Configurando BD com CLiente e Servidor.
Primeiramente, olá para todos,
Finalmente consegui configurar meu Interbase para rodar em uma máquina como Cliente, tive que no TIbDataBase setar o DatabaseName como: ´\\192.168.0.50\C:\And.Rafael\Teste\INTER.GDB´, somente assim que consegui que a aplicação no cliente armazenasse dados no BD que se encontra no servidor.
É realmente necessário colocar o caminho completo no DatabaseName?
Existe outra forma de configurar esse caminho sem ser pelo Delphi, ou seja no servidor colocar apenas ´C:\And.Rafael\Teste\INTER.GDB´ e no cliente realizar alguma função direcionar algum caminho para que não obrigue a dizer o caminho completo no TiBDataBase?
Obrigado desde já,
Finalmente consegui configurar meu Interbase para rodar em uma máquina como Cliente, tive que no TIbDataBase setar o DatabaseName como: ´\\192.168.0.50\C:\And.Rafael\Teste\INTER.GDB´, somente assim que consegui que a aplicação no cliente armazenasse dados no BD que se encontra no servidor.
É realmente necessário colocar o caminho completo no DatabaseName?
Existe outra forma de configurar esse caminho sem ser pelo Delphi, ou seja no servidor colocar apenas ´C:\And.Rafael\Teste\INTER.GDB´ e no cliente realizar alguma função direcionar algum caminho para que não obrigue a dizer o caminho completo no TiBDataBase?
Obrigado desde já,
Nuk
Curtidas 0
Respostas
Fabricio
24/09/2003
Kra eu sempre uso um arquivo de inicialização (.INI) para configurar o caminho, assim na criação do DataModule eu leio o caminho da BASE e configuro em tempo de execução.
GOSTEI 0
Afarias
24/09/2003
o Firebird possui um esquema de aliases no servidor (basta configurar o arquivo aliases.conf) -- já o IB não tem! más vc pode fazer um ou adquirir um q já existe (existe alguns fornecidos por terceiros)
Ou, simplesmente usar o método convencional como bem sugerido pelo Fabrício.
ahhh... e uma dica:: essa string de conexão q vc está usando utiliza o protocolo NetBEUI -- o q não aconselho, além de lento só é suportado ´nativamente´ por Windows NT (e família) -- prefira usar TCP, da forma::
192.168.0.50:C:\And.Rafael\Teste\INTER.GDB
T+
Ou, simplesmente usar o método convencional como bem sugerido pelo Fabrício.
ahhh... e uma dica:: essa string de conexão q vc está usando utiliza o protocolo NetBEUI -- o q não aconselho, além de lento só é suportado ´nativamente´ por Windows NT (e família) -- prefira usar TCP, da forma::
192.168.0.50:C:\And.Rafael\Teste\INTER.GDB
T+
GOSTEI 0
Nuk
24/09/2003
Muito Obrigado pelas duas dicas.
Gostei da idéia de criar um arquivo .ini, pois tenho total portabilidade para quando for instalar o meu sistema em um cliente, para configuração da rede do cliente.
E muito Obrigado por me avisar que eu estava utilizando NetBEUI e que TCP/IP é mais rápido.
É bom saber que posso contar sempre com esse forúm que já me foi bastante útil.
Obrigado.
Gostei da idéia de criar um arquivo .ini, pois tenho total portabilidade para quando for instalar o meu sistema em um cliente, para configuração da rede do cliente.
E muito Obrigado por me avisar que eu estava utilizando NetBEUI e que TCP/IP é mais rápido.
É bom saber que posso contar sempre com esse forúm que já me foi bastante útil.
Obrigado.
GOSTEI 0