Fórum Firebird na rede com Delphi/DBX #423619
14/09/2012
0
Eu tenho um sistema em Delphi 7/DBX/Firebird 2.5. O Banco de Dados era Paradox e funcionava na rede com BDE. Agora estou precisando fazer esse sistema funcionar na rede com Firebird. Se eu configuro o Firebird localmente (mesmo usando o REMOTO/LOCALHOST ele funciona normalmente. Ou seja, o executavel e o Firebird no mesmo computador.
Aí eu instalei o Firebird no Servidor e coloquei o banco de dados num diretorio do servidor. Compilei uma Conexão BDX com o caminho da rede do servidor e chamo o executável do micro do usuario, mas ele dá I/O error e não abre o banco de dados do servidor.
Sumarizando, eu preciso configurar a rede para acessar do cliente o servidor.
Se alguem me ajudar, agradeço,
Airton
Airton Santos
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
24/02/2014
Olá Ricardo.
Para funcionar localmente, basta nas configurações onde pede IP do servidor, você colocar LOCALHOST ou IP Local 127.0.0.1
Simples assim.
Até!
Landerson Santos
Gostei + 1
Mais Posts
14/09/2012
William
Gostei + 0
14/09/2012
Airton Santos
No Delphi, eu entro no componente TSQLConnection, crio uma conexão e coloco os parâmetros:
DriverName Interbase
Database 192.168.5.27:\SMIERP\SMIERPDBCMERC.FDB
RoleName RoleName
User_Name sysdba
Password masterkey
ServerCharSet
SQLDialect 3
BlobSize -1
CommitRetain False
WaitOnLocks True
ErrorResourceFile
LocaleCode 0000
Interbase TransIsolation ReadCommited
Trim Char False
Aí eu compilo e coloco o executável delphi na máquina do usuário que tem o delphi e o firebird instalado.
No servidor tem o banco de dados e o firebird instalado. Lá nós já testamos com o IBExpert e acessa normalmente como LOCAL.
Na maquina do usuário, eu testei o acesso remoto com o IBExpert e dá o erro:
I/O error
Gostei + 0
15/09/2012
William
Gostei + 0
15/09/2012
Singular Ti
TSQLConnection:
Database ipservidor:C:\basedados\meubanco.fdb
lembrando que este local deve ta compartilhado na rede se vc utiliza samba na rede dae nao precisa compartilhar
só passar o caminho como lhe disse
Se seu servidor fica em um linux e sua aplicacao fica em terminais windows dae vc configura assim:
TSQLConnection:
Database ipServidor:/basedados/meubanco.fdb
Eu tenho diversas aplicações rodando em rede tanto linux qto windows nunca tive problemas.. porem na aplicacao eu nao compilo o TSQLConnection com o caminho do database eu crio um arquivo .ini e pego o caminho da conexao...
Abraços... Espero ter ajudado..
Gostei + 0
17/09/2012
Airton Santos
Por favor, será que voce poderia me dizer como fazer para o Delphi pegar o caminho no arquivo .INI e que nome se dá para esse arquivo .INI e em que local ( servidor? diretorio? )
Outra coisa, o executável tem que ser chamado do micro do usuário ou servidor ?
É que eu usava o BDE na rede. Era bem mais simples.
Obrigado
Gostei + 0
17/09/2012
Airton Santos
Encontrei aqui mesmo um artigo sobre o assunto, porem as perguntas que fiz ainda são importantes para mim.
Obrigado
Gostei + 0
17/09/2012
Alisson Santos
Sempre lembra de instalar no servidor o firebird como servidor e nas estações como cliente.
Gostei + 0
17/09/2012
Airton Santos
Eu criei na estação o Firebird como servidor. Será que é por isso que não está conseguindo ler o banco no servidor?
Tem obrigatoriamente que ser instalado como cliente na maquina do usuário??
Obrigado
Gostei + 0
18/09/2012
Alisson Santos
Todas as estações eram instaladas como servidor, sendo que já existia um servidor de dados aonde fica o banco.
Quando você tem em uma rede dois servidores de firebird mesmo que seja em seu micro, corre o risco de perca de dados e integridade com o proprio banco de dados.
Quando está trabalhando como cliente e servidor o ideal é o servidor está instalado como servidor mesmo e tudo configurado e nas estações como cliente e apenas executando a aplicação.
Só lembrando que caso tenha que fazer algum comando que tenha que utilizar o firebird como o gbak, gsec entre outros tem que direcionar para o firebrid do servidor.
Espero ter ajudado.
Gostei + 0
18/09/2012
William
Já no servidor é necessário executar a instalação completa.
Gostei + 0
19/09/2012
Airton Santos
Vou até o local da instalação para fazer os testes.
T+
Gostei + 0
19/09/2012
Alisson Santos
O que ocorre é que para funcionar corretamente o firebird tem que ter instalado nas estações como cliente, devido a integridade de dados.
Gostei + 0
19/09/2012
William
Imagine vc instalar em 50 máquinas ou mais o Firebrid Client...
Gostei + 0
19/09/2012
Alisson Santos
Imagine vc instalar em 50 máquinas ou mais o Firebrid Client...
Mais você não vai ter que instalar em cada estação o firebird para funcionar o seu sistema?
Gostei + 0
19/09/2012
William
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)