.200/3051:E:\DB.DAT
Simplesmente não funciona, apresenta o erro ´Unable to complete the network request to host ´192.168.5.200´. Failed to locate the host machine. Undefined service 3051/tcp´
O estranho é que se, eu eu utilizo o componente Zeos, funciona normalmente.
Deve ser uma coisa bem simples que eu não esteja enxergando.
Agradeço quem possa me ajudar.
Primeiro, eu já pesquisei antes de fazer um novo tópico.
Estou com dificuldades de conectar o delphi7, o component IBX no caso, ao meu banco de dados Firebird. No caso estou utilizando a porta 3051, pois, a porta 3050 o interbase a utiliza para outro banco.
A porta já foi adicionada como exceção no Firewall do Windows XP.
Estou usando essa string de conexão:
192.168.5.200/3051:E:\DB.DAT
Simplesmente não funciona, apresenta o erro ´Unable to complete the network request to host ´192.168.5.200´. Failed to locate the host machine. Undefined service 3051/tcp´
O estranho é que se, eu eu utilizo o componente Zeos, funciona normalmente.
Deve ser uma coisa bem simples que eu não esteja enxergando.
Agradeço quem possa me ajudar.
K127
Curtidas 0
Respostas
Steve_narancic
06/12/2007
Já tive problemas com o firewall do windows, mesmo adicionando a exeçao o firewall bloqueava o acesso a porta, o unico jeito foi desativando o firewall, faz o teste, desativa o firewall e tenta conectar para ver se o proplema é o firewall ou não
GOSTEI 0
K127
06/12/2007
Já tive problemas com o firewall do windows, mesmo adicionando a exeçao o firewall bloqueava o acesso a porta, o unico jeito foi desativando o firewall, faz o teste, desativa o firewall e tenta conectar para ver se o proplema é o firewall ou não
Eu já havia desativado também, nada feito, mas o que me impressiona é funcionar com o Zeos. Mas eu quero que funcione com o IBX.
GOSTEI 0
Joaoshi
06/12/2007
Colega, na pasta WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC no arquivo SERVICES verifique como esta o gds_db
Deve estar parecido com abaixo:
gds_db 3051/tcp # InterBase Server
E se não for nada disso me desculpe.
Espero ter ajudado.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
K127
06/12/2007
Colega, na pasta WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC no arquivo SERVICES verifique como esta o gds_db
Espero ter ajudado.
O meu está nesse formato
´gds_db 3051/tcp Firebird Service´
Eu já havia tentado essa saída. Obrigado de qualquer forma.
GOSTEI 0
Aldus
06/12/2007
Boa tarde,
insira esse trecho no Show do form principal e rode primeiro seu sistema no servidor, ele irá registrar a porta utilizada pelo firebird no registro do windows.
Espero tê-lo ajudado.
Mario
insira esse trecho no Show do form principal e rode primeiro seu sistema no servidor, ele irá registrar a porta utilizada pelo firebird no registro do windows.
var Reg:Tregistry; CtrlSet:string; begin // Registra a porta 3050 para liberar firewall Reg := TRegistry.Create; Reg.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE; Reg.OpenKey(´SYSTEM\Select´, False); CtrlSet := FormatFloat(´000´,Reg.ReadInteger(´Current´)); Reg.CloseKey; Reg.OpenKey(´SYSTEM\ControlSet´ + CtrlSet +´\Services\SharedAccess\Parameters\FirewallPolicy\StandardProfile\GloballyOpenPorts\List´, True); if (not Reg.ValueExists(´3050:TCP´)) then Reg.WriteString(´3050:TCP´,´3050:TCP:*:Enabled:Firebird´); Reg.CloseKey;
Espero tê-lo ajudado.
Mario
GOSTEI 0
K127
06/12/2007
...Reg:Tregistry;
CtrlSet:string;
begin
// Registra a porta 3050 para liberar firewall
Reg := TRegistry.Create;
Reg.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE;
Reg.OpenKey(´SYSTEM\Select´, False);...
Eu havia tentado uma solução via registro, entretanto, eu usei a solução indicado por você, infelizmente não funcionou...
Será que mais alguém pode me ajudar?
GOSTEI 0
Dedi
06/12/2007
Amigo creio que o problema não esteja no servidor não,mas sim na maneira de informar a porta para conecção,pois fiz o mesmo teste aqui e não consegui, já sem informar a porta funcionou. Talvez um outro colega tenha alguma outra dica.
GOSTEI 0
K127
06/12/2007
Amigo creio que o problema não esteja no servidor não,mas sim na maneira de informar a porta para conecção,pois fiz o mesmo teste aqui e não consegui, já sem informar a porta funcionou. Talvez um outro colega tenha alguma outra dica.
Sim, sem informar a porta na string de conexão funciona, mas o problema é exatamente esse, eu desejo usar outra porta, no caso, 3051.
Estranho, como já mencionei, é que usando o componente ZEOS, funciona.
A não ser que a string de conexão esteja errada.
GOSTEI 0
Dedi
06/12/2007
Voce está testando a conecção no botao de teste do ibdatabase ? pois no teste não consigo uma resposta afirmativa,mas rodando o aplicativo funcionou, apenas Lembrando vc copiou a fbclient.dll pro diretorio do aplicativo e renomeou-a para gds32.dll?
GOSTEI 0
K127
06/12/2007
Voce está testando a conecção no botao de teste do ibdatabase ? pois no teste não consigo uma resposta afirmativa,mas rodando o aplicativo funcionou, apenas Lembrando vc copiou a fbclient.dll pro diretorio do aplicativo e renomeou-a para gds32.dll?
Sim, já está assim. Não funciona.
GOSTEI 0
K127
06/12/2007
Eu tentei de outra forma, removi o Interbase o Firebird e o Delphi.
Instalei o Delphi, depois o Interbase e então o Firebird. Troquei o que gds32.dll pelo fbclient.dll lá no diretório system, como de praxe, bom, hoje o computador estava de bom humor, funcionou normalmente.
Obrigado pela ajuda de todos.
Instalei o Delphi, depois o Interbase e então o Firebird. Troquei o que gds32.dll pelo fbclient.dll lá no diretório system, como de praxe, bom, hoje o computador estava de bom humor, funcionou normalmente.
Obrigado pela ajuda de todos.
GOSTEI 0
Pestana_
06/12/2007
K127, já que você tem os dois bancos (Interbase e Firebird) instalado na máquina, de uma olhada neste [url=http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=20621&postdays=0&postorder=asc&highlight=firebird+++paleta+interbase&start=0]tópico[/url] que é muito bom, só que é um pouco estenso, mas vale a pena!
de uma olhada tambem neste [url=http://www.firebirdsql.org/manual/pt_br/ibfbcoex-running-ib-fb-together-pt_br.html]artigo[/url].
flw.
de uma olhada tambem neste [url=http://www.firebirdsql.org/manual/pt_br/ibfbcoex-running-ib-fb-together-pt_br.html]artigo[/url].
flw.
GOSTEI 0