Fórum Contatenar string à Exception #59841

30/05/2008

0

Boa Noite Pessoal,
Estou fazendo um trabalho simples de um banco de dados mas me ocorreu uma dúvida na qual eu não lembro como resolver.
Eu criei uma exception padrão chamada EXCEP_EXCLUIR com a mensagem ´O registro não pode ser excluído.´.
Aí na minha trigger eu verifico as dependências do cadastro como por exemplo vendas e financeiro, sendo que a mensagem de erro eu queria que fosse, por exemplo ´O registro não pode ser excluído. Verifique o Financeiro´.
Eu tentei fazer assim:
...
IF (COUNTFIN > 0)
  EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR ´ Verifique o Financeiro´;
Mas na hora só aparece ´ Verifique o Financeiro´. Tem como concatenar uma String ao gerar uma exception? Aproveitando o tópico, como quebra linha no texto da exception? \n, #13?

Marcosrocha

Marcosrocha

Responder

31/05/2008

Emerson Nascimento

você omitiu o ´caracter´ de concatenação e não deu erro?

teoricamente seria
EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR [b:d6875a2a5f]||[/b:d6875a2a5f] ´ Verifique o Financeiro´;
poré, eu não sei se funciona com exceptions.

Responder

Gostei + 0

31/05/2008

Marcosrocha

No FB tanto faz || ou + deu no mesmo resultado.
´EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR + ´ Verifique o Financeiro´;´ e ´EXCEPTION EXCEP_EXCLUIR || ´ Verifique o Financeiro´;´ fazem apenas aparecer a frase que eu concatenei e eu sei que tem como mostrar as duas, mas não lembro como.

Responder

Gostei + 0

31/05/2008

Emerson Nascimento

veja [url=http://forum.devmedia.com.br/viewtopic.php?t=73943]esse tópico[/url]. fala em concatenação simples.

.

Responder

Gostei + 0

31/05/2008

Marcosrocha

Desculpa a minha Insistência e Ignorância mas || não está funcionando...
Segue o Script da minha trigger
CREATE TRIGGER TD_VEICULO FOR VEICULO
ACTIVE BEFORE DELETE POSITION 0
AS
  DECLARE VARIABLE NCOUNT INTEGER;
BEGIN
  SELECT COUNT(VEI_CODIGO) FROM VEICMANUT
  WHERE VEI_CODIGO = OLD.VEI_CODIGO
  INTO NCOUNT;
  IF (NCOUNT > 0) THEN
  BEGIN
    EXCEPTION EXCEP_VEICULO ´ VERIFIQUE MANUTENÇÕES´;
  END
  SELECT COUNT(VEI_CODIGO) FROM VEICPREVISAO
  INTO NCOUNT;
  IF (NCOUNT > 0) THEN
  BEGIN
    EXCEPTION EXCEP_VEICULO ´O VEÍCULO NÃO PODE SER EXCLUÍDO. VERIFIQUE PREVISÃO DE MANUTENÇÕES´;
  END
  SELECT COUNT(VEI_CODIGO) FROM VEICUTIL
  INTO NCOUNT;
  IF (NCOUNT > 0) THEN
  BEGIN
    EXCEPTION EXCEP_VEICULO ´O VEÍCULO NÃO PODE SER EXCLUÍDO.  VERIFIQUE UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS´;
  END
END

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar