Contatenar string à Exception
Boa Noite Pessoal,
Estou fazendo um trabalho simples de um banco de dados mas me ocorreu uma dúvida na qual eu não lembro como resolver.
Eu criei uma exception padrão chamada EXCEP_EXCLUIR com a mensagem ´O registro não pode ser excluído.´.
Aí na minha trigger eu verifico as dependências do cadastro como por exemplo vendas e financeiro, sendo que a mensagem de erro eu queria que fosse, por exemplo ´O registro não pode ser excluído. Verifique o Financeiro´.
Eu tentei fazer assim:
Mas na hora só aparece ´ Verifique o Financeiro´. Tem como concatenar uma String ao gerar uma exception? Aproveitando o tópico, como quebra linha no texto da exception? \n, #13?
Estou fazendo um trabalho simples de um banco de dados mas me ocorreu uma dúvida na qual eu não lembro como resolver.
Eu criei uma exception padrão chamada EXCEP_EXCLUIR com a mensagem ´O registro não pode ser excluído.´.
Aí na minha trigger eu verifico as dependências do cadastro como por exemplo vendas e financeiro, sendo que a mensagem de erro eu queria que fosse, por exemplo ´O registro não pode ser excluído. Verifique o Financeiro´.
Eu tentei fazer assim:
... IF (COUNTFIN > 0) EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR ´ Verifique o Financeiro´;
Marcosrocha
Curtidas 0
Respostas
Emerson Nascimento
30/05/2008
você omitiu o ´caracter´ de concatenação e não deu erro?
teoricamente seria
EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR [b:d6875a2a5f]||[/b:d6875a2a5f] ´ Verifique o Financeiro´;
poré, eu não sei se funciona com exceptions.
teoricamente seria
EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR [b:d6875a2a5f]||[/b:d6875a2a5f] ´ Verifique o Financeiro´;
poré, eu não sei se funciona com exceptions.
GOSTEI 0
Marcosrocha
30/05/2008
No FB tanto faz || ou + deu no mesmo resultado.
´EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR + ´ Verifique o Financeiro´;´ e ´EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR || ´ Verifique o Financeiro´;´ fazem apenas aparecer a frase que eu concatenei e eu sei que tem como mostrar as duas, mas não lembro como.
´EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR + ´ Verifique o Financeiro´;´ e ´EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR || ´ Verifique o Financeiro´;´ fazem apenas aparecer a frase que eu concatenei e eu sei que tem como mostrar as duas, mas não lembro como.
GOSTEI 0
Emerson Nascimento
30/05/2008
veja [url=http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=73943]esse tópico[/url]. fala em concatenação simples.
.
.
GOSTEI 0
Marcosrocha
30/05/2008
Desculpa a minha Insistência e Ignorância mas || não está funcionando...
Segue o Script da minha trigger
Segue o Script da minha trigger
CREATE TRIGGER TD_VEICULO FOR VEICULO ACTIVE BEFORE DELETE POSITION 0 AS DECLARE VARIABLE NCOUNT INTEGER; BEGIN SELECT COUNT(VEI_CODIGO) FROM VEICMANUT WHERE VEI_CODIGO = OLD.VEI_CODIGO INTO NCOUNT; IF (NCOUNT > 0) THEN BEGIN EXCEPTION EXCEP_VEICULO ´ VERIFIQUE MANUTENÇÕES´; END SELECT COUNT(VEI_CODIGO) FROM VEICPREVISAO WHERE VEI_CODIGO = OLD.VEI_CODIGO INTO NCOUNT; IF (NCOUNT > 0) THEN BEGIN EXCEPTION EXCEP_VEICULO ´O VEÍCULO NÃO PODE SER EXCLUÍDO. VERIFIQUE PREVISÃO DE MANUTENÇÕES´; END SELECT COUNT(VEI_CODIGO) FROM VEICUTIL WHERE VEI_CODIGO = OLD.VEI_CODIGO INTO NCOUNT; IF (NCOUNT > 0) THEN BEGIN EXCEPTION EXCEP_VEICULO ´O VEÍCULO NÃO PODE SER EXCLUÍDO. VERIFIQUE UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS´; END END
GOSTEI 0