GARANTIR DESCONTO

Fórum Conexão com o banco Firebird #350152

06/12/2007

0

Saudações,

Primeiro, eu já pesquisei antes de fazer um novo tópico.
Estou com dificuldades de conectar o delphi7, o component IBX no caso, ao meu banco de dados Firebird. No caso estou utilizando a porta 3051, pois, a porta 3050 o interbase a utiliza para outro banco.
A porta já foi adicionada como exceção no Firewall do Windows XP.
Estou usando essa string de conexão:

192.168.5.200/3051:E:\DB.DAT

Simplesmente não funciona, apresenta o erro ´Unable to complete the network request to host ´192.168.5.200´. Failed to locate the host machine. Undefined service 3051/tcp´
O estranho é que se, eu eu utilizo o componente Zeos, funciona normalmente.
Deve ser uma coisa bem simples que eu não esteja enxergando.
Agradeço quem possa me ajudar.

K127

K127

Responder

06/12/2007

Steve_narancic

Já tive problemas com o firewall do windows, mesmo adicionando a exeçao o firewall bloqueava o acesso a porta, o unico jeito foi desativando o firewall, faz o teste, desativa o firewall e tenta conectar para ver se o proplema é o firewall ou não

Responder

Gostei + 0

06/12/2007

K127

Já tive problemas com o firewall do windows, mesmo adicionando a exeçao o firewall bloqueava o acesso a porta, o unico jeito foi desativando o firewall, faz o teste, desativa o firewall e tenta conectar para ver se o proplema é o firewall ou não

Eu já havia desativado também, nada feito, mas o que me impressiona é funcionar com o Zeos. Mas eu quero que funcione com o IBX.

Responder

Gostei + 0

06/12/2007

Joaoshi

Colega, na pasta WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC no arquivo SERVICES verifique como esta o gds_db

Deve estar parecido com abaixo:
gds_db 3051/tcp # InterBase Server

E se não for nada disso me desculpe.

Espero ter ajudado.

Responder

Gostei + 0

06/12/2007

K127

Colega, na pasta WINDOWS\SYSTEM32\DRIVERS\ETC no arquivo SERVICES verifique como esta o gds_db Deve estar parecido com abaixo: gds_db 3051/tcp # InterBase Server E se não for nada disso me desculpe. Espero ter ajudado.

O meu está nesse formato

´gds_db 3051/tcp Firebird Service´

Eu já havia tentado essa saída. Obrigado de qualquer forma.

Responder

Gostei + 0

06/12/2007

Aldus

Boa tarde,
insira esse trecho no Show do form principal e rode primeiro seu sistema no servidor, ele irá registrar a porta utilizada pelo firebird no registro do windows.

var
   Reg:Tregistry;
   CtrlSet:string;
begin
   // Registra a porta 3050 para liberar firewall
   Reg         := TRegistry.Create;
   Reg.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE;
   Reg.OpenKey(´SYSTEM\Select´, False);
   CtrlSet     := FormatFloat(´000´,Reg.ReadInteger(´Current´));
   Reg.CloseKey;
   Reg.OpenKey(´SYSTEM\ControlSet´ + CtrlSet +´\Services\SharedAccess\Parameters\FirewallPolicy\StandardProfile\GloballyOpenPorts\List´,
   True);
   if (not Reg.ValueExists(´3050:TCP´)) then
      Reg.WriteString(´3050:TCP´,´3050:TCP:*:Enabled:Firebird´);
   Reg.CloseKey;

Espero tê-lo ajudado.

Mario

Responder

Gostei + 0

07/12/2007

K127

...Reg:Tregistry; CtrlSet:string; begin // Registra a porta 3050 para liberar firewall Reg := TRegistry.Create; Reg.RootKey := HKEY_LOCAL_MACHINE; Reg.OpenKey(´SYSTEM\Select´, False);...

Eu havia tentado uma solução via registro, entretanto, eu usei a solução indicado por você, infelizmente não funcionou...
Será que mais alguém pode me ajudar?

Responder

Gostei + 0

07/12/2007

Dedi

Amigo creio que o problema não esteja no servidor não,mas sim na maneira de informar a porta para conecção,pois fiz o mesmo teste aqui e não consegui, já sem informar a porta funcionou. Talvez um outro colega tenha alguma outra dica.

Responder

Gostei + 0

07/12/2007

K127

Amigo creio que o problema não esteja no servidor não,mas sim na maneira de informar a porta para conecção,pois fiz o mesmo teste aqui e não consegui, já sem informar a porta funcionou. Talvez um outro colega tenha alguma outra dica.

Sim, sem informar a porta na string de conexão funciona, mas o problema é exatamente esse, eu desejo usar outra porta, no caso, 3051.
Estranho, como já mencionei, é que usando o componente ZEOS, funciona.
A não ser que a string de conexão esteja errada.

Responder

Gostei + 0

07/12/2007

Dedi

Voce está testando a conecção no botao de teste do ibdatabase ? pois no teste não consigo uma resposta afirmativa,mas rodando o aplicativo funcionou, apenas Lembrando vc copiou a fbclient.dll pro diretorio do aplicativo e renomeou-a para gds32.dll?

Responder

Gostei + 0

11/12/2007

K127

Voce está testando a conecção no botao de teste do ibdatabase ? pois no teste não consigo uma resposta afirmativa,mas rodando o aplicativo funcionou, apenas Lembrando vc copiou a fbclient.dll pro diretorio do aplicativo e renomeou-a para gds32.dll?

Sim, já está assim. Não funciona.

Responder

Gostei + 0

11/12/2007

K127

Eu tentei de outra forma, removi o Interbase o Firebird e o Delphi.
Instalei o Delphi, depois o Interbase e então o Firebird. Troquei o que gds32.dll pelo fbclient.dll lá no diretório system, como de praxe, bom, hoje o computador estava de bom humor, funcionou normalmente.

Obrigado pela ajuda de todos.

Responder

Gostei + 0

11/12/2007

Pestana_

K127, já que você tem os dois bancos (Interbase e Firebird) instalado na máquina, de uma olhada neste [url=http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=20621&postdays=0&postorder=asc&highlight=firebird+++paleta+interbase&start=0]tópico[/url] que é muito bom, só que é um pouco estenso, mas vale a pena!

de uma olhada tambem neste [url=http://www.firebirdsql.org/manual/pt_br/ibfbcoex-running-ib-fb-together-pt_br.html]artigo[/url].

flw.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar