configuração de sistema na rede
Amigos bom dia
estou precisando instalar um sistema em rede, Uso as seguintes ferramentas
Delphi / firebird 2.0
configurei o database 192.168.0.1:c:\DfinanDfinanados\Finandados.fdb
o ip. do servidor 192.168.0.1 e os das duas outras maquinas 192.168.0.2 / 192.168.0.3
no servidor o sistema funciona normalmente mas nas outras maquinas da o seguite erro..
unable to complete network request to host 192.168.0.1 ....alguem pode da uma Luz...
pos fiz dessa mesma forma na maquina virtual (Virtual BOX) e funcionou...
agradeço qualquer ajuda!!!!!!!!!!!
Jorge Dias
Curtidas 0
Respostas
Jorge Dias
01/04/2010
Amigos bom dia
estou precisando instalar um sistema em rede, Uso as seguintes ferramentas
Delphi / firebird 2.0
configurei o database 192.168.0.1:c:\Dfinan\Dfinanados\Finandados.fdb
o ip. do servidor 192.168.0.1 e os das duas outras maquinas 192.168.0.2 / 192.168.0.3
no servidor o sistema funciona normalmente mas nas outras maquinas da o seguite erro..
unable to complete network request to host 192.168.0.1 ....alguem pode da uma Luz...
pos fiz dessa mesma forma na maquina virtual (Virtual BOX) e funcionou...
agradeço qualquer ajuda!!!!!!!!!!!
GOSTEI 0
Marcos Iwazaki
01/04/2010
veja se vc tem acesso a essa pasta c:\Dfinan\Dfinanados\Finandados.fdb apartir das maquinas clientes.
Esse diretorio tem q estar compartilhado com permissão para escrita
Esse diretorio tem q estar compartilhado com permissão para escrita
GOSTEI 0
Jorge Dias
01/04/2010
Eu cheguei até a deixa não só esta pasta mais tambem o diretorio C: todo ele compartilhado
e nada
so que qdo instalei o firebird na maquina cliente....instalei completo como se fosse servido ha algum problema com isso..
obrigado!!!!!!!!!!!!
GOSTEI 0
Marcos Iwazaki
01/04/2010
Não é problema, apenas desnecessário.
Mas assim vc usa algum programar para administrar o banco? Por exemplo IBExpert.
Coloca ele na maquina cliente e tenta conectar.
Dae vc vai saber se o problema esta somente em conectar no banco ou o problema é no delphi com o banco.
Mas assim vc usa algum programar para administrar o banco? Por exemplo IBExpert.
Coloca ele na maquina cliente e tenta conectar.
Dae vc vai saber se o problema esta somente em conectar no banco ou o problema é no delphi com o banco.
GOSTEI 0
Jorge Dias
01/04/2010
irei fazer esse teste com ibexpert...
mas não tem uma outra coisa alem disso para ser configurado na maquina Cliente...
além do iP...
ou outra forma de q a maquina clinete enxerque o servidor.,...........
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
01/04/2010
não compartilhe a pasta!!!!! ela não precisa nem deve ser compartilhada!!!! isso prejudica a segurança dos dados.
o que pode estar acontecendo é a porta estar bloqueada pelo firewall. verifique se a porta 3050 está liberada no firewall do servidor e dos clientes. de resto era o que você estava fazendo mesmo, indicando IP_da_máquina:caminho_do_banco_de_dados
o que pode estar acontecendo é a porta estar bloqueada pelo firewall. verifique se a porta 3050 está liberada no firewall do servidor e dos clientes. de resto era o que você estava fazendo mesmo, indicando IP_da_máquina:caminho_do_banco_de_dados
GOSTEI 0
Jorge Dias
01/04/2010
obrigado amigos está resolvido consegui configurando aporta .
tinha colocado a porta com 3055 e era 3050
obrigado a todos pela ajuda
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Estou com o mesmo problema, em uma maquina deixo o banco de dados, como servidor, e as outras maquinas acessam os dados,
sendo que funcionava normalmente, sendo que a servidor foi trocado e agora é o windows 7, e agora está dando um erro qndo
a outra maquina tenta acessar.O servidor e as outras estaçoes tem o W7.
Erro:
Unable to complete network request to host "Recepcao-PC".
Failed to establish a connection
sendo que já tentei de tudo, abri as portas no firewal, desabilitei, o caminho e o nome do servidor está ok,também tentei coloca o ip da máquina mas nao funcionou, já nao sei mais o que fazer, o cliente precisa acessar o sistema de outra maquina,
se alguém puder me ajudar!!!
Utilizo Firebird 2.1.1 e delphi 7
sendo que funcionava normalmente, sendo que a servidor foi trocado e agora é o windows 7, e agora está dando um erro qndo
a outra maquina tenta acessar.O servidor e as outras estaçoes tem o W7.
Erro:
Unable to complete network request to host "Recepcao-PC".
Failed to establish a connection
sendo que já tentei de tudo, abri as portas no firewal, desabilitei, o caminho e o nome do servidor está ok,também tentei coloca o ip da máquina mas nao funcionou, já nao sei mais o que fazer, o cliente precisa acessar o sistema de outra maquina,
se alguém puder me ajudar!!!
Utilizo Firebird 2.1.1 e delphi 7
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Esqueci de mencionar que a rede está ok, eu consigo ver o banco de dados pela outra maquina.
Preciso de ajuda!
Preciso de ajuda!
GOSTEI 0
Claudia Nogueira
01/04/2010
Aline no servidor o programa está abrindo normalmente?
Tenta deixar o UAC no nível mais baixo no servidor pra testar.
No servidor é 64 bits e nos terminais 32 bits?
Se você colocar outra máquina para servir, as demais se conectam?
Tenta deixar o UAC no nível mais baixo no servidor pra testar.
No servidor é 64 bits e nos terminais 32 bits?
Se você colocar outra máquina para servir, as demais se conectam?
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Sim na maquina do servidor ele funciona normalmente.
Vou verificar o UAC, e verificar a versao do Windows.
Obrigada, depois posto novamente....
GOSTEI 0
Vtrx
01/04/2010
Win7 deve executar o servdidor como administrador.
Tem que ir na propriedade de rese e desbilitar senhas tamebm.
GOSTEI 0
Singular Ti
01/04/2010
Amigo de uma olhada nesses post talvez ajude você.
https://www.devmedia.com.br/forum/firebird-na-rede-com-delphi-dbx/423619
https://www.devmedia.com.br/forum/configurar-caminho-do-banco-de-dados-atraves-de-arquivo-ini/412679
Abraços!!
https://www.devmedia.com.br/forum/firebird-na-rede-com-delphi-dbx/423619
https://www.devmedia.com.br/forum/configurar-caminho-do-banco-de-dados-atraves-de-arquivo-ini/412679
Abraços!!
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Sim na maquina do servidor ele funciona normalmente.
Boa tarde!!!
O servidor é um Windows 7 Utimate, de 64 bits, e as estações é W7 home premium 64 bits, configurei a UAC para o nível mais baixo, instalei o firebird 64bits nas máquinas, e mesmo assim continua o mesmo erro....
Fiz um teste e coloquei o banco de dados em uma das estações e deixei ele como servidor(w7 home), ai funciona todos os outros micros conseguem acessar, inclusive o que era como servidor o W7 ultimate.
Porém o cliente quer que o banco de dados fique no servidor que eles compraram o W7 ultimate...
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Win7 deve executar o servdidor como administrador.
o servidor não possui senhas, e também é executado como administrador...
GOSTEI 0
Claudia Nogueira
01/04/2010
Oi, ainda não resolveu?
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Ainda não resolvi, o que fiz para o cliente poder utilizar o sistema é trocar de micro o servidor, mas o cliente me pediu uma solução para que o sistema fique no servidor que eles compraram...
Se tiveres alguma solução...
Obrigada!
Se tiveres alguma solução...
Obrigada!
GOSTEI 0
William
01/04/2010
Aline para efeito de teste, coloque o banco no servidor e tente acessar de outra estação usando uma ferramenta de gerenciamento, exemplo IBExpert.
GOSTEI 0
Cesar Roniglei
01/04/2010
Bom dia Aline, posso verificar para você e acessar remotamente para dar uma olhada se precisar.
GOSTEI 0
Rodolpho Silva
01/04/2010
Aline,
Já verificou se o firewall do seu servidor está bloqueando a porta padrão do FB (3050)?
Já verificou se o firewall do seu servidor está bloqueando a porta padrão do FB (3050)?
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Aline para efeito de teste, coloque o banco no servidor e tente acessar de outra estação usando uma ferramenta de gerenciamento, exemplo IBExpert.
Já fiz esse teste, não consegui acessar dá o mesmo erro de qndo tento acessar o sistema...
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Bom dia Aline, posso verificar para você e acessar remotamente para dar uma olhada se precisar.
Não é possível pq a empresa não utiliza sistemas de acesso remoto, tem medo que os dados da empresa seja copiados...
Mas valeu por tentar me ajudar....
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Aline,
Sim já verifiquei, e também já foi aberta a porta....
GOSTEI 0
Claudia Nogueira
01/04/2010
Aline, esqueci de falar uma coisa. Eu instalo o Firebird 32 bits no Windows 7 64 bits.
GOSTEI 0
Aline Silva
01/04/2010
Aline, esqueci de falar uma coisa. Eu instalo o Firebird 32 bits no Windows 7 64 bits.
Sim eu tinha instalado o Firebird 32 bits, foi o que instalei primeiro, sendo que depois do erro, troquei para o de 64 bits para ver se funcionava, mas continua o mesmo erro...
Será que existe alguma possibilidade de ser o Windows Ultimate ter alguma restrição???
GOSTEI 0
Vtrx
01/04/2010
Faça um teste para saber se é restrição.
Abra a conexão de rede de uma máquina qualquer e veja se voce pode abrir a pasta em documentos compartilhados no PC problemático.
Abra a conexão de rede de uma máquina qualquer e veja se voce pode abrir a pasta em documentos compartilhados no PC problemático.
GOSTEI 0
Claudia Nogueira
01/04/2010
Aline já estou aflita por você, imagina você. Hehehe.
Você mora na mesma cidade que fica essa máquina ou está fazendo tudo remotamente?
Digo isso por que se fosse eu iria até morar na empresa até arrumar, eu sou desesperada. Rs.
Não uso o ultimate, mas não creio muito que seja isso, pois local abre e o firebird está funcionando normalmente.
Sei que parece dar no mesmo, mas você já tentou configurar um alias no arquivo aliases.conf da pasta do firebird?
Exemplo:
banco = c:\DfinanDfinanados\Finandados.fdb
E depois para o acesso ficaria assim:
192.168.0.1:banco
Você mora na mesma cidade que fica essa máquina ou está fazendo tudo remotamente?
Digo isso por que se fosse eu iria até morar na empresa até arrumar, eu sou desesperada. Rs.
Não uso o ultimate, mas não creio muito que seja isso, pois local abre e o firebird está funcionando normalmente.
Sei que parece dar no mesmo, mas você já tentou configurar um alias no arquivo aliases.conf da pasta do firebird?
Exemplo:
banco = c:\DfinanDfinanados\Finandados.fdb
E depois para o acesso ficaria assim:
192.168.0.1:banco
GOSTEI 0
William
01/04/2010
Quanto ao Windows Ultimate nunca tive problema com ele, tanto em clientes quanto nas minhas máquina físicas e virtuais, executo teste nessas máquinas, todas com Ultimate. Algumas com 64 bits outras com 32 bits.
GOSTEI 0
Edson Melo
01/04/2010
ola jorge luiz
tambem tive problemas na execução de um programa meu onde a maquina servidora era com windows 7, quanto ,
te passo alguns passoa que usei
na configuracao para path do banco de dados eu uso 192.168.0.1/3050:c:\teste\teste.dbf ou seja depois do IP coloco / e o numero da porta liberada no servidor e termino com o caminho do banco de dados no servidor.
no delphi 7 levava somente um arquivo ini , no delphi 2010 levo 2 arquivos ( depois te passo o nome) na instalaçao. Nestes dois arquivos de configuracao se deve colocar o opath conforme acima informado.
quanto a maquina realmente foi um colega meu quem liberou a protecao. so que li que no windows xp voce tinha que liberar a
porta na opcao de entrada, no windows 7 e diferente voce tem que liberar a porta na opcao de entrada e saida do firewall
no proximo post te falo o nome do arquivo
espero que esta dica te cirva para alguma ajuda, pois foi assim que consegui liberar meu sistema para fuuncionar no windows 7
ate breve
tambem tive problemas na execução de um programa meu onde a maquina servidora era com windows 7, quanto ,
te passo alguns passoa que usei
na configuracao para path do banco de dados eu uso 192.168.0.1/3050:c:\teste\teste.dbf ou seja depois do IP coloco / e o numero da porta liberada no servidor e termino com o caminho do banco de dados no servidor.
no delphi 7 levava somente um arquivo ini , no delphi 2010 levo 2 arquivos ( depois te passo o nome) na instalaçao. Nestes dois arquivos de configuracao se deve colocar o opath conforme acima informado.
quanto a maquina realmente foi um colega meu quem liberou a protecao. so que li que no windows xp voce tinha que liberar a
porta na opcao de entrada, no windows 7 e diferente voce tem que liberar a porta na opcao de entrada e saida do firewall
no proximo post te falo o nome do arquivo
espero que esta dica te cirva para alguma ajuda, pois foi assim que consegui liberar meu sistema para fuuncionar no windows 7
ate breve
GOSTEI 0
Edson Melo
01/04/2010
ola jorge
como te disse a UAC foi um colega meu que me ajudou a liberar, e quanto aos doios ini que levo quando o meu projeto e feito no delphi 2010 sao Dbxconnections.ini e dbxdrivers.ini e o path tem que ser configurada nos dois arquivos, quando era com delphi 7 eu so mandava Dbxconnections.ini e funcionava.
depois de tudo isso explicado acho que voce conseguira resolver seu problema , pois eu resolvi com isso feito e o sistema ate hoje esta rodando no cliente sem problemas
ate breve
como te disse a UAC foi um colega meu que me ajudou a liberar, e quanto aos doios ini que levo quando o meu projeto e feito no delphi 2010 sao Dbxconnections.ini e dbxdrivers.ini e o path tem que ser configurada nos dois arquivos, quando era com delphi 7 eu so mandava Dbxconnections.ini e funcionava.
depois de tudo isso explicado acho que voce conseguira resolver seu problema , pois eu resolvi com isso feito e o sistema ate hoje esta rodando no cliente sem problemas
ate breve
GOSTEI 0